Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Daniel Calbino
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Rafael Diogo, Sabino, Geruza de Fátima Tome
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/95957
Resumo: Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica o trabalho tem por objetivo analisar as concepções e condições para a qualidade manifesta na defesa dos colégios militares e escolas cívico-militares. Enquanto resultados mostraremos que por trás do resgate da pedagogia militar da educação, os padrões de qualidade reproduzem a mesma dinâmica dos sistemas de avaliação dos governos anteriores, silenciando ainda as condições materiais que legitimam os supostos desempenhos acadêmicos.
id UFRGS-22_86f785d936e4dde2d1939de4cb588de8
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/95957
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educaçãoQualidade da educaçãocolégios militaresescolas cívico-militares.Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica o trabalho tem por objetivo analisar as concepções e condições para a qualidade manifesta na defesa dos colégios militares e escolas cívico-militares. Enquanto resultados mostraremos que por trás do resgate da pedagogia militar da educação, os padrões de qualidade reproduzem a mesma dinâmica dos sistemas de avaliação dos governos anteriores, silenciando ainda as condições materiais que legitimam os supostos desempenhos acadêmicos.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográfica e documentalapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/9595710.21573/vol35n32019.95957REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 35 No. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 667Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 35 Núm. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 667Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 35 n. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 6672447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/95957/55502Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Daniel CalbinoPereira, Rafael DiogoSabino, Geruza de Fátima Tome2019-12-31T19:05:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/95957Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2019-12-31T19:05:16Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação
title Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação
spellingShingle Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação
Pinheiro, Daniel Calbino
Qualidade da educação
colégios militares
escolas cívico-militares.
title_short Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação
title_full Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação
title_fullStr Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação
title_full_unstemmed Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação
title_sort Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação
author Pinheiro, Daniel Calbino
author_facet Pinheiro, Daniel Calbino
Pereira, Rafael Diogo
Sabino, Geruza de Fátima Tome
author_role author
author2 Pereira, Rafael Diogo
Sabino, Geruza de Fátima Tome
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Daniel Calbino
Pereira, Rafael Diogo
Sabino, Geruza de Fátima Tome
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade da educação
colégios militares
escolas cívico-militares.
topic Qualidade da educação
colégios militares
escolas cívico-militares.
description Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica o trabalho tem por objetivo analisar as concepções e condições para a qualidade manifesta na defesa dos colégios militares e escolas cívico-militares. Enquanto resultados mostraremos que por trás do resgate da pedagogia militar da educação, os padrões de qualidade reproduzem a mesma dinâmica dos sistemas de avaliação dos governos anteriores, silenciando ainda as condições materiais que legitimam os supostos desempenhos acadêmicos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica e documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/95957
10.21573/vol35n32019.95957
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/95957
identifier_str_mv 10.21573/vol35n32019.95957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/95957/55502
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 35 No. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 667
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 35 Núm. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 667
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 35 n. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 667
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372089069568