Educação no Contexto Amazônico: Capacidades, Relações Intraorganizacionais e os Reflexos na Gestão Educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas Pereira da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodrigues, Ritiele de Jesus, Silva Paula, Carla Raiana, Ribeiro, Raykele Sena, Santos, Marco Aurélio dos, Almeida, Léo César Parente de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108606
Resumo: O presente estudo visa analisar as relações intraorganizacionais de uma organização pública do contexto amazônico. Para tanto, realizou-se entrevistas com diferentes atores para subsidiar as discussões. As entrevistas foram analisadas seguindo os princípios da Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que o capital humano, as crenças, o relacionamento, o designer organizacional entre outros impactam na coordenação e no desempenho das ações organizacionais. Constata-se que para mitigar os fatores negativos são necessárias mudanças no sistema de coordenação, no delineamento organizacional,  na estrutura de autoridade, de responsabilidade e de especialização dos atores internos.
id UFRGS-22_2a2e942d99c2e79dd8e89b013412b649
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/108606
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação no Contexto Amazônico: Capacidades, Relações Intraorganizacionais e os Reflexos na Gestão EducacionalAdministração PúblicaContexto da EducaçãoCapacidades OrganizacionaisAdministração da Educação.O presente estudo visa analisar as relações intraorganizacionais de uma organização pública do contexto amazônico. Para tanto, realizou-se entrevistas com diferentes atores para subsidiar as discussões. As entrevistas foram analisadas seguindo os princípios da Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que o capital humano, as crenças, o relacionamento, o designer organizacional entre outros impactam na coordenação e no desempenho das ações organizacionais. Constata-se que para mitigar os fatores negativos são necessárias mudanças no sistema de coordenação, no delineamento organizacional,  na estrutura de autoridade, de responsabilidade e de especialização dos atores internos.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise de Conteúdoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10860610.21573/vol37n12021.108606REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 447-465Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 447-465Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 447-4652447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108606/61627Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Lucas Pereira daRodrigues, Ritiele de JesusSilva Paula, Carla RaianaRibeiro, Raykele SenaSantos, Marco Aurélio dosAlmeida, Léo César Parente de2021-05-17T22:33:13Zoai:seer.ufrgs.br:article/108606Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2021-05-17T22:33:13Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação no Contexto Amazônico: Capacidades, Relações Intraorganizacionais e os Reflexos na Gestão Educacional
title Educação no Contexto Amazônico: Capacidades, Relações Intraorganizacionais e os Reflexos na Gestão Educacional
spellingShingle Educação no Contexto Amazônico: Capacidades, Relações Intraorganizacionais e os Reflexos na Gestão Educacional
Silva, Lucas Pereira da
Administração Pública
Contexto da Educação
Capacidades Organizacionais
Administração da Educação.
title_short Educação no Contexto Amazônico: Capacidades, Relações Intraorganizacionais e os Reflexos na Gestão Educacional
title_full Educação no Contexto Amazônico: Capacidades, Relações Intraorganizacionais e os Reflexos na Gestão Educacional
title_fullStr Educação no Contexto Amazônico: Capacidades, Relações Intraorganizacionais e os Reflexos na Gestão Educacional
title_full_unstemmed Educação no Contexto Amazônico: Capacidades, Relações Intraorganizacionais e os Reflexos na Gestão Educacional
title_sort Educação no Contexto Amazônico: Capacidades, Relações Intraorganizacionais e os Reflexos na Gestão Educacional
author Silva, Lucas Pereira da
author_facet Silva, Lucas Pereira da
Rodrigues, Ritiele de Jesus
Silva Paula, Carla Raiana
Ribeiro, Raykele Sena
Santos, Marco Aurélio dos
Almeida, Léo César Parente de
author_role author
author2 Rodrigues, Ritiele de Jesus
Silva Paula, Carla Raiana
Ribeiro, Raykele Sena
Santos, Marco Aurélio dos
Almeida, Léo César Parente de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucas Pereira da
Rodrigues, Ritiele de Jesus
Silva Paula, Carla Raiana
Ribeiro, Raykele Sena
Santos, Marco Aurélio dos
Almeida, Léo César Parente de
dc.subject.por.fl_str_mv Administração Pública
Contexto da Educação
Capacidades Organizacionais
Administração da Educação.
topic Administração Pública
Contexto da Educação
Capacidades Organizacionais
Administração da Educação.
description O presente estudo visa analisar as relações intraorganizacionais de uma organização pública do contexto amazônico. Para tanto, realizou-se entrevistas com diferentes atores para subsidiar as discussões. As entrevistas foram analisadas seguindo os princípios da Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que o capital humano, as crenças, o relacionamento, o designer organizacional entre outros impactam na coordenação e no desempenho das ações organizacionais. Constata-se que para mitigar os fatores negativos são necessárias mudanças no sistema de coordenação, no delineamento organizacional,  na estrutura de autoridade, de responsabilidade e de especialização dos atores internos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise de Conteúdo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108606
10.21573/vol37n12021.108606
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108606
identifier_str_mv 10.21573/vol37n12021.108606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108606/61627
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 447-465
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 447-465
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 447-465
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372637474816