[pt] DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ACESSO E CONCLUSÃO NA UFFS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSILEIA LUCIA NIEROTKA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57127@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57127@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57127
Resumo: [pt] Nesta pesquisa, exploramos o fenômeno da desigualdade de oportunidades no ensino superior no contexto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com o objetivo principal de investigar as relações entre gênero, raça e características socioeconômicas dos estudantes, aspectos institucionais e desempenho acadêmico no acesso e na conclusão de curso. A UFFS foi criada em 2009, no contexto da expansão e interiorização do ensino superior público federal no Brasil, com especificidades significativas em sua estrutura, abrangência territorial e perfil dos estudantes. A pesquisa foi desenhada como um estudo de caso e combina estratégias qualitativas e quantitativas. As primeiras envolvem a análise de documentos institucionais. As segundas fazem uso de dados longitudinais dos ingressantes pelo Enem, no período de 2010 a 2018 em análises descritivas e inferenciais de características dos estudantes e institucionais e de suas relações com desfechos como evasão e conclusão. Os principais resultados indicam que as políticas de acesso e de ação afirmativa implementadas na UFFS, incluindo a Lei de Cotas, contribuem de forma significativa para a redução das desigualdades sociais e raciais. Desde sua criação, a UFFS manteve um perfil discente com mais de 90 porcento de egressos da escola pública, alto percentual de estudantes de origem rural, de trabalhadores e com pais de baixa escolarização e renda. A implementação da Lei de Cotas permitiu o aumento do acesso de estudantes pretos, pardos e indígenas em todas as áreas de conhecimento, inclusive nas mais seletivas, como saúde e engenharias. Na dimensão da evasão e da conclusão do curso, os resultados indicam um peso maior dos aspectos institucionais sobre esses dois desfechos: estudantes que frequentam curso integral e os que recebem alguma modalidade de assistência estudantil e/ou participam de atividades extracurriculares ampliam suas chances de permanência e de conclusão do curso. Outro resultado relevante é que os alunos das áreas rurais apresentam maiores percentuais de conclusão e menores percentuais de evasão de curso quando comparados aos estudantes das áreas urbanas. Em termos de gênero e raça, os homens e negros apresentam maiores dificuldades na conclusão de curso. Por fim, o desempenho se mostrou uma questão central na explicação da evasão e da conclusão de curso em associação com características dos estudantes e, principalmente, com o tipo de curso frequentado. Por sua vez, a reprovação se mostrou um fator importante e que afeta a maioria dos ingressantes na UFFS, sejam eles evadidos ou concluintes. Esses resultados indicam a necessidade de implementação de iniciativas institucionais específicas, dirigidas ao fortalecimento da permanência dos estudantes e à redução da evasão e da repetência, além da necessidade de novas pesquisas que acompanhem os resultados dessas iniciativas, e que contribuam para uma melhor compreensão dos fatores associados à evasão de curso e à mobilidade interna e externa dos estudantes da UFFS.
id PUC_RIO-1_2e8f03a20a242f4ff4d46252b8fe2fd3
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:57127
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ACESSO E CONCLUSÃO NA UFFS[en] INEQUALITY OF OPPORTUNITIES IN HIGHER EDUCATION: A CASE STUDY ON ACCESS AND COMPLETION AT UFFS[pt] CONCLUSAO[pt] EVASAO DE CURSO[pt] DESIGUALDADES EDUCACIONAIS[pt] ACESSO[pt] ENSINO SUPERIOR[en] CONCLUSION[en] COURSE EVASION[en] EDUCATIONAL INEQUALITY[en] ACCESS[en] HIGHER EDUCATION[pt] Nesta pesquisa, exploramos o fenômeno da desigualdade de oportunidades no ensino superior no contexto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com o objetivo principal de investigar as relações entre gênero, raça e características socioeconômicas dos estudantes, aspectos institucionais e desempenho acadêmico no acesso e na conclusão de curso. A UFFS foi criada em 2009, no contexto da expansão e interiorização do ensino superior público federal no Brasil, com especificidades significativas em sua estrutura, abrangência territorial e perfil dos estudantes. A pesquisa foi desenhada como um estudo de caso e combina estratégias qualitativas e quantitativas. As primeiras envolvem a análise de documentos institucionais. As segundas fazem uso de dados longitudinais dos ingressantes pelo Enem, no período de 2010 a 2018 em análises descritivas e inferenciais de características dos estudantes e institucionais e de suas relações com desfechos como evasão e conclusão. Os principais resultados indicam que as políticas de acesso e de ação afirmativa implementadas na UFFS, incluindo a Lei de Cotas, contribuem de forma significativa para a redução das desigualdades sociais e raciais. Desde sua criação, a UFFS manteve um perfil discente com mais de 90 porcento de egressos da escola