A gestão escolar e a formação do sujeito: três perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18724 |
Resumo: | O artigo enfoca a gestão escolar a partir de contribuições teóricas de Jürgen Hbermas, Sigmund Freud e Jacques Ardoine. Habermas oferece elementos para examinar a invisibilidade do sujeito na burocracia escolar e explora a potencialidade democrática das ações comunicativas. Freud permite analisar condicionantes subjetivos na escola, ressalvando a dimensão insconsciente do sujeito. Ardoino contribui para o entendimento do sujeito como produtor de sentido e propõe uma análise multirreferencial das instituições educativas. |
id |
UFRGS-22_a0ac35590e71984a2af7a3fd23ab906e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/18724 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A gestão escolar e a formação do sujeito: três perspectivasO artigo enfoca a gestão escolar a partir de contribuições teóricas de Jürgen Hbermas, Sigmund Freud e Jacques Ardoine. Habermas oferece elementos para examinar a invisibilidade do sujeito na burocracia escolar e explora a potencialidade democrática das ações comunicativas. Freud permite analisar condicionantes subjetivos na escola, ressalvando a dimensão insconsciente do sujeito. Ardoino contribui para o entendimento do sujeito como produtor de sentido e propõe uma análise multirreferencial das instituições educativas.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1872410.21573/vol22n12006.18724REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 22 No. 1 (2006)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2006)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 22 n. 1 (2006)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18724/10947de Medeiros, Arilene Maria SoaresFortuna, Maria Lúcia de AbrantesBarbosa, Joaquim Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-24T17:39:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/18724Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-06-24T17:39:45Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão escolar e a formação do sujeito: três perspectivas |
title |
A gestão escolar e a formação do sujeito: três perspectivas |
spellingShingle |
A gestão escolar e a formação do sujeito: três perspectivas de Medeiros, Arilene Maria Soares |
title_short |
A gestão escolar e a formação do sujeito: três perspectivas |
title_full |
A gestão escolar e a formação do sujeito: três perspectivas |
title_fullStr |
A gestão escolar e a formação do sujeito: três perspectivas |
title_full_unstemmed |
A gestão escolar e a formação do sujeito: três perspectivas |
title_sort |
A gestão escolar e a formação do sujeito: três perspectivas |
author |
de Medeiros, Arilene Maria Soares |
author_facet |
de Medeiros, Arilene Maria Soares Fortuna, Maria Lúcia de Abrantes Barbosa, Joaquim Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Fortuna, Maria Lúcia de Abrantes Barbosa, Joaquim Gonçalves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Medeiros, Arilene Maria Soares Fortuna, Maria Lúcia de Abrantes Barbosa, Joaquim Gonçalves |
description |
O artigo enfoca a gestão escolar a partir de contribuições teóricas de Jürgen Hbermas, Sigmund Freud e Jacques Ardoine. Habermas oferece elementos para examinar a invisibilidade do sujeito na burocracia escolar e explora a potencialidade democrática das ações comunicativas. Freud permite analisar condicionantes subjetivos na escola, ressalvando a dimensão insconsciente do sujeito. Ardoino contribui para o entendimento do sujeito como produtor de sentido e propõe uma análise multirreferencial das instituições educativas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18724 10.21573/vol22n12006.18724 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18724 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol22n12006.18724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18724/10947 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 22 No. 1 (2006) Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2006) Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 22 n. 1 (2006) 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766369666859008 |