O acesso à educação superior na Universidade Federal da Grande Dourados: trajetória de estudantes ingressantes entre 2006-2009
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/71081 |
Resumo: | O objetivo do artigo é analisar os índices de evasão, de permanência prolongada e de conclusão de curso de graduação na Universidade Federal da Grande Dourados, procurando-se relacionar os dados quantitativos aos fenômenos da trajetória acadêmica em períodos de expansão da Educação Superior. A metodologia utilizada é de acompanhamento de coorte, interpretando-se os dados por meio de estatística descritiva. Os resultados mostraram aumento real, entre 2006 e 2009, na retenção de estudantes ingressantes na instituição, bem como uma diminuição dos percentuais de concluintes ao longo dos anos. |
id |
UFRGS-22_29d20a477cd10c3e39814723d27940ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/71081 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O acesso à educação superior na Universidade Federal da Grande Dourados: trajetória de estudantes ingressantes entre 2006-2009Políticas de educação superiorevasãopermanência prolongadaconclusão de curso.O objetivo do artigo é analisar os índices de evasão, de permanência prolongada e de conclusão de curso de graduação na Universidade Federal da Grande Dourados, procurando-se relacionar os dados quantitativos aos fenômenos da trajetória acadêmica em períodos de expansão da Educação Superior. A metodologia utilizada é de acompanhamento de coorte, interpretando-se os dados por meio de estatística descritiva. Os resultados mostraram aumento real, entre 2006 e 2009, na retenção de estudantes ingressantes na instituição, bem como uma diminuição dos percentuais de concluintes ao longo dos anos. ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTrabalho quanti-qualitativo; acompanhamento de coorteapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/7108110.21573/vol33n22017.71081REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 2 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 467 - 492Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 2 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 467 - 492Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 2 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 467 - 4922447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/71081/43547Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Junior, José da SilvaReal, Giselle Cristina Martins2017-11-30T11:33:33Zoai:seer.ufrgs.br:article/71081Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2017-11-30T11:33:33Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O acesso à educação superior na Universidade Federal da Grande Dourados: trajetória de estudantes ingressantes entre 2006-2009 |
title |
O acesso à educação superior na Universidade Federal da Grande Dourados: trajetória de estudantes ingressantes entre 2006-2009 |
spellingShingle |
O acesso à educação superior na Universidade Federal da Grande Dourados: trajetória de estudantes ingressantes entre 2006-2009 Santos Junior, José da Silva Políticas de educação superior evasão permanência prolongada conclusão de curso. |
title_short |
O acesso à educação superior na Universidade Federal da Grande Dourados: trajetória de estudantes ingressantes entre 2006-2009 |
title_full |
O acesso à educação superior na Universidade Federal da Grande Dourados: trajetória de estudantes ingressantes entre 2006-2009 |
title_fullStr |
O acesso à educação superior na Universidade Federal da Grande Dourados: trajetória de estudantes ingressantes entre 2006-2009 |
title_full_unstemmed |
O acesso à educação superior na Universidade Federal da Grande Dourados: trajetória de estudantes ingressantes entre 2006-2009 |
title_sort |
O acesso à educação superior na Universidade Federal da Grande Dourados: trajetória de estudantes ingressantes entre 2006-2009 |
author |
Santos Junior, José da Silva |
author_facet |
Santos Junior, José da Silva Real, Giselle Cristina Martins |
author_role |
author |
author2 |
Real, Giselle Cristina Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Junior, José da Silva Real, Giselle Cristina Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas de educação superior evasão permanência prolongada conclusão de curso. |
topic |
Políticas de educação superior evasão permanência prolongada conclusão de curso. |
description |
O objetivo do artigo é analisar os índices de evasão, de permanência prolongada e de conclusão de curso de graduação na Universidade Federal da Grande Dourados, procurando-se relacionar os dados quantitativos aos fenômenos da trajetória acadêmica em períodos de expansão da Educação Superior. A metodologia utilizada é de acompanhamento de coorte, interpretando-se os dados por meio de estatística descritiva. Os resultados mostraram aumento real, entre 2006 e 2009, na retenção de estudantes ingressantes na instituição, bem como uma diminuição dos percentuais de concluintes ao longo dos anos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Trabalho quanti-qualitativo; acompanhamento de coorte |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/71081 10.21573/vol33n22017.71081 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/71081 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol33n22017.71081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/71081/43547 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 2 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 467 - 492 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 2 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 467 - 492 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 2 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 467 - 492 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766371609870336 |