pública, alto percentual de estudantes de origem rural, de trabalhadores e com pais de baixa escolarização e renda. A implementação da Lei de Cotas permitiu o aumento do acesso de estudantes pretos, pardos e indígenas em todas as áreas de conhecimento, inclusive nas mais seletivas, como saúde e engenharias. Na dimensão da evasão e da conclusão do curso, os resultados indicam um peso maior dos aspectos institucionais sobre esses dois desfechos: estudantes que frequentam curso integral e os que recebem alguma modalidade de assistência estudantil e/ou participam de atividades extracurriculares ampliam suas chances de permanência e de conclusão do curso. Outro resultado relevante é que os alunos das áreas rurais apresentam maiores percentuais de conclusão e menores percentuais de evasão de curso quando comparados aos estudantes das áreas urbanas. Em termos de gênero e raça, os homens e negros apresentam maiores dificuldades na conclusão de curso. Por fim, o desempenho se mostrou uma questão central na explicação da evasão e da conclusão de curso em associação com características dos estudantes e, principalmente, com o tipo de curso frequentado. Por sua vez, a reprovação se mostrou um fator importante e que afeta a maioria dos ingressantes na UFFS, sejam eles evadidos ou concluintes. Esses resultados indicam a necessidade de implementação de iniciativas institucionais específicas, dirigidas ao fortalecimento da permanência dos estudantes e à redução da evasão e da repetência, além da necessidade de novas pesquisas que acompanhem os resultados dessas iniciativas, e que contribuam para uma melhor compreensão dos fatores associados à evasão de curso e à mobilidade interna e externa dos estudantes da UFFS.[en] This thesis explores the inequality of opportunities in higher education in the case of the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). The main objective is to investigate relationships between gender, race and socioeconomic characteristics of the students, institutional aspects and academic performance in undergraduate access and completion. UFFS was created in 2009, reflecting the expansion and internalization of federal public higher education in Brazil in the particularities of its structure, its territorial scope and the profile of its students. The research was designed as a case study and combines qualitative strategies related to the analysis of institutional documents, with quantitative strategies that involve descriptive and inferential analyzes of student characteristics, performance, course and permanence policies and their relationships with outcomes such as dropout and the conclusion, based on the use of longitudinal data of new entrants by Enem, in the period from 2010 to 2018. The main results indicate that the access and affirmative action policies implemented at UFFS, including the Quota Law, contribute significantly to the reduction of social and racial inequalities. Since its creation, UFFS has maintained a student profile with more than 90 percent coming from public schools, a high percentage of rural students and workers and children of parents with low education and income. The implementation of the Quotas Law allowed for an increase in the access of black, brown and indigenous students in all areas of knowledge. In the dimension of dropout and completion of the course, the results indicate a greater weight of institutional aspects on these two outcomes: students who attend a full course and those who receive some type of student assistance and/or participate in extracurricular activities increase their chances of staying and completing the course. Another relevant result is that students from rural areas have higher percentages of completion and lower percentages of dropouts when compared to students from urban areas. In terms of gender and race, men and blacks present more difficulties in completing an undergraduate when compared with white and women. Finally, performance proved to be a central issue in explaining dropout and course completion in association with student characteristics and especially with the type of course attended. In turn, a failure proved to be an important factor that affects most newcomers to UFFS, whether they are dropouts or graduates. These results indicate the need to implement specific institutional initiatives, aimed at strengthening student retention and reducing dropout and repetition, in addition to the need for further research to monitor the results of these initiatives, and which contribute to a better understanding of the factors associated with course evasion and internal and external mobility of UFFS students.MAXWELLALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINOROSILEIA LUCIA NIEROTKA2022-01-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57127@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57127@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57127porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-15T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:57127Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-15T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ACESSO E CONCLUSÃO NA UFFS
