A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e Perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/120142 |
Resumo: | A elaboração deste do trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica e de campo, realizada na Rede Municipal de Educação de São Francisco do Conde – Bahia. Com objetivo analisar as atribuições assumidas pelos coordenadores pedagógicos, na perspectiva da construção de sua identidade profissional. A pesquisa configurou-se como exploratória e de abordagem qualitativa. Através dela é possível perceber que a perpetuação das tensões de atribuição interfere significativamente no perfil profissional coordenador, inviabiliza o seu trabalho e compromete a qualidade da gestão pedagógica. |
id |
UFRGS-22_a69ca0cf71ea42473e977598e3d453c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/120142 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e PerspectivasCoordenação Pedagógica. Identidade Profissional. Gestão educacional.A elaboração deste do trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica e de campo, realizada na Rede Municipal de Educação de São Francisco do Conde – Bahia. Com objetivo analisar as atribuições assumidas pelos coordenadores pedagógicos, na perspectiva da construção de sua identidade profissional. A pesquisa configurou-se como exploratória e de abordagem qualitativa. Através dela é possível perceber que a perpetuação das tensões de atribuição interfere significativamente no perfil profissional coordenador, inviabiliza o seu trabalho e compromete a qualidade da gestão pedagógica.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2022-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/12014210.21573/vol38n002022.120142REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/120142/86997Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, José Ewerton FeitosaPimentel, Gabriela Sousa Rêgo2023-05-15T04:48:11Zoai:seer.ufrgs.br:article/120142Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-05-15T04:48:11Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e Perspectivas |
title |
A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e Perspectivas |
spellingShingle |
A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e Perspectivas Cruz, José Ewerton Feitosa Coordenação Pedagógica. Identidade Profissional. Gestão educacional. |
title_short |
A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e Perspectivas |
title_full |
A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e Perspectivas |
title_fullStr |
A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e Perspectivas |
title_full_unstemmed |
A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e Perspectivas |
title_sort |
A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e Perspectivas |
author |
Cruz, José Ewerton Feitosa |
author_facet |
Cruz, José Ewerton Feitosa Pimentel, Gabriela Sousa Rêgo |
author_role |
author |
author2 |
Pimentel, Gabriela Sousa Rêgo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, José Ewerton Feitosa Pimentel, Gabriela Sousa Rêgo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenação Pedagógica. Identidade Profissional. Gestão educacional. |
topic |
Coordenação Pedagógica. Identidade Profissional. Gestão educacional. |
description |
A elaboração deste do trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica e de campo, realizada na Rede Municipal de Educação de São Francisco do Conde – Bahia. Com objetivo analisar as atribuições assumidas pelos coordenadores pedagógicos, na perspectiva da construção de sua identidade profissional. A pesquisa configurou-se como exploratória e de abordagem qualitativa. Através dela é possível perceber que a perpetuação das tensões de atribuição interfere significativamente no perfil profissional coordenador, inviabiliza o seu trabalho e compromete a qualidade da gestão pedagógica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/120142 10.21573/vol38n002022.120142 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/120142 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol38n002022.120142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/120142/86997 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766369656373248 |