A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e Perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, José Ewerton Feitosa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pimentel, Gabriela Sousa Rêgo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/120142
Resumo: A elaboração deste do trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica e de campo, realizada na Rede Municipal de Educação de São Francisco do Conde – Bahia. Com objetivo analisar as atribuições assumidas pelos coordenadores pedagógicos, na perspectiva da construção de sua identidade profissional. A pesquisa configurou-se como exploratória e de abordagem qualitativa. Através dela é possível perceber que a perpetuação das tensões de atribuição interfere significativamente no perfil profissional coordenador, inviabiliza o seu trabalho e compromete a qualidade da gestão pedagógica.
id UFRGS-22_a69ca0cf71ea42473e977598e3d453c3
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/120142
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e PerspectivasCoordenação Pedagógica. Identidade Profissional. Gestão educacional.A elaboração deste do trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica e de campo, realizada na Rede Municipal de Educação de São Francisco do Conde – Bahia. Com objetivo analisar as atribuições assumidas pelos coordenadores pedagógicos, na perspectiva da construção de sua identidade profissional. A pesquisa configurou-se como exploratória e de abordagem qualitativa. Através dela é possível perceber que a perpetuação das tensões de atribuição interfere significativamente no perfil profissional coordenador, inviabiliza o seu trabalho e compromete a qualidade da gestão pedagógica.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2022-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/12014210.21573/vol38n002022.120142REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/120142/86997Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, José Ewerton FeitosaPimentel, Gabriela Sousa Rêgo2023-05-15T04:48:11Zoai:seer.ufrgs.br:article/120142Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-05-15T04:48:11Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e Perspectivas
title A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e Perspectivas
spellingShingle A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e Perspectivas
Cruz, José Ewerton Feitosa
Coordenação Pedagógica. Identidade Profissional. Gestão educacional.
title_short A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e Perspectivas
title_full A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e Perspectivas
title_fullStr A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e Perspectivas
title_full_unstemmed A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e Perspectivas
title_sort A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e Perspectivas
author Cruz, José Ewerton Feitosa
author_facet Cruz, José Ewerton Feitosa
Pimentel, Gabriela Sousa Rêgo
author_role author
author2 Pimentel, Gabriela Sousa Rêgo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, José Ewerton Feitosa
Pimentel, Gabriela Sousa Rêgo
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação Pedagógica. Identidade Profissional. Gestão educacional.
topic Coordenação Pedagógica. Identidade Profissional. Gestão educacional.
description A elaboração deste do trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica e de campo, realizada na Rede Municipal de Educação de São Francisco do Conde – Bahia. Com objetivo analisar as atribuições assumidas pelos coordenadores pedagógicos, na perspectiva da construção de sua identidade profissional. A pesquisa configurou-se como exploratória e de abordagem qualitativa. Através dela é possível perceber que a perpetuação das tensões de atribuição interfere significativamente no perfil profissional coordenador, inviabiliza o seu trabalho e compromete a qualidade da gestão pedagógica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/120142
10.21573/vol38n002022.120142
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/120142
identifier_str_mv 10.21573/vol38n002022.120142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/120142/86997
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766369656373248