Privatizando subjetividades: como a Nova Gestão Pública (NGP) está criando o “novo” profissional da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anderson, Gary
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79297
Resumo: Este estudo apresenta uma análise crítica de como o ensino e a gestão vem sendo rearticulada pelas políticas neoliberais e pelas práticas da nova gestão política. Analisa essas mudanças nos setores sociais e compara com políticas internacionais. Essas novas organizações flexíveis fazem parte de um crescente modelo de negócios neoliberal que alguns teóricos sociais atribuem uma inautenticidade crescente nas organizações (Sennett, 1998), desenvolvem maior flexibilidade para responder aos mercados e não para satisfazer as necessidades humanas daqueles que trabalham neles. O estudo concluiu que o modelo concorrencial de gestão escolar não está mudando apenas o que os profissionais fazem, mas sim quem eles são. A concorrência está reconstruindo suas próprias identidades, tanto pessoais como profissionais.
id UFRGS-22_88c065188a526964b2f0d7d742d780f0
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/79297
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Privatizando subjetividades: como a Nova Gestão Pública (NGP) está criando o “novo” profissional da educaçãoPolíticas Públicas EducacionaisNova Gestão Públicameritocracia.Este estudo apresenta uma análise crítica de como o ensino e a gestão vem sendo rearticulada pelas políticas neoliberais e pelas práticas da nova gestão política. Analisa essas mudanças nos setores sociais e compara com políticas internacionais. Essas novas organizações flexíveis fazem parte de um crescente modelo de negócios neoliberal que alguns teóricos sociais atribuem uma inautenticidade crescente nas organizações (Sennett, 1998), desenvolvem maior flexibilidade para responder aos mercados e não para satisfazer as necessidades humanas daqueles que trabalham neles. O estudo concluiu que o modelo concorrencial de gestão escolar não está mudando apenas o que os profissionais fazem, mas sim quem eles são. A concorrência está reconstruindo suas próprias identidades, tanto pessoais como profissionais.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/7929710.21573/vol33n32017.79297REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 593 - 626Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 593 - 626Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 593 - 6262447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79297/46233Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnderson, Gary2017-12-31T16:26:35Zoai:seer.ufrgs.br:article/79297Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2017-12-31T16:26:35Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Privatizando subjetividades: como a Nova Gestão Pública (NGP) está criando o “novo” profissional da educação
title Privatizando subjetividades: como a Nova Gestão Pública (NGP) está criando o “novo” profissional da educação
spellingShingle Privatizando subjetividades: como a Nova Gestão Pública (NGP) está criando o “novo” profissional da educação
Anderson, Gary
Políticas Públicas Educacionais
Nova Gestão Pública
meritocracia.
title_short Privatizando subjetividades: como a Nova Gestão Pública (NGP) está criando o “novo” profissional da educação
title_full Privatizando subjetividades: como a Nova Gestão Pública (NGP) está criando o “novo” profissional da educação
title_fullStr Privatizando subjetividades: como a Nova Gestão Pública (NGP) está criando o “novo” profissional da educação
title_full_unstemmed Privatizando subjetividades: como a Nova Gestão Pública (NGP) está criando o “novo” profissional da educação
title_sort Privatizando subjetividades: como a Nova Gestão Pública (NGP) está criando o “novo” profissional da educação
author Anderson, Gary
author_facet Anderson, Gary
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anderson, Gary
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas Educacionais
Nova Gestão Pública
meritocracia.
topic Políticas Públicas Educacionais
Nova Gestão Pública
meritocracia.
description Este estudo apresenta uma análise crítica de como o ensino e a gestão vem sendo rearticulada pelas políticas neoliberais e pelas práticas da nova gestão política. Analisa essas mudanças nos setores sociais e compara com políticas internacionais. Essas novas organizações flexíveis fazem parte de um crescente modelo de negócios neoliberal que alguns teóricos sociais atribuem uma inautenticidade crescente nas organizações (Sennett, 1998), desenvolvem maior flexibilidade para responder aos mercados e não para satisfazer as necessidades humanas daqueles que trabalham neles. O estudo concluiu que o modelo concorrencial de gestão escolar não está mudando apenas o que os profissionais fazem, mas sim quem eles são. A concorrência está reconstruindo suas próprias identidades, tanto pessoais como profissionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79297
10.21573/vol33n32017.79297
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79297
identifier_str_mv 10.21573/vol33n32017.79297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79297/46233
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 593 - 626
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 593 - 626
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 593 - 626
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766371660201984