O processo de implantação do PROEJA na cultura escolar da educação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/86405 |
Resumo: | Este artigo analisa a implantação da proposta pedagógica do PROEJA em um Instituto Federal, considerando a integração curricular, a construção do currículo integrado na prática pedagógica e as relações com a cultura escolar. Em uma pesquisa qualitativa inseriu-se na realidade da Instituição e do Curso, mediante coleta de documentos, observações diretas em reuniões e aulas, e entrevistas semiestruturadas com professores e alunos do curso. Os resultados explicitaram embates presentes na implementação do programa para o efetivo reconhecimento do PROEJA pela cultura escolar. |
id |
UFRGS-22_5fef8e8ace991107923f7b029a449fff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/86405 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de implantação do PROEJA na cultura escolar da educação profissionalpolítica educacionalimplementação do PROEJAcultura escolarEste artigo analisa a implantação da proposta pedagógica do PROEJA em um Instituto Federal, considerando a integração curricular, a construção do currículo integrado na prática pedagógica e as relações com a cultura escolar. Em uma pesquisa qualitativa inseriu-se na realidade da Instituição e do Curso, mediante coleta de documentos, observações diretas em reuniões e aulas, e entrevistas semiestruturadas com professores e alunos do curso. Os resultados explicitaram embates presentes na implementação do programa para o efetivo reconhecimento do PROEJA pela cultura escolar.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2019-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/8640510.21573/vol34n32018.86405REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 34 No. 3 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 795 - 814Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 34 Núm. 3 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 795 - 814Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 34 n. 3 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 795 - 8142447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/86405/51691Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcolla, Valdinei2019-01-10T17:55:14Zoai:seer.ufrgs.br:article/86405Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2019-01-10T17:55:14Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de implantação do PROEJA na cultura escolar da educação profissional |
title |
O processo de implantação do PROEJA na cultura escolar da educação profissional |
spellingShingle |
O processo de implantação do PROEJA na cultura escolar da educação profissional Marcolla, Valdinei política educacional implementação do PROEJA cultura escolar |
title_short |
O processo de implantação do PROEJA na cultura escolar da educação profissional |
title_full |
O processo de implantação do PROEJA na cultura escolar da educação profissional |
title_fullStr |
O processo de implantação do PROEJA na cultura escolar da educação profissional |
title_full_unstemmed |
O processo de implantação do PROEJA na cultura escolar da educação profissional |
title_sort |
O processo de implantação do PROEJA na cultura escolar da educação profissional |
author |
Marcolla, Valdinei |
author_facet |
Marcolla, Valdinei |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcolla, Valdinei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
política educacional implementação do PROEJA cultura escolar |
topic |
política educacional implementação do PROEJA cultura escolar |
description |
Este artigo analisa a implantação da proposta pedagógica do PROEJA em um Instituto Federal, considerando a integração curricular, a construção do currículo integrado na prática pedagógica e as relações com a cultura escolar. Em uma pesquisa qualitativa inseriu-se na realidade da Instituição e do Curso, mediante coleta de documentos, observações diretas em reuniões e aulas, e entrevistas semiestruturadas com professores e alunos do curso. Os resultados explicitaram embates presentes na implementação do programa para o efetivo reconhecimento do PROEJA pela cultura escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/86405 10.21573/vol34n32018.86405 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/86405 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol34n32018.86405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/86405/51691 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 34 No. 3 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 795 - 814 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 34 Núm. 3 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 795 - 814 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 34 n. 3 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 795 - 814 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766371726262272 |