Ensino remoto emergencial e a intensificação do trabalho docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Libertas (Juiz de Fora. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/35244 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar as condições de realização do trabalho docente durante o período denominado Ensino Remoto Emergencial (ERE), a partir do exame dos dados derivados do projeto de pesquisa desenvolvido por uma rede de pesquisadores sobre as condições de estudo discente e de trabalho docente na Universidade Federal Fluminense, compreendendo, assim, um intervalo temporal marcado pela pandemia de SARS CoV-2 no Brasil. A análise dos dados da pesquisa, fundamentada teoricamente nos estudos de pesquisadores das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, revela a reconfiguração e intensificação do trabalho docente no período denominado ERE, nos marcos da diluição das fronteiras entre trabalho e vida privada associada a reconfiguração dos projetos político-pedagógicos das universidades públicas, particularmente as universidades federais, ambas aprofundadas no contexto pandêmico. |
id |
UFJF-1_ef4778175e84ead669bf9e82dd098a96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/35244 |
network_acronym_str |
UFJF-1 |
network_name_str |
Libertas (Juiz de Fora. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino remoto emergencial e a intensificação do trabalho docenteEnsino remoto; trabalho docente; intensificação; pandemia.O artigo tem como objetivo analisar as condições de realização do trabalho docente durante o período denominado Ensino Remoto Emergencial (ERE), a partir do exame dos dados derivados do projeto de pesquisa desenvolvido por uma rede de pesquisadores sobre as condições de estudo discente e de trabalho docente na Universidade Federal Fluminense, compreendendo, assim, um intervalo temporal marcado pela pandemia de SARS CoV-2 no Brasil. A análise dos dados da pesquisa, fundamentada teoricamente nos estudos de pesquisadores das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, revela a reconfiguração e intensificação do trabalho docente no período denominado ERE, nos marcos da diluição das fronteiras entre trabalho e vida privada associada a reconfiguração dos projetos político-pedagógicos das universidades públicas, particularmente as universidades federais, ambas aprofundadas no contexto pandêmico. Universidade Federal de Juiz de Fora2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmltext/xmlhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/3524410.34019/1980-8518.2021.v21.35244Libertas; v. 21 n. 2 (2021): Revista Libertas - ISSN: 1980-8518 (jul/ dez 2021); 554-5731980-85181518-9325reponame:Libertas (Juiz de Fora. Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/35244/23595https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/35244/23707https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/35244/23731Copyright (c) 2021 Kátia Regina de Souza Lima, Adrianyce Sousa, Lívia Presteshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Kátia Regina de SouzaSousa, Adrianyce A. Silva deMartins, Lívia Prestes Lima2022-07-19T17:58:50Zoai:periodicos.ufjf.br:article/35244Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/oairevista.libertas@ufjf.edu.br||emmenegat@gmail.com1980-85181518-9325opendoar:2022-07-19T17:58:50Libertas (Juiz de Fora. Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino remoto emergencial e a intensificação do trabalho docente |
title |
Ensino remoto emergencial e a intensificação do trabalho docente |
spellingShingle |
Ensino remoto emergencial e a intensificação do trabalho docente Lima, Kátia Regina de Souza Ensino remoto; trabalho docente; intensificação; pandemia. |
title_short |
Ensino remoto emergencial e a intensificação do trabalho docente |
title_full |
Ensino remoto emergencial e a intensificação do trabalho docente |
title_fullStr |
Ensino remoto emergencial e a intensificação do trabalho docente |
title_full_unstemmed |
Ensino remoto emergencial e a intensificação do trabalho docente |
title_sort |
Ensino remoto emergencial e a intensificação do trabalho docente |
author |
Lima, Kátia Regina de Souza |
author_facet |
Lima, Kátia Regina de Souza Sousa, Adrianyce A. Silva de Martins, Lívia Prestes Lima |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Adrianyce A. Silva de Martins, Lívia Prestes Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Kátia Regina de Souza Sousa, Adrianyce A. Silva de Martins, Lívia Prestes Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto; trabalho docente; intensificação; pandemia. |
topic |
Ensino remoto; trabalho docente; intensificação; pandemia. |
description |
O artigo tem como objetivo analisar as condições de realização do trabalho docente durante o período denominado Ensino Remoto Emergencial (ERE), a partir do exame dos dados derivados do projeto de pesquisa desenvolvido por uma rede de pesquisadores sobre as condições de estudo discente e de trabalho docente na Universidade Federal Fluminense, compreendendo, assim, um intervalo temporal marcado pela pandemia de SARS CoV-2 no Brasil. A análise dos dados da pesquisa, fundamentada teoricamente nos estudos de pesquisadores das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, revela a reconfiguração e intensificação do trabalho docente no período denominado ERE, nos marcos da diluição das fronteiras entre trabalho e vida privada associada a reconfiguração dos projetos político-pedagógicos das universidades públicas, particularmente as universidades federais, ambas aprofundadas no contexto pandêmico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/35244 10.34019/1980-8518.2021.v21.35244 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/35244 |
identifier_str_mv |
10.34019/1980-8518.2021.v21.35244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/35244/23595 https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/35244/23707 https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/35244/23731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Kátia Regina de Souza Lima, Adrianyce Sousa, Lívia Prestes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Kátia Regina de Souza Lima, Adrianyce Sousa, Lívia Prestes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Libertas; v. 21 n. 2 (2021): Revista Libertas - ISSN: 1980-8518 (jul/ dez 2021); 554-573 1980-8518 1518-9325 reponame:Libertas (Juiz de Fora. Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Libertas (Juiz de Fora. Online) |
collection |
Libertas (Juiz de Fora. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Libertas (Juiz de Fora. Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.libertas@ufjf.edu.br||emmenegat@gmail.com |
_version_ |
1798675464979480576 |