A gestão escolar e a formação do sujeito: três perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Medeiros, Arilene Maria Soares
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Fortuna, Maria Lúcia de Abrantes, Barbosa, Joaquim Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18724
Resumo: O artigo enfoca a gestão escolar a partir de contribuições teóricas de Jürgen Hbermas, Sigmund Freud e Jacques Ardoine. Habermas oferece elementos para examinar a invisibilidade do sujeito na burocracia escolar e explora a potencialidade democrática das ações comunicativas. Freud permite analisar condicionantes subjetivos na escola, ressalvando a dimensão insconsciente do sujeito. Ardoino contribui para o entendimento do sujeito como produtor de sentido e propõe uma análise multirreferencial das instituições educativas.
id UFRGS-22_a0ac35590e71984a2af7a3fd23ab906e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/18724
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A gestão escolar e a formação do sujeito: três perspectivasO artigo enfoca a gestão escolar a partir de contribuições teóricas de Jürgen Hbermas, Sigmund Freud e Jacques Ardoine. Habermas oferece elementos para examinar a invisibilidade do sujeito na burocracia escolar e explora a potencialidade democrática das ações comunicativas. Freud permite analisar condicionantes subjetivos na escola, ressalvando a dimensão insconsciente do sujeito. Ardoino contribui para o entendimento do sujeito como produtor de sentido e propõe uma análise multirreferencial das instituições educativas.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1872410.21573/vol22n12006.18724REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 22 No. 1 (2006)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2006)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 22 n. 1 (2006)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18724/10947de Medeiros, Arilene Maria SoaresFortuna, Maria Lúcia de AbrantesBarbosa, Joaquim Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-24T17:39:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/18724Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-06-24T17:39:45Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão escolar e a formação do sujeito: três perspectivas
title A gestão escolar e a formação do sujeito: três perspectivas
spellingShingle A gestão escolar e a formação do sujeito: três perspectivas
de Medeiros, Arilene Maria Soares
title_short A gestão escolar e a formação do sujeito: três perspectivas
title_full A gestão escolar e a formação do sujeito: três perspectivas
title_fullStr A gestão escolar e a formação do sujeito: três perspectivas
title_full_unstemmed A gestão escolar e a formação do sujeito: três perspectivas
title_sort A gestão escolar e a formação do sujeito: três perspectivas
author de Medeiros, Arilene Maria Soares
author_facet de Medeiros, Arilene Maria Soares
Fortuna, Maria Lúcia de Abrantes
Barbosa, Joaquim Gonçalves
author_role author
author2 Fortuna, Maria Lúcia de Abrantes
Barbosa, Joaquim Gonçalves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Medeiros, Arilene Maria Soares
Fortuna, Maria Lúcia de Abrantes
Barbosa, Joaquim Gonçalves
description O artigo enfoca a gestão escolar a partir de contribuições teóricas de Jürgen Hbermas, Sigmund Freud e Jacques Ardoine. Habermas oferece elementos para examinar a invisibilidade do sujeito na burocracia escolar e explora a potencialidade democrática das ações comunicativas. Freud permite analisar condicionantes subjetivos na escola, ressalvando a dimensão insconsciente do sujeito. Ardoino contribui para o entendimento do sujeito como produtor de sentido e propõe uma análise multirreferencial das instituições educativas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18724
10.21573/vol22n12006.18724
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18724
identifier_str_mv 10.21573/vol22n12006.18724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18724/10947
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 22 No. 1 (2006)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2006)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 22 n. 1 (2006)
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766369666859008