[en] INEQUALITY OF OPPORTUNITIES IN HIGHER EDUCATION: A CASE STUDY ON ACCESS AND COMPLETION AT UFFS
title [pt] DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ACESSO E CONCLUSÃO NA UFFS
spellingShingle [pt] DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ACESSO E CONCLUSÃO NA UFFS
ROSILEIA LUCIA NIEROTKA
[pt] CONCLUSAO
[pt] EVASAO DE CURSO
[pt] DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
[pt] ACESSO
[pt] ENSINO SUPERIOR
[en] CONCLUSION
[en] COURSE EVASION
[en] EDUCATIONAL INEQUALITY
[en] ACCESS
[en] HIGHER EDUCATION
title_short [pt] DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ACESSO E CONCLUSÃO NA UFFS
title_full [pt] DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ACESSO E CONCLUSÃO NA UFFS
title_fullStr [pt] DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ACESSO E CONCLUSÃO NA UFFS
title_full_unstemmed [pt] DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ACESSO E CONCLUSÃO NA UFFS
title_sort [pt] DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ACESSO E CONCLUSÃO NA UFFS
author ROSILEIA LUCIA NIEROTKA
author_facet ROSILEIA LUCIA NIEROTKA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSILEIA LUCIA NIEROTKA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] CONCLUSAO
[pt] EVASAO DE CURSO
[pt] DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
[pt] ACESSO
[pt] ENSINO SUPERIOR
[en] CONCLUSION
[en] COURSE EVASION
[en] EDUCATIONAL INEQUALITY
[en] ACCESS
[en] HIGHER EDUCATION
topic [pt] CONCLUSAO
[pt] EVASAO DE CURSO
[pt] DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
[pt] ACESSO
[pt] ENSINO SUPERIOR
[en] CONCLUSION
[en] COURSE EVASION
[en] EDUCATIONAL INEQUALITY
[en] ACCESS
[en] HIGHER EDUCATION
description [pt] Nesta pesquisa, exploramos o fenômeno da desigualdade de oportunidades no ensino superior no contexto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com o objetivo principal de investigar as relações entre gênero, raça e características socioeconômicas dos estudantes, aspectos institucionais e desempenho acadêmico no acesso e na conclusão de curso. A UFFS foi criada em 2009, no contexto da expansão e interiorização do ensino superior público federal no Brasil, com especificidades significativas em sua estrutura, abrangência territorial e perfil dos estudantes. A pesquisa foi desenhada como um estudo de caso e combina estratégias qualitativas e quantitativas. As primeiras envolvem a análise de documentos institucionais. As segundas fazem uso de dados longitudinais dos ingressantes pelo Enem, no período de 2010 a 2018 em análises descritivas e inferenciais de características dos estudantes e institucionais e de suas relações com desfechos como evasão e conclusão. Os principais resultados indicam que as políticas de acesso e de ação afirmativa implementadas na UFFS, incluindo a Lei de Cotas, contribuem de forma significativa para a redução das desigualdades sociais e raciais. Desde sua criação, a UFFS manteve um perfil discente com mais de 90 porcento de egressos da escola pública, alto percentual de estudantes de origem rural, de trabalhadores e com pais de baixa escolarização e renda. A implementação da Lei de Cotas permitiu o aumento do acesso de estudantes pretos, pardos e indígenas em todas as áreas de conhecimento, inclusive nas mais seletivas, como saúde e engenharias. Na dimensão da evasão e da conclusão do curso, os resultados indicam um peso maior dos aspectos institucionais sobre esses dois desfechos: estudantes que frequentam curso integral e os que recebem alguma modalidade de assistência estudantil e/ou participam de atividades extracurriculares ampliam suas chances de permanência e de conclusão do curso. Outro resultado relevante é que os alunos das áreas rurais apresentam maiores percentuais de conclusão e menores percentuais de evasão de curso quando comparados aos estudantes das áreas urbanas. Em termos de gênero e raça, os homens e negros apresentam maiores dificuldades na conclusão de curso. Por fim, o desempenho se mostrou uma questão central na explicação da evasão e da conclusão de curso em associação com características dos estudantes e, principalmente, com o tipo de curso frequentado. Por sua vez, a reprovação se mostrou um fator importante e que afeta a maioria dos ingressantes na UFFS, sejam eles evadidos ou concluintes. Esses resultados indicam a necessidade de implementação de iniciativas institucionais específicas, dirigidas ao fortalecimento da permanência dos estudantes e à redução da evasão e da repetência, além da necessidade de novas pesquisas que acompanhem os resultados dessas iniciativas, e que contribuam para uma melhor compreensão dos fatores associados à evasão de curso e à mobilidade interna e externa dos estudantes da UFFS.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57127@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57127@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57127
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57127@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57127@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822634708271104