Políticas públicas para a educação profissional técnica de nível médio (1996-2013)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corsetti, Berenice
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Vieira, Lúcio Olímpio de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/61733
Resumo: Neste artigo são discutidas as políticas públicas para a educação profissional de nível médio, desenvolvidas a partir da promulgação da Lei 9.394/96. Identificamos quatro períodos com diferentes concepções acerca dessa modalidade de formação. Analisamos documentos oficiais, a legislação e dados sobre a evolução das matrículas. A pesquisa evidenciou o embate entre diferentes projetos para a educação profissional de nível médio, bem como os processos de descentralização e recentralização do controle desse nível de ensino.
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spelling Políticas públicas para a educação profissional técnica de nível médio (1996-2013)Educação técnica. Políticas públicas. História da educação.Neste artigo são discutidas as políticas públicas para a educação profissional de nível médio, desenvolvidas a partir da promulgação da Lei 9.394/96. Identificamos quatro períodos com diferentes concepções acerca dessa modalidade de formação. Analisamos documentos oficiais, a legislação e dados sobre a evolução das matrículas. A pesquisa evidenciou o embate entre diferentes projetos para a educação profissional de nível médio, bem como os processos de descentralização e recentralização do controle desse nível de ensino.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2016-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/6173310.21573/vol31n22015.61733REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 2 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 371 - 390Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 2 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 371 - 390Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 2 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 371 - 3902447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/61733/36494Corsetti, BereniceVieira, Lúcio Olímpio de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-29T13:37:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/61733Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-03-29T13:37:59Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
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