Educação no Contexto Amazônico: Capacidades, Relações Intraorganizacionais e os Reflexos na Gestão Educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108606 |
Resumo: | O presente estudo visa analisar as relações intraorganizacionais de uma organização pública do contexto amazônico. Para tanto, realizou-se entrevistas com diferentes atores para subsidiar as discussões. As entrevistas foram analisadas seguindo os princípios da Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que o capital humano, as crenças, o relacionamento, o designer organizacional entre outros impactam na coordenação e no desempenho das ações organizacionais. Constata-se que para mitigar os fatores negativos são necessárias mudanças no sistema de coordenação, no delineamento organizacional, na estrutura de autoridade, de responsabilidade e de especialização dos atores internos. |
id |
UFRGS-22_2a2e942d99c2e79dd8e89b013412b649 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/108606 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação no Contexto Amazônico: Capacidades, Relações Intraorganizacionais e os Reflexos na Gestão EducacionalAdministração PúblicaContexto da EducaçãoCapacidades OrganizacionaisAdministração da Educação.O presente estudo visa analisar as relações intraorganizacionais de uma organização pública do contexto amazônico. Para tanto, realizou-se entrevistas com diferentes atores para subsidiar as discussões. As entrevistas foram analisadas seguindo os princípios da Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que o capital humano, as crenças, o relacionamento, o designer organizacional entre outros impactam na coordenação e no desempenho das ações organizacionais. Constata-se que para mitigar os fatores negativos são necessárias mudanças no sistema de coordenação, no delineamento organizacional, na estrutura de autoridade, de responsabilidade e de especialização dos atores internos.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise de Conteúdoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10860610.21573/vol37n12021.108606REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 447-465Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 447-465Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 447-4652447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108606/61627Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Lucas Pereira daRodrigues, Ritiele de JesusSilva Paula, Carla RaianaRibeiro, Raykele SenaSantos, Marco Aurélio dosAlmeida, Léo César Parente de2021-05-17T22:33:13Zoai:seer.ufrgs.br:article/108606Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2021-05-17T22:33:13Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação no Contexto Amazônico: Capacidades, Relações Intraorganizacionais e os Reflexos na Gestão Educacional |
title |
Educação no Contexto Amazônico: Capacidades, Relações Intraorganizacionais e os Reflexos na Gestão Educacional |
spellingShingle |
Educação no Contexto Amazônico: Capacidades, Relações Intraorganizacionais e os Reflexos na Gestão Educacional Silva, Lucas Pereira da Administração Pública Contexto da Educação Capacidades Organizacionais Administração da Educação. |
title_short |
Educação no Contexto Amazônico: Capacidades, Relações Intraorganizacionais e os Reflexos na Gestão Educacional |
title_full |
Educação no Contexto Amazônico: Capacidades, Relações Intraorganizacionais e os Reflexos na Gestão Educacional |
title_fullStr |
Educação no Contexto Amazônico: Capacidades, Relações Intraorganizacionais e os Reflexos na Gestão Educacional |
title_full_unstemmed |
Educação no Contexto Amazônico: Capacidades, Relações Intraorganizacionais e os Reflexos na Gestão Educacional |
title_sort |
Educação no Contexto Amazônico: Capacidades, Relações Intraorganizacionais e os Reflexos na Gestão Educacional |
author |
Silva, Lucas Pereira da |
author_facet |
Silva, Lucas Pereira da Rodrigues, Ritiele de Jesus Silva Paula, Carla Raiana Ribeiro, Raykele Sena Santos, Marco Aurélio dos Almeida, Léo César Parente de |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Ritiele de Jesus Silva Paula, Carla Raiana Ribeiro, Raykele Sena Santos, Marco Aurélio dos Almeida, Léo César Parente de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lucas Pereira da Rodrigues, Ritiele de Jesus Silva Paula, Carla Raiana Ribeiro, Raykele Sena Santos, Marco Aurélio dos Almeida, Léo César Parente de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Pública Contexto da Educação Capacidades Organizacionais Administração da Educação. |
topic |
Administração Pública Contexto da Educação Capacidades Organizacionais Administração da Educação. |
description |
O presente estudo visa analisar as relações intraorganizacionais de uma organização pública do contexto amazônico. Para tanto, realizou-se entrevistas com diferentes atores para subsidiar as discussões. As entrevistas foram analisadas seguindo os princípios da Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que o capital humano, as crenças, o relacionamento, o designer organizacional entre outros impactam na coordenação e no desempenho das ações organizacionais. Constata-se que para mitigar os fatores negativos são necessárias mudanças no sistema de coordenação, no delineamento organizacional, na estrutura de autoridade, de responsabilidade e de especialização dos atores internos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise de Conteúdo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108606 10.21573/vol37n12021.108606 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108606 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol37n12021.108606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108606/61627 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 447-465 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 447-465 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 447-465 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766372637474816 |