Do Oiapoque ao Chuí - as escolas civis militarizadas: a experiência no extremo norte do Brasil e o neoconservadorismo da sociedade brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Adalberto Carvalho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rubini, Patrícia Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/95997
Resumo: Refletir as razões do aceite social do novo modelo de gestão militar em escolas civis mostrando o ritual em determinada unidade localizada no norte do Brasil. Abordagem qualitativa. Estudos na literatura, sítios jornalísticos e pesquisa empírica com observações, conversas informais, entrevista referentes a experiência situada no Amapá. O método de análise dos instrumentos foi análise do discurso. Resultados apontam que não há nenhuma novidade. É a velha Pedagogia Bancária que retira do aluno o protagonismo. Estamos diante de uma das facetas neoconservadoras em andamento no Brasil.
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