A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO ECONÔMICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE OLIVEIRA, ANDRÉA MARIA DE MELO COUTO
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dusek, Patricia Maria, Avelar, Kátia Eliane Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
DOI: 10.21573/vol35n22019.91228
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/vol35n22019.91228
Resumo: O estudo apresenta uma breve retrospectiva da educação brasileira, no contexto econômico, ponderando as transformações educacionais e reflexo de alguns acontecimentos históricos sobre a conjuntura atual da educação. Traçou-se um paralelo entre a (re)construção das teorias econômicas e sua (des)preocupação em superar as desigualdades. Questiona-se a aplicabilidade e consequências da Emenda Constitucional 95/2016 (teto de gastos públicos) em contraponto às demandas sociais, em especial, a educação e o cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024.
id UFRGS-22_3847d675cc35efd1005567eac46392bb
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/91228
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
spelling A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO ECONÔMICOEconomiaSociedadeDesenvolvimentoEducação.O estudo apresenta uma breve retrospectiva da educação brasileira, no contexto econômico, ponderando as transformações educacionais e reflexo de alguns acontecimentos históricos sobre a conjuntura atual da educação. Traçou-se um paralelo entre a (re)construção das teorias econômicas e sua (des)preocupação em superar as desigualdades. Questiona-se a aplicabilidade e consequências da Emenda Constitucional 95/2016 (teto de gastos públicos) em contraponto às demandas sociais, em especial, a educação e o cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2019-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/vol35n22019.9122810.21573/vol35n22019.91228REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 35 No. 2 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 369Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 35 Núm. 2 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 369Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 35 n. 2 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 3692447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/vol35n22019.91228/53888Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE OLIVEIRA, ANDRÉA MARIA DE MELO COUTODusek, Patricia MariaAvelar, Kátia Eliane Santos2019-08-28T12:04:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/91228Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2019-08-28T12:04:05Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO ECONÔMICO
title A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO ECONÔMICO
spellingShingle A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO ECONÔMICO
A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO ECONÔMICO
DE OLIVEIRA, ANDRÉA MARIA DE MELO COUTO
Economia
Sociedade
Desenvolvimento
Educação.
DE OLIVEIRA, ANDRÉA MARIA DE MELO COUTO
Economia
Sociedade
Desenvolvimento
Educação.
title_short A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO ECONÔMICO
title_full A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO ECONÔMICO
title_fullStr A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO ECONÔMICO
A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO ECONÔMICO
title_full_unstemmed A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO ECONÔMICO
A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO ECONÔMICO
title_sort A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO ECONÔMICO
author DE OLIVEIRA, ANDRÉA MARIA DE MELO COUTO
author_facet DE OLIVEIRA, ANDRÉA MARIA DE MELO COUTO
DE OLIVEIRA, ANDRÉA MARIA DE MELO COUTO
Dusek, Patricia Maria
Avelar, Kátia Eliane Santos
Dusek, Patricia Maria
Avelar, Kátia Eliane Santos
author_role author
author2 Dusek, Patricia Maria
Avelar, Kátia Eliane Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE OLIVEIRA, ANDRÉA MARIA DE MELO COUTO
Dusek, Patricia Maria
Avelar, Kátia Eliane Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Economia
Sociedade
Desenvolvimento
Educação.
topic Economia
Sociedade
Desenvolvimento
Educação.
description O estudo apresenta uma breve retrospectiva da educação brasileira, no contexto econômico, ponderando as transformações educacionais e reflexo de alguns acontecimentos históricos sobre a conjuntura atual da educação. Traçou-se um paralelo entre a (re)construção das teorias econômicas e sua (des)preocupação em superar as desigualdades. Questiona-se a aplicabilidade e consequências da Emenda Constitucional 95/2016 (teto de gastos públicos) em contraponto às demandas sociais, em especial, a educação e o cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/vol35n22019.91228
10.21573/vol35n22019.91228
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/vol35n22019.91228
identifier_str_mv 10.21573/vol35n22019.91228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/vol35n22019.91228/53888
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 35 No. 2 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 369
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 35 Núm. 2 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 369
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 35 n. 2 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 369
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1822182834623741952
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.21573/vol35n22019.91228