Teoria de administração escolar em José Querino Ribeiro e M. B. Lourenço Filho: raízes e processos de constituição de modelos teóricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Djeissom Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104791
Resumo: O trabalho toma como fontes documentais os livros Ensaio de uma teoria da Administração Escolar, de José Querino Ribeiro, e Organização e Administração Escolar, de Manoel Bergström Lourenço Filho. Através dessas fontes, analisa-se a teoria de Administração Escolar produzida no Brasil, entre 1952 e 1963, objeto de estudo da pesquisa. A partir das datas de publicação dos livros referidos, o recorte histórico é delimitado entre 1930 e 1960. As três referências bibliográficas da área de Administração Escolar, comuns em ambos os livros, possibilitaram a investigação das raízes de modelos teóricos (racional/burocrático, de sistema social, político e anárquico) apresentados na obra A Escola como Organização e a Participação na Organização Escolar, de Licínio C. Lima, utilizada como referência teórica. Os três trabalhos identificados, escritos em língua inglesa, foram: Public School Administration, de Ellwood Cubberley; School Administration. Its Development, Principles and Function in the United States, de Arthur B. Moehlman; e The Nature of the Administrative Process. With Special Reference to Public School Administration, de Jesse B. Sears. A partir desse referencial teórico e metodológico, a pesquisa ensaiou uma abordagem sociológica na análise dos dados, apontando para a necessidade de um aprofundamento na área da Sociologia da Ciência. A tese defendida é a de que havia, nos anos de 1930, uma concepção de ciência que possibilitou a constituição inicial do campo de estudos da Administração Escolar. Nos anos de 1950, condições e processos de produção científicos diferenciados permitiram identificar as raízes dos modelos teóricos, constituindo-se como instrumentos analíticos.
id UNSP_da40a5c3f6f753a00ebe08c753c87f37
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104791
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Teoria de administração escolar em José Querino Ribeiro e M. B. Lourenço Filho: raízes e processos de constituição de modelos teóricosRibeiro, José Querino, 1907-Lourenço Filho, Manoel Bergström, 1897-1970Escolas - Organização e administração- Brasil - 1952-1963Modelos teóricos explicativosPensamento administrativo brasileiroSchool administrationTheoretical modelsTheoretical constitutionO trabalho toma como fontes documentais os livros Ensaio de uma teoria da Administração Escolar, de José Querino Ribeiro, e Organização e Administração Escolar, de Manoel Bergström Lourenço Filho. Através dessas fontes, analisa-se a teoria de Administração Escolar produzida no Brasil, entre 1952 e 1963, objeto de estudo da pesquisa. A partir das datas de publicação dos livros referidos, o recorte histórico é delimitado entre 1930 e 1960. As três referências bibliográficas da área de Administração Escolar, comuns em ambos os livros, possibilitaram a investigação das raízes de modelos teóricos (racional/burocrático, de sistema social, político e anárquico) apresentados na obra A Escola como Organização e a Participação na Organização Escolar, de Licínio C. Lima, utilizada como referência teórica. Os três trabalhos identificados, escritos em língua inglesa, foram: Public School Administration, de Ellwood Cubberley; School Administration. Its Development, Principles and Function in the United States, de Arthur B. Moehlman; e The Nature of the Administrative Process. With Special Reference to Public School Administration, de Jesse B. Sears. A partir desse referencial teórico e metodológico, a pesquisa ensaiou uma abordagem sociológica na análise dos dados, apontando para a necessidade de um aprofundamento na área da Sociologia da Ciência. A tese defendida é a de que havia, nos anos de 1930, uma concepção de ciência que possibilitou a constituição inicial do campo de estudos da Administração Escolar. Nos anos de 1950, condições e processos de produção científicos diferenciados permitiram identificar as raízes dos modelos teóricos, constituindo-se como instrumentos analíticos.The doctoral dissertation has as sources the books Ensaio de uma teoria da Administração Escolar, by José Querino Ribeiro and Organização e Administração Escolar, by Manoel Bergström Lourenço Filho. Through those sources the school administration theory produced in Brazil between 1952 and 1963, the study object of the research, is analyzed. From the referred books publishing dates the research historical period of analysis is limited between 1930 and 1960. The three bibliographical references on school administration, common in both books, made it possible to investigate the roots of potential theoretical models (rational/bureaucratic, social system, political and anarchical) presented in the book A Escola como Organização e a Participação na Organização Escolar, by Licínio C. Lima, used as theoretical reference on the subject. The three pieces of work identified, written in English, were: Public School Administration, by Ellwood Cubberley; School Administration. Its Development, Principles and Function in the United States, by Arthur B. Moehlman; and The Nature of the Administrative Process. With Special Reference to Public School Administration, by Jesse B. Sears. The thesis defended is that there was, in the 1930's, a conception of science that permitted the initial constitution for School Administration studies. In the 1950's scientifically differentiated production conditions and processes made it possible to identify the roots of the theoretical models getting shaped as analytical instruments.