O acesso à educação superior na Universidade Federal da Grande Dourados: trajetória de estudantes ingressantes entre 2006-2009

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Junior, José da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Real, Giselle Cristina Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/71081
Resumo: O objetivo do artigo é analisar os índices de evasão, de permanência prolongada e de conclusão de curso de graduação na Universidade Federal da Grande Dourados, procurando-se relacionar os dados quantitativos aos fenômenos da trajetória acadêmica em períodos de expansão da Educação Superior. A metodologia utilizada é de acompanhamento de coorte, interpretando-se os dados por meio de estatística descritiva. Os resultados mostraram aumento real, entre 2006 e 2009, na retenção de estudantes ingressantes na instituição, bem como uma diminuição dos percentuais de concluintes ao longo dos anos.  
id UFRGS-22_29d20a477cd10c3e39814723d27940ac
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/71081
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling O acesso à educação superior na Universidade Federal da Grande Dourados: trajetória de estudantes ingressantes entre 2006-2009Políticas de educação superiorevasãopermanência prolongadaconclusão de curso.O objetivo do artigo é analisar os índices de evasão, de permanência prolongada e de conclusão de curso de graduação na Universidade Federal da Grande Dourados, procurando-se relacionar os dados quantitativos aos fenômenos da trajetória acadêmica em períodos de expansão da Educação Superior. A metodologia utilizada é de acompanhamento de coorte, interpretando-se os dados por meio de estatística descritiva. Os resultados mostraram aumento real, entre 2006 e 2009, na retenção de estudantes ingressantes na instituição, bem como uma diminuição dos percentuais de concluintes ao longo dos anos.  ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTrabalho quanti-qualitativo; acompanhamento de coorteapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/7108110.21573/vol33n22017.71081REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 2 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 467 - 492Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 2 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 467 - 492Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 2 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 467 - 4922447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/71081/43547Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Junior, José da SilvaReal, Giselle Cristina Martins2017-11-30T11:33:33Zoai:seer.ufrgs.br:article/71081Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2017-11-30T11:33:33Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv O acesso à educação superior na Universidade Federal da Grande Dourados: trajetória de estudantes ingressantes entre 2006-2009
title O acesso à educação superior na Universidade Federal da Grande Dourados: trajetória de estudantes ingressantes entre 2006-2009
spellingShingle O acesso à educação superior na Universidade Federal da Grande Dourados: trajetória de estudantes ingressantes entre 2006-2009
Santos Junior, José da Silva
Políticas de educação superior
evasão
permanência prolongada
conclusão de curso.
title_short O acesso à educação superior na Universidade Federal da Grande Dourados: trajetória de estudantes ingressantes entre 2006-2009
title_full O acesso à educação superior na Universidade Federal da Grande Dourados: trajetória de estudantes ingressantes entre 2006-2009
title_fullStr O acesso à educação superior na Universidade Federal da Grande Dourados: trajetória de estudantes ingressantes entre 2006-2009
title_full_unstemmed O acesso à educação superior na Universidade Federal da Grande Dourados: trajetória de estudantes ingressantes entre 2006-2009
title_sort O acesso à educação superior na Universidade Federal da Grande Dourados: trajetória de estudantes ingressantes entre 2006-2009
author Santos Junior, José da Silva
author_facet Santos Junior, José da Silva
Real, Giselle Cristina Martins
author_role author
author2 Real, Giselle Cristina Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Junior, José da Silva
Real, Giselle Cristina Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas de educação superior
evasão
permanência prolongada
conclusão de curso.
topic Políticas de educação superior
evasão
permanência prolongada
conclusão de curso.
description O objetivo do artigo é analisar os índices de evasão, de permanência prolongada e de conclusão de curso de graduação na Universidade Federal da Grande Dourados, procurando-se relacionar os dados quantitativos aos fenômenos da trajetória acadêmica em períodos de expansão da Educação Superior. A metodologia utilizada é de acompanhamento de coorte, interpretando-se os dados por meio de estatística descritiva. Os resultados mostraram aumento real, entre 2006 e 2009, na retenção de estudantes ingressantes na instituição, bem como uma diminuição dos percentuais de concluintes ao longo dos anos.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Trabalho quanti-qualitativo; acompanhamento de coorte
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/71081
10.21573/vol33n22017.71081
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/71081
identifier_str_mv 10.21573/vol33n22017.71081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/71081/43547
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 2 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 467 - 492
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 2 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 467 - 492
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 2 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 467 - 492
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766371609870336