Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brzezinski, Iria
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19127
Resumo: Este artigo examina a formação de professores de educação básica, a partir do processo histórico de formulação de políticas educacionais construídas com a participação do movimento nacional de educadores ao longo do percurso da definição das atuais diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia. Os resultados do trabalho revelam que dois projetos educacionais contrários são disputados na arena de poder da sociedade brasileira, tensionados pela complexa relação entre o Estado e as forças sociais em torno do interesse coletivo instituinte no contexto da instituída burocracia governamental.
id UFRGS-22_7cb4843d4655d98178206cdb460eec0e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/19127
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinteEste artigo examina a formação de professores de educação básica, a partir do processo histórico de formulação de políticas educacionais construídas com a participação do movimento nacional de educadores ao longo do percurso da definição das atuais diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia. Os resultados do trabalho revelam que dois projetos educacionais contrários são disputados na arena de poder da sociedade brasileira, tensionados pela complexa relação entre o Estado e as forças sociais em torno do interesse coletivo instituinte no contexto da instituída burocracia governamental.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1912710.21573/vol23n22007.19127REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 23 No. 2 (2007)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2007)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 23 n. 2 (2007)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19127/11122Brzezinski, Iriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-24T17:40:12Zoai:seer.ufrgs.br:article/19127Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-06-24T17:40:12Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte
title Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte
spellingShingle Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte
Brzezinski, Iria
title_short Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte
title_full Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte
title_fullStr Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte
title_full_unstemmed Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte
title_sort Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte
author Brzezinski, Iria
author_facet Brzezinski, Iria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brzezinski, Iria
description Este artigo examina a formação de professores de educação básica, a partir do processo histórico de formulação de políticas educacionais construídas com a participação do movimento nacional de educadores ao longo do percurso da definição das atuais diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia. Os resultados do trabalho revelam que dois projetos educacionais contrários são disputados na arena de poder da sociedade brasileira, tensionados pela complexa relação entre o Estado e as forças sociais em torno do interesse coletivo instituinte no contexto da instituída burocracia governamental.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19127
10.21573/vol23n22007.19127
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19127
identifier_str_mv 10.21573/vol23n22007.19127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19127/11122
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 23 No. 2 (2007)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2007)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 23 n. 2 (2007)
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766369696219136