A coordenação pedagógica nas escolas estaduais paulistas: resoluções recentes e atuação cotidiana na gestão e organização escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria José da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/26414
Resumo: Este artigo analisa o trabalho da coordenação pedagógica nas escolasestaduais paulistas no contexto das reformas educacionais, entre 1996 e 2010.Analisamos as principais resoluções publicadas pela Secretaria da Educaçãosobre a função de professor coordenador (PC) e discutimos parte dos dadosobtidos em pesquisa empírica de base qualitativa realizada em três escolas dosanos finais do ensino fundamental e do ensino médio do interior paulista. Aanálise nos permitiu reconhecer as implicações das reformas educacionais paraa função, além da identificação e interpretação das formas de reajustamentodos sujeitos apresentadas no trabalho de gestão e organização escolar.
id UFRGS-22_abb20dc6adb79dace5fdfb6b52492aca
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/26414
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A coordenação pedagógica nas escolas estaduais paulistas: resoluções recentes e atuação cotidiana na gestão e organização escolarEste artigo analisa o trabalho da coordenação pedagógica nas escolasestaduais paulistas no contexto das reformas educacionais, entre 1996 e 2010.Analisamos as principais resoluções publicadas pela Secretaria da Educaçãosobre a função de professor coordenador (PC) e discutimos parte dos dadosobtidos em pesquisa empírica de base qualitativa realizada em três escolas dosanos finais do ensino fundamental e do ensino médio do interior paulista. Aanálise nos permitiu reconhecer as implicações das reformas educacionais paraa função, além da identificação e interpretação das formas de reajustamentodos sujeitos apresentadas no trabalho de gestão e organização escolar.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2012-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/2641410.21573/vol27n32011.26414REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 27 No. 3 (2011)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 27 Núm. 3 (2011)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 27 n. 3 (2011)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/26414/15406Fernandes, Maria José da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-14T21:55:00Zoai:seer.ufrgs.br:article/26414Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2012-03-14T21:55Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv A coordenação pedagógica nas escolas estaduais paulistas: resoluções recentes e atuação cotidiana na gestão e organização escolar
title A coordenação pedagógica nas escolas estaduais paulistas: resoluções recentes e atuação cotidiana na gestão e organização escolar
spellingShingle A coordenação pedagógica nas escolas estaduais paulistas: resoluções recentes e atuação cotidiana na gestão e organização escolar
Fernandes, Maria José da Silva
title_short A coordenação pedagógica nas escolas estaduais paulistas: resoluções recentes e atuação cotidiana na gestão e organização escolar
title_full A coordenação pedagógica nas escolas estaduais paulistas: resoluções recentes e atuação cotidiana na gestão e organização escolar
title_fullStr A coordenação pedagógica nas escolas estaduais paulistas: resoluções recentes e atuação cotidiana na gestão e organização escolar
title_full_unstemmed A coordenação pedagógica nas escolas estaduais paulistas: resoluções recentes e atuação cotidiana na gestão e organização escolar
title_sort A coordenação pedagógica nas escolas estaduais paulistas: resoluções recentes e atuação cotidiana na gestão e organização escolar
author Fernandes, Maria José da Silva
author_facet Fernandes, Maria José da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Maria José da Silva
description Este artigo analisa o trabalho da coordenação pedagógica nas escolasestaduais paulistas no contexto das reformas educacionais, entre 1996 e 2010.Analisamos as principais resoluções publicadas pela Secretaria da Educaçãosobre a função de professor coordenador (PC) e discutimos parte dos dadosobtidos em pesquisa empírica de base qualitativa realizada em três escolas dosanos finais do ensino fundamental e do ensino médio do interior paulista. Aanálise nos permitiu reconhecer as implicações das reformas educacionais paraa função, além da identificação e interpretação das formas de reajustamentodos sujeitos apresentadas no trabalho de gestão e organização escolar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/26414
10.21573/vol27n32011.26414
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/26414
identifier_str_mv 10.21573/vol27n32011.26414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/26414/15406
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 27 No. 3 (2011)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 27 Núm. 3 (2011)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 27 n. 3 (2011)
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766370591703040