Democratização da gestão e atuação do diretor de escola municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneckenenberg, Marisa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19330
Resumo: O artigo discute a atuação do diretor de escola pública à luz de sua indicação política para o cargo e a democratização da gestão escolar. O texto se baseia nos resultados de pesquisa qualitativa conduzida em escolas municipais de Irati, no Paraná. Os dados coletados revelam que a indicação política inibe a autonomia na escola, mas confirmam que as indicações se baseiam em certos critérios de formação e competência. O texto conclui reconhecendo que o diferencial na atuação do diretor de escola encontra-se mais na sua prática cotidiana em escolas que adotam procedimentos democráticos e estão comprometidas com a implementação de seu projeto pedagógico.
id UFRGS-22_742f62275d92239b30af234c35f154df
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/19330
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Democratização da gestão e atuação do diretor de escola municipalO artigo discute a atuação do diretor de escola pública à luz de sua indicação política para o cargo e a democratização da gestão escolar. O texto se baseia nos resultados de pesquisa qualitativa conduzida em escolas municipais de Irati, no Paraná. Os dados coletados revelam que a indicação política inibe a autonomia na escola, mas confirmam que as indicações se baseiam em certos critérios de formação e competência. O texto conclui reconhecendo que o diferencial na atuação do diretor de escola encontra-se mais na sua prática cotidiana em escolas que adotam procedimentos democráticos e estão comprometidas com a implementação de seu projeto pedagógico.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1933010.21573/vol25n12009.19330REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 25 No. 1 (2009)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 25 Núm. 1 (2009)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 25 n. 1 (2009)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19330/11230Schneckenenberg, Marisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-03-31T00:00:14Zoai:seer.ufrgs.br:article/19330Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2011-03-31T00:00:14Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Democratização da gestão e atuação do diretor de escola municipal
title Democratização da gestão e atuação do diretor de escola municipal
spellingShingle Democratização da gestão e atuação do diretor de escola municipal
Schneckenenberg, Marisa
title_short Democratização da gestão e atuação do diretor de escola municipal
title_full Democratização da gestão e atuação do diretor de escola municipal
title_fullStr Democratização da gestão e atuação do diretor de escola municipal
title_full_unstemmed Democratização da gestão e atuação do diretor de escola municipal
title_sort Democratização da gestão e atuação do diretor de escola municipal
author Schneckenenberg, Marisa
author_facet Schneckenenberg, Marisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneckenenberg, Marisa
description O artigo discute a atuação do diretor de escola pública à luz de sua indicação política para o cargo e a democratização da gestão escolar. O texto se baseia nos resultados de pesquisa qualitativa conduzida em escolas municipais de Irati, no Paraná. Os dados coletados revelam que a indicação política inibe a autonomia na escola, mas confirmam que as indicações se baseiam em certos critérios de formação e competência. O texto conclui reconhecendo que o diferencial na atuação do diretor de escola encontra-se mais na sua prática cotidiana em escolas que adotam procedimentos democráticos e estão comprometidas com a implementação de seu projeto pedagógico.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19330
10.21573/vol25n12009.19330
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19330
identifier_str_mv 10.21573/vol25n12009.19330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19330/11230
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 25 No. 1 (2009)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 25 Núm. 1 (2009)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 25 n. 1 (2009)
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766370178564096