BNCC e ENEM: possíveis diálogos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103548 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivos identificar e discutir via pesquisa documental, possíveis diálogos entre o Exame Nacional do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados indicam que competência, habilidade, contextualização e interdisciplinaridade são pontos com similaridade nos discursos e aplicações. Chama-se atenção à importância do ENEM, por avaliar competências pautadas na BNCC, que propõe currículos contextualizados, sem abrir mão da incansável meta, o ensino de qualidade. Nesse sentido, o ENEM, enquanto política pública pode contribuir para promover desigualdades. |
id |
UFRGS-22_2ea254767de03082be3edc2ad6a7586e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/103548 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
BNCC e ENEM: possíveis diálogosCurrículoEnsino MédioAvaliações Nacionais.Esta pesquisa tem por objetivos identificar e discutir via pesquisa documental, possíveis diálogos entre o Exame Nacional do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados indicam que competência, habilidade, contextualização e interdisciplinaridade são pontos com similaridade nos discursos e aplicações. Chama-se atenção à importância do ENEM, por avaliar competências pautadas na BNCC, que propõe currículos contextualizados, sem abrir mão da incansável meta, o ensino de qualidade. Nesse sentido, o ENEM, enquanto política pública pode contribuir para promover desigualdades.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2020-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10354810.21573/vol36n32020.103548REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 889-910Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 889-910Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 889-9102447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103548/59278Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro, Rogério SoaresCastro Morini, Maria Santina2023-10-31T23:21:14Zoai:seer.ufrgs.br:article/103548Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-10-31T23:21:14Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BNCC e ENEM: possíveis diálogos |
title |
BNCC e ENEM: possíveis diálogos |
spellingShingle |
BNCC e ENEM: possíveis diálogos Cordeiro, Rogério Soares Currículo Ensino Médio Avaliações Nacionais. |
title_short |
BNCC e ENEM: possíveis diálogos |
title_full |
BNCC e ENEM: possíveis diálogos |
title_fullStr |
BNCC e ENEM: possíveis diálogos |
title_full_unstemmed |
BNCC e ENEM: possíveis diálogos |
title_sort |
BNCC e ENEM: possíveis diálogos |
author |
Cordeiro, Rogério Soares |
author_facet |
Cordeiro, Rogério Soares Castro Morini, Maria Santina |
author_role |
author |
author2 |
Castro Morini, Maria Santina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Rogério Soares Castro Morini, Maria Santina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Ensino Médio Avaliações Nacionais. |
topic |
Currículo Ensino Médio Avaliações Nacionais. |
description |
Esta pesquisa tem por objetivos identificar e discutir via pesquisa documental, possíveis diálogos entre o Exame Nacional do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados indicam que competência, habilidade, contextualização e interdisciplinaridade são pontos com similaridade nos discursos e aplicações. Chama-se atenção à importância do ENEM, por avaliar competências pautadas na BNCC, que propõe currículos contextualizados, sem abrir mão da incansável meta, o ensino de qualidade. Nesse sentido, o ENEM, enquanto política pública pode contribuir para promover desigualdades. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103548 10.21573/vol36n32020.103548 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103548 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol36n32020.103548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103548/59278 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 889-910 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 889-910 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 889-910 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766372169809920 |