Gestão e qualidade da educação de escolas estaduais paulistas no contexto dos indicadores de desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abdian, Graziela Zambão
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Maria Eliza Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58924
Resumo: O objetivo é analisar a relação entre os indicadores de desempenho e a construção e materialização das políticas educacionais em instituições escolares do interior paulista. Metodologicamente, baseamo-nos nos estudos das representações sociais, com análise de conteúdo, documental e de entrevistas semiestruturadas. De modo geral, os dados indicam que as escolas têm direcionado suas ações para o alcance de resultados externos, o que contradiz o conhecimento produzido pelas pesquisas que enfatiza a especifiidade da gestão escolar e a necessidade de busca de seus próprios objetivos.
id UFRGS-22_2a40b53b40f5618c7dfa19b3501cc401
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/58924
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Gestão e qualidade da educação de escolas estaduais paulistas no contexto dos indicadores de desempenhoGestão escolarIndicadores de desempenhoqualidade de ensino.O objetivo é analisar a relação entre os indicadores de desempenho e a construção e materialização das políticas educacionais em instituições escolares do interior paulista. Metodologicamente, baseamo-nos nos estudos das representações sociais, com análise de conteúdo, documental e de entrevistas semiestruturadas. De modo geral, os dados indicam que as escolas têm direcionado suas ações para o alcance de resultados externos, o que contradiz o conhecimento produzido pelas pesquisas que enfatiza a especifiidade da gestão escolar e a necessidade de busca de seus próprios objetivos.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/5892410.21573/vol31n12015.58924REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 177-195Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 177-195Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 177-1952447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58924/35201Abdian, Graziela ZambãoOliveira, Maria Eliza Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-29T11:51:17Zoai:seer.ufrgs.br:article/58924Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-03-29T11:51:17Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão e qualidade da educação de escolas estaduais paulistas no contexto dos indicadores de desempenho
title Gestão e qualidade da educação de escolas estaduais paulistas no contexto dos indicadores de desempenho
spellingShingle Gestão e qualidade da educação de escolas estaduais paulistas no contexto dos indicadores de desempenho
Abdian, Graziela Zambão
Gestão escolar
Indicadores de desempenho
qualidade de ensino.
title_short Gestão e qualidade da educação de escolas estaduais paulistas no contexto dos indicadores de desempenho
title_full Gestão e qualidade da educação de escolas estaduais paulistas no contexto dos indicadores de desempenho
title_fullStr Gestão e qualidade da educação de escolas estaduais paulistas no contexto dos indicadores de desempenho
title_full_unstemmed Gestão e qualidade da educação de escolas estaduais paulistas no contexto dos indicadores de desempenho
title_sort Gestão e qualidade da educação de escolas estaduais paulistas no contexto dos indicadores de desempenho
author Abdian, Graziela Zambão
author_facet Abdian, Graziela Zambão
Oliveira, Maria Eliza Nogueira
author_role author
author2 Oliveira, Maria Eliza Nogueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abdian, Graziela Zambão
Oliveira, Maria Eliza Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Indicadores de desempenho
qualidade de ensino.
topic Gestão escolar
Indicadores de desempenho
qualidade de ensino.
description O objetivo é analisar a relação entre os indicadores de desempenho e a construção e materialização das políticas educacionais em instituições escolares do interior paulista. Metodologicamente, baseamo-nos nos estudos das representações sociais, com análise de conteúdo, documental e de entrevistas semiestruturadas. De modo geral, os dados indicam que as escolas têm direcionado suas ações para o alcance de resultados externos, o que contradiz o conhecimento produzido pelas pesquisas que enfatiza a especifiidade da gestão escolar e a necessidade de busca de seus próprios objetivos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58924
10.21573/vol31n12015.58924
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58924
identifier_str_mv 10.21573/vol31n12015.58924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58924/35201
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 177-195
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 177-195
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 177-195
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766371209314304