Os princípios norteadores de políticas e decisões curriculares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36149 |
Resumo: | Resumo: Defendo o ponto de vista de que é viável, hoje, no Brasil, a definição de uma política curricular nacional, centrada em princípios que norteiem também as políticas em nível estadual ou municipal, assim como os planos curriculares das instituições escolares. Proponho que a definição final do currículo se verifique na escola, de modo a configurar uma qualidade negociada via currículo. Focalizo os princípios orientadores de uma política curricular de nível nacional. Sugiro dois princípios básicos: revalorizar o conhecimento escolar e atribuir importância aos fenômenos culturais mais amplos. |
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Os princípios norteadores de políticas e decisões curricularesResumo: Defendo o ponto de vista de que é viável, hoje, no Brasil, a definição de uma política curricular nacional, centrada em princípios que norteiem também as políticas em nível estadual ou municipal, assim como os planos curriculares das instituições escolares. Proponho que a definição final do currículo se verifique na escola, de modo a configurar uma qualidade negociada via currículo. Focalizo os princípios orientadores de uma política curricular de nível nacional. Sugiro dois princípios básicos: revalorizar o conhecimento escolar e atribuir importância aos fenômenos culturais mais amplos.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2012-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/3614910.21573/vol28n12012.36149REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 28 No. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 28 n. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36149/23337Moreira, Antônio Flávio Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-05T13:19:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/36149Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2012-12-05T13:19:20Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
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