Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104896 |
Resumo: | Este artigo busca problematizar discussões, por meio do pensamento complexo (MORIN, 2006), referentes à abordagem Responsible Research Innovation (RRI) para uma atuação significativa das comunidades indígenas na educação em rede. Esta pesquisa qualitativa inclui análises bibliográfica e documental, observação e a realização de entrevistas narrativas com professores indígenas, pesquisadores e gestores públicos. Os referenciais teóricos, sobre Pesquisa e Inovação Responsáveis e Educação em Rede, contribuem para a análise de significações dos processos da Educação Escolar Indígena. As narrativas trazem sentido aos desafios, necessidades e prioridades como categorias identificadas nas deliberações propostas na sexta audiência pública realizada para a construção do I Plano de Educação Escolar Indígena (I PNEEI). Por fim, a Escolarização Aberta surge como uma recomendação para a participação significativa, através dos saberes das comunidades, em projetos de Escolarização Aberta Indígena. |
id |
UFRGS-22_84855603f593b28462ce8eb5689166da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/104896 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em redePesquisa e inovação responsáveisRRIEducação em redeEscolarização abertaEducação escolar indígenaEste artigo busca problematizar discussões, por meio do pensamento complexo (MORIN, 2006), referentes à abordagem Responsible Research Innovation (RRI) para uma atuação significativa das comunidades indígenas na educação em rede. Esta pesquisa qualitativa inclui análises bibliográfica e documental, observação e a realização de entrevistas narrativas com professores indígenas, pesquisadores e gestores públicos. Os referenciais teóricos, sobre Pesquisa e Inovação Responsáveis e Educação em Rede, contribuem para a análise de significações dos processos da Educação Escolar Indígena. As narrativas trazem sentido aos desafios, necessidades e prioridades como categorias identificadas nas deliberações propostas na sexta audiência pública realizada para a construção do I Plano de Educação Escolar Indígena (I PNEEI). Por fim, a Escolarização Aberta surge como uma recomendação para a participação significativa, através dos saberes das comunidades, em projetos de Escolarização Aberta Indígena.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2020-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10489610.21573/vol36n32020.104896REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1046-1067Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1046-1067Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1046-10672447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104896/59290Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Luziana Quadros daSouza, Marcio Vieira deOkada, Alexandra2023-10-31T23:21:08Zoai:seer.ufrgs.br:article/104896Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-10-31T23:21:08Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede |
title |
Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede |
spellingShingle |
Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede Rosa, Luziana Quadros da Pesquisa e inovação responsáveis RRI Educação em rede Escolarização aberta Educação escolar indígena |
title_short |
Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede |
title_full |
Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede |
title_fullStr |
Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede |
title_full_unstemmed |
Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede |
title_sort |
Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede |
author |
Rosa, Luziana Quadros da |
author_facet |
Rosa, Luziana Quadros da Souza, Marcio Vieira de Okada, Alexandra |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Marcio Vieira de Okada, Alexandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Luziana Quadros da Souza, Marcio Vieira de Okada, Alexandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa e inovação responsáveis RRI Educação em rede Escolarização aberta Educação escolar indígena |
topic |
Pesquisa e inovação responsáveis RRI Educação em rede Escolarização aberta Educação escolar indígena |
description |
Este artigo busca problematizar discussões, por meio do pensamento complexo (MORIN, 2006), referentes à abordagem Responsible Research Innovation (RRI) para uma atuação significativa das comunidades indígenas na educação em rede. Esta pesquisa qualitativa inclui análises bibliográfica e documental, observação e a realização de entrevistas narrativas com professores indígenas, pesquisadores e gestores públicos. Os referenciais teóricos, sobre Pesquisa e Inovação Responsáveis e Educação em Rede, contribuem para a análise de significações dos processos da Educação Escolar Indígena. As narrativas trazem sentido aos desafios, necessidades e prioridades como categorias identificadas nas deliberações propostas na sexta audiência pública realizada para a construção do I Plano de Educação Escolar Indígena (I PNEEI). Por fim, a Escolarização Aberta surge como uma recomendação para a participação significativa, através dos saberes das comunidades, em projetos de Escolarização Aberta Indígena. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104896 10.21573/vol36n32020.104896 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104896 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol36n32020.104896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104896/59290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1046-1067 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1046-1067 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1046-1067 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766372204412928 |