Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
DOI: | 10.21573/vol35n32019.95957 |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/95957 |
Resumo: | Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica o trabalho tem por objetivo analisar as concepções e condições para a qualidade manifesta na defesa dos colégios militares e escolas cívico-militares. Enquanto resultados mostraremos que por trás do resgate da pedagogia militar da educação, os padrões de qualidade reproduzem a mesma dinâmica dos sistemas de avaliação dos governos anteriores, silenciando ainda as condições materiais que legitimam os supostos desempenhos acadêmicos. |
id |
UFRGS-22_86f785d936e4dde2d1939de4cb588de8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/95957 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
spelling |
Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educaçãoQualidade da educaçãocolégios militaresescolas cívico-militares.Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica o trabalho tem por objetivo analisar as concepções e condições para a qualidade manifesta na defesa dos colégios militares e escolas cívico-militares. Enquanto resultados mostraremos que por trás do resgate da pedagogia militar da educação, os padrões de qualidade reproduzem a mesma dinâmica dos sistemas de avaliação dos governos anteriores, silenciando ainda as condições materiais que legitimam os supostos desempenhos acadêmicos.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográfica e documentalapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/9595710.21573/vol35n32019.95957REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 35 No. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 667Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 35 Núm. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 667Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 35 n. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 6672447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/95957/55502Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Daniel CalbinoPereira, Rafael DiogoSabino, Geruza de Fátima Tome2019-12-31T19:05:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/95957Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2019-12-31T19:05:16Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação |
title |
Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação |
spellingShingle |
Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação Pinheiro, Daniel Calbino Qualidade da educação colégios militares escolas cívico-militares. Pinheiro, Daniel Calbino Qualidade da educação colégios militares escolas cívico-militares. |
title_short |
Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação |
title_full |
Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação |
title_fullStr |
Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação |
title_full_unstemmed |
Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação |
title_sort |
Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação |
author |
Pinheiro, Daniel Calbino |
author_facet |
Pinheiro, Daniel Calbino Pinheiro, Daniel Calbino Pereira, Rafael Diogo Sabino, Geruza de Fátima Tome Pereira, Rafael Diogo Sabino, Geruza de Fátima Tome |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Rafael Diogo Sabino, Geruza de Fátima Tome |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Daniel Calbino Pereira, Rafael Diogo Sabino, Geruza de Fátima Tome |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade da educação colégios militares escolas cívico-militares. |
topic |
Qualidade da educação colégios militares escolas cívico-militares. |
description |
Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica o trabalho tem por objetivo analisar as concepções e condições para a qualidade manifesta na defesa dos colégios militares e escolas cívico-militares. Enquanto resultados mostraremos que por trás do resgate da pedagogia militar da educação, os padrões de qualidade reproduzem a mesma dinâmica dos sistemas de avaliação dos governos anteriores, silenciando ainda as condições materiais que legitimam os supostos desempenhos acadêmicos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica e documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/95957 10.21573/vol35n32019.95957 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/95957 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol35n32019.95957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/95957/55502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 35 No. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 667 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 35 Núm. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 667 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 35 n. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 667 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1822182834652053504 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21573/vol35n32019.95957 |