A massificação do ensino superior como política pública educacional e suas implicações em Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, João Manuel Correia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Roa, Taimara Aleaga, Filho Sacomboio, Filomena de Jesus Francisco Correia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103658
Resumo: O processo de massificação do Ensino Superior impõe uma visão no processo de formação de profissionais na sociedade que hoje está em trânsito com diferentes conceções no subsistema. A massificação, baseia-se em conceitos de participação legítima, desenvolvimento pessoal e formação de profissionais comprometidos e flexíveis como expressão de uma dinâmica que deve ser sustentada por mudanças inerentes ao crescente desenvolvimento da sociedade. O presente estudo é de natureza qualitativa, que se adequou no contexto educacional do Ensino Superior em Angola. Fez-se uma análise das etapas que conduziram o processo de massificação de acordo as políticas educacionais por de uma pesquisa analítica compreensiva e descritiva a partir da pesquisa bibliográfica e análise documental na busca de respostas de uma realidade social sobre o processo de massificação em Angola desde a sua génese até a atualidade. Desta maneira, precisa-se entender como processos em que aprender a aprender e aprender fazendo permitem aprender a transformar, onde ação e formação se fundamentam na participação no contexto, no ambiente e na sistematização de conteúdo, que deve caracterizar o Ensino Superior que emerge da sociedade e na qual a massificação do processo seja de qualidade.
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