Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19127 |
Resumo: | Este artigo examina a formação de professores de educação básica, a partir do processo histórico de formulação de políticas educacionais construídas com a participação do movimento nacional de educadores ao longo do percurso da definição das atuais diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia. Os resultados do trabalho revelam que dois projetos educacionais contrários são disputados na arena de poder da sociedade brasileira, tensionados pela complexa relação entre o Estado e as forças sociais em torno do interesse coletivo instituinte no contexto da instituída burocracia governamental. |
id |
UFRGS-22_7cb4843d4655d98178206cdb460eec0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/19127 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinteEste artigo examina a formação de professores de educação básica, a partir do processo histórico de formulação de políticas educacionais construídas com a participação do movimento nacional de educadores ao longo do percurso da definição das atuais diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia. Os resultados do trabalho revelam que dois projetos educacionais contrários são disputados na arena de poder da sociedade brasileira, tensionados pela complexa relação entre o Estado e as forças sociais em torno do interesse coletivo instituinte no contexto da instituída burocracia governamental.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1912710.21573/vol23n22007.19127REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 23 No. 2 (2007)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2007)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 23 n. 2 (2007)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19127/11122Brzezinski, Iriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-24T17:40:12Zoai:seer.ufrgs.br:article/19127Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-06-24T17:40:12Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte |
title |
Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte |
spellingShingle |
Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte Brzezinski, Iria |
title_short |
Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte |
title_full |
Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte |
title_fullStr |
Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte |
title_full_unstemmed |
Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte |
title_sort |
Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte |
author |
Brzezinski, Iria |
author_facet |
Brzezinski, Iria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brzezinski, Iria |
description |
Este artigo examina a formação de professores de educação básica, a partir do processo histórico de formulação de políticas educacionais construídas com a participação do movimento nacional de educadores ao longo do percurso da definição das atuais diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia. Os resultados do trabalho revelam que dois projetos educacionais contrários são disputados na arena de poder da sociedade brasileira, tensionados pela complexa relação entre o Estado e as forças sociais em torno do interesse coletivo instituinte no contexto da instituída burocracia governamental. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19127 10.21573/vol23n22007.19127 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19127 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol23n22007.19127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19127/11122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 23 No. 2 (2007) Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2007) Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 23 n. 2 (2007) 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766369696219136 |