Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Luziana Quadros da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Marcio Vieira de, Okada, Alexandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104896
Resumo: Este artigo busca problematizar discussões, por meio do pensamento complexo (MORIN, 2006), referentes à abordagem Responsible Research Innovation (RRI) para uma atuação significativa das comunidades indígenas na educação em rede. Esta pesquisa qualitativa inclui análises bibliográfica e documental, observação e a realização de entrevistas narrativas com professores indígenas, pesquisadores e gestores públicos. Os referenciais teóricos, sobre Pesquisa e Inovação Responsáveis e Educação em Rede, contribuem para a análise de significações dos processos da Educação Escolar Indígena. As narrativas trazem sentido aos desafios, necessidades e prioridades como categorias identificadas nas deliberações propostas na sexta audiência pública realizada para a construção do I Plano de Educação Escolar Indígena (I PNEEI). Por fim, a Escolarização Aberta surge como uma recomendação para a participação significativa, através dos saberes das comunidades, em projetos de Escolarização Aberta Indígena.
id UFRGS-22_84855603f593b28462ce8eb5689166da
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/104896
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em redePesquisa e inovação responsáveisRRIEducação em redeEscolarização abertaEducação escolar indígenaEste artigo busca problematizar discussões, por meio do pensamento complexo (MORIN, 2006), referentes à abordagem Responsible Research Innovation (RRI) para uma atuação significativa das comunidades indígenas na educação em rede. Esta pesquisa qualitativa inclui análises bibliográfica e documental, observação e a realização de entrevistas narrativas com professores indígenas, pesquisadores e gestores públicos. Os referenciais teóricos, sobre Pesquisa e Inovação Responsáveis e Educação em Rede, contribuem para a análise de significações dos processos da Educação Escolar Indígena. As narrativas trazem sentido aos desafios, necessidades e prioridades como categorias identificadas nas deliberações propostas na sexta audiência pública realizada para a construção do I Plano de Educação Escolar Indígena (I PNEEI). Por fim, a Escolarização Aberta surge como uma recomendação para a participação significativa, através dos saberes das comunidades, em projetos de Escolarização Aberta Indígena.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2020-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10489610.21573/vol36n32020.104896REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1046-1067Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1046-1067Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1046-10672447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104896/59290Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Luziana Quadros daSouza, Marcio Vieira deOkada, Alexandra2023-10-31T23:21:08Zoai:seer.ufrgs.br:article/104896Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-10-31T23:21:08Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede
title Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede
spellingShingle Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede
Rosa, Luziana Quadros da
Pesquisa e inovação responsáveis
RRI
Educação em rede
Escolarização aberta
Educação escolar indígena
title_short Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede
title_full Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede
title_fullStr Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede
title_full_unstemmed Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede
title_sort Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede
author Rosa, Luziana Quadros da
author_facet Rosa, Luziana Quadros da
Souza, Marcio Vieira de
Okada, Alexandra
author_role author
author2 Souza, Marcio Vieira de
Okada, Alexandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Luziana Quadros da
Souza, Marcio Vieira de
Okada, Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa e inovação responsáveis
RRI
Educação em rede
Escolarização aberta
Educação escolar indígena
topic Pesquisa e inovação responsáveis
RRI
Educação em rede
Escolarização aberta
Educação escolar indígena
description Este artigo busca problematizar discussões, por meio do pensamento complexo (MORIN, 2006), referentes à abordagem Responsible Research Innovation (RRI) para uma atuação significativa das comunidades indígenas na educação em rede. Esta pesquisa qualitativa inclui análises bibliográfica e documental, observação e a realização de entrevistas narrativas com professores indígenas, pesquisadores e gestores públicos. Os referenciais teóricos, sobre Pesquisa e Inovação Responsáveis e Educação em Rede, contribuem para a análise de significações dos processos da Educação Escolar Indígena. As narrativas trazem sentido aos desafios, necessidades e prioridades como categorias identificadas nas deliberações propostas na sexta audiência pública realizada para a construção do I Plano de Educação Escolar Indígena (I PNEEI). Por fim, a Escolarização Aberta surge como uma recomendação para a participação significativa, através dos saberes das comunidades, em projetos de Escolarização Aberta Indígena.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104896
10.21573/vol36n32020.104896
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104896
identifier_str_mv 10.21573/vol36n32020.104896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104896/59290
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1046-1067
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1046-1067
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1046-1067
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372204412928