A educação básica como direito no Brasil: uma análise das determinações e paradoxos da legislação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes de Oliveira, Sonara Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Paschoal, Jaqueline Delgado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/99365
Resumo: O propósito desse estudo de caráter bibliográfico é discutir a obrigatoriedade da educação escolar no Brasil a partir dos avanços e descompassos das determinações legais. Do ponto de vista de sua efetivação tal expansão revelou um desenvolvimento lento, porém progressivo, ainda que esse direito não seja acessível a todas as crianças, principalmente quando se considera os quesitos: acesso, permanência e qualidade dos serviços prestados. Tal fato ocorre porque, em muitos casos, há: péssimas condições de trabalho; ausência de políticas públicas; precariedade na formação e atuação dos professores.  
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