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Lourdes Marcelino [UNESP]Lima, Licínio C. [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Djeissom Silva [UNESP]2014-06-11T19:33:29Z2014-06-11T19:33:29Z2006-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis220 f.application/pdfRIBEIRO, Djeissom Silva. Teoria de administração escolar em José Querino Ribeiro e M. B. Lourenço Filho: raízes e processos de constituição de modelos teóricos. 2006. 220 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/104791000460844ribeiro_ds_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-28T06:10:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104791Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-28T06:10:50Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria de administração escolar em José Querino Ribeiro e M. B. Lourenço Filho: raízes e processos de constituição de modelos teóricos
title Teoria de administração escolar em José Querino Ribeiro e M. B. Lourenço Filho: raízes e processos de constituição de modelos teóricos
spellingShingle Teoria de administração escolar em José Querino Ribeiro e M. B. Lourenço Filho: raízes e processos de constituição de modelos teóricos
Ribeiro, Djeissom Silva [UNESP]
Ribeiro, José Querino, 1907-
Lourenço Filho, Manoel Bergström, 1897-1970
Escolas - Organização e administração- Brasil - 1952-1963
Modelos teóricos explicativos
Pensamento administrativo brasileiro
School administration
Theoretical models
Theoretical constitution
title_short Teoria de administração escolar em José Querino Ribeiro e M. B. Lourenço Filho: raízes e processos de constituição de modelos teóricos
title_full Teoria de administração escolar em José Querino Ribeiro e M. B. Lourenço Filho: raízes e processos de constituição de modelos teóricos
title_fullStr Teoria de administração escolar em José Querino Ribeiro e M. B. Lourenço Filho: raízes e processos de constituição de modelos teóricos
title_full_unstemmed Teoria de administração escolar em José Querino Ribeiro e M. B. Lourenço Filho: raízes e processos de constituição de modelos teóricos
title_sort Teoria de administração escolar em José Querino Ribeiro e M. B. Lourenço Filho: raízes e processos de constituição de modelos teóricos
author Ribeiro, Djeissom Silva [UNESP]
author_facet Ribeiro, Djeissom Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Lourdes Marcelino [UNESP]
Lima, Licínio C. [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Djeissom Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ribeiro, José Querino, 1907-
Lourenço Filho, Manoel Bergström, 1897-1970
Escolas - Organização e administração- Brasil - 1952-1963
Modelos teóricos explicativos
Pensamento administrativo brasileiro
School administration
Theoretical models
Theoretical constitution
topic Ribeiro, José Querino, 1907-
Lourenço Filho, Manoel Bergström, 1897-1970
Escolas - Organização e administração- Brasil - 1952-1963
Modelos teóricos explicativos
Pensamento administrativo brasileiro
School administration
Theoretical models
Theoretical constitution
description O trabalho toma como fontes documentais os livros Ensaio de uma teoria da Administração Escolar, de José Querino Ribeiro, e Organização e Administração Escolar, de Manoel Bergström Lourenço Filho. Através dessas fontes, analisa-se a teoria de Administração Escolar produzida no Brasil, entre 1952 e 1963, objeto de estudo da pesquisa. A partir das datas de publicação dos livros referidos, o recorte histórico é delimitado entre 1930 e 1960. As três referências bibliográficas da área de Administração Escolar, comuns em ambos os livros, possibilitaram a investigação das raízes de modelos teóricos (racional/burocrático, de sistema social, político e anárquico) apresentados na obra A Escola como Organização e a Participação na Organização Escolar, de Licínio C. Lima, utilizada como referência teórica. Os três trabalhos identificados, escritos em língua inglesa, foram: Public School Administration, de Ellwood Cubberley; School Administration. Its Development, Principles and Function in the United States, de Arthur B. Moehlman; e The Nature of the Administrative Process. With Special Reference to Public School Administration, de Jesse B. Sears. A partir desse referencial teórico e metodológico, a pesquisa ensaiou uma abordagem sociológica na análise dos dados, apontando para a necessidade de um aprofundamento na área da Sociologia da Ciência. A tese defendida é a de que havia, nos anos de 1930, uma concepção de ciência que possibilitou a constituição inicial do campo de estudos da Administração Escolar. Nos anos de 1950, condições e processos de produção científicos diferenciados permitiram identificar as raízes dos modelos teóricos, constituindo-se como instrumentos analíticos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-02-22
2014-06-11T19:33:29Z
2014-06-11T19:33:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Djeissom Silva. Teoria de administração escolar em José Querino Ribeiro e M. B. Lourenço Filho: raízes e processos de constituição de modelos teóricos. 2006. 220 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/104791
000460844
ribeiro_ds_dr_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv RIBEIRO, Djeissom Silva. Teoria de administração escolar em José Querino Ribeiro e M. B. Lourenço Filho: raízes e processos de constituição de modelos teóricos. 2006. 220 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.
000460844
ribeiro_ds_dr_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/104791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 220 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046692509974528