A atuação dos grupos de interesse no âmbito do legislativo: a quem interessou a reforma do ensino médio?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Efraim Lopes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cruz, Mariana Trindade, Oliveira, Rosimar Fátima, Cabral, Eugênia Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111740
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a atuação de grupos de interesse durante o processo decisório sobre a Medida Provisória 746/2016, atual Reforma do Ensino Médio. O método utilizado foi análise de conteúdo de documentos disponíveis no site do Congresso Nacional e matérias jornalísticas. Os resultados revelam a atuação de diferentes grupos de interesse e um alinhamento de grupos empresariais e órgãos públicos para a defesa da proposta inicial do Poder Executivo.
id UFRGS-22_9c8e1f1e1cf9eb1b41edbd0e6627b7eb
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/111740
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A atuação dos grupos de interesse no âmbito do legislativo: a quem interessou a reforma do ensino médio?Lobby. Poder Legislativo. Reformulação do Ensino Médio. Políticas Públicas de Educação.O objetivo deste estudo é analisar a atuação de grupos de interesse durante o processo decisório sobre a Medida Provisória 746/2016, atual Reforma do Ensino Médio. O método utilizado foi análise de conteúdo de documentos disponíveis no site do Congresso Nacional e matérias jornalísticas. Os resultados revelam a atuação de diferentes grupos de interesse e um alinhamento de grupos empresariais e órgãos públicos para a defesa da proposta inicial do Poder Executivo. ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2022-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/11174010.21573/vol38n002022.111740REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111740/84917Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Efraim LopesCruz, Mariana TrindadeOliveira, Rosimar FátimaCabral, Eugênia Rosa2023-05-15T11:01:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/111740Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-05-15T11:01:18Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv A atuação dos grupos de interesse no âmbito do legislativo: a quem interessou a reforma do ensino médio?
title A atuação dos grupos de interesse no âmbito do legislativo: a quem interessou a reforma do ensino médio?
spellingShingle A atuação dos grupos de interesse no âmbito do legislativo: a quem interessou a reforma do ensino médio?
Soares, Efraim Lopes
Lobby. Poder Legislativo. Reformulação do Ensino Médio. Políticas Públicas de Educação.
title_short A atuação dos grupos de interesse no âmbito do legislativo: a quem interessou a reforma do ensino médio?
title_full A atuação dos grupos de interesse no âmbito do legislativo: a quem interessou a reforma do ensino médio?
title_fullStr A atuação dos grupos de interesse no âmbito do legislativo: a quem interessou a reforma do ensino médio?
title_full_unstemmed A atuação dos grupos de interesse no âmbito do legislativo: a quem interessou a reforma do ensino médio?
title_sort A atuação dos grupos de interesse no âmbito do legislativo: a quem interessou a reforma do ensino médio?
author Soares, Efraim Lopes
author_facet Soares, Efraim Lopes
Cruz, Mariana Trindade
Oliveira, Rosimar Fátima
Cabral, Eugênia Rosa
author_role author
author2 Cruz, Mariana Trindade
Oliveira, Rosimar Fátima
Cabral, Eugênia Rosa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Efraim Lopes
Cruz, Mariana Trindade
Oliveira, Rosimar Fátima
Cabral, Eugênia Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Lobby. Poder Legislativo. Reformulação do Ensino Médio. Políticas Públicas de Educação.
topic Lobby. Poder Legislativo. Reformulação do Ensino Médio. Políticas Públicas de Educação.
description O objetivo deste estudo é analisar a atuação de grupos de interesse durante o processo decisório sobre a Medida Provisória 746/2016, atual Reforma do Ensino Médio. O método utilizado foi análise de conteúdo de documentos disponíveis no site do Congresso Nacional e matérias jornalísticas. Os resultados revelam a atuação de diferentes grupos de interesse e um alinhamento de grupos empresariais e órgãos públicos para a defesa da proposta inicial do Poder Executivo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Método
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111740
10.21573/vol38n002022.111740
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111740
identifier_str_mv 10.21573/vol38n002022.111740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111740/84917
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372666834944