A modernização do sistema educacional na França: a Nova Gestão Pública entre a afirmação do Estado e o governo descentralizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Derouet, Jean-Louis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79295
Resumo: O texto examina o processo de modernização do Sistema Educacional na França, buscando compreender a afirmação do Estado e o governo descentralizado no contexto de discussão da Nova Gestão Pública. Examinam-se os legados, narrativas e políticas de modernização, bem como os paradoxos da nova administração pública francesa na educação. Questiona-se se a Nova Gestão Pública foi, de fato, implementada no sistema educacional francês. Afirma-se que, na educação, apenas a responsabilidade administrativa e financeira adentrou nas instituições sem ter acarretado muitas consequências no trabalho dos professores. Os principais professores e fiscais estão desenvolvendo avaliações e auditorias, e assinando contratos, mas a estrutura burocrática predomina. Entende-se, todavia, que vem sendo buscada uma terceira via entre o Estado e o mercado, especialmente no tocante à descentralização, com ênfase nas responsabilidades locais mais compartilhadas e na possível mudança do estatuto dos funcionários públicos.
id UFRGS-22_c1761a7c9b27f781fb58d31ec7254d67
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/79295
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A modernização do sistema educacional na França: a Nova Gestão Pública entre a afirmação do Estado e o governo descentralizadomodernizaçãosistema educacional francêsdescentralização.O texto examina o processo de modernização do Sistema Educacional na França, buscando compreender a afirmação do Estado e o governo descentralizado no contexto de discussão da Nova Gestão Pública. Examinam-se os legados, narrativas e políticas de modernização, bem como os paradoxos da nova administração pública francesa na educação. Questiona-se se a Nova Gestão Pública foi, de fato, implementada no sistema educacional francês. Afirma-se que, na educação, apenas a responsabilidade administrativa e financeira adentrou nas instituições sem ter acarretado muitas consequências no trabalho dos professores. Os principais professores e fiscais estão desenvolvendo avaliações e auditorias, e assinando contratos, mas a estrutura burocrática predomina. Entende-se, todavia, que vem sendo buscada uma terceira via entre o Estado e o mercado, especialmente no tocante à descentralização, com ênfase nas responsabilidades locais mais compartilhadas e na possível mudança do estatuto dos funcionários públicos.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/7929510.21573/vol33n32017.79295REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 541 - 559Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 541 - 559Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 541 - 5592447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79295/46231Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessDerouet, Jean-Louis2017-12-31T16:26:35Zoai:seer.ufrgs.br:article/79295Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2017-12-31T16:26:35Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv A modernização do sistema educacional na França: a Nova Gestão Pública entre a afirmação do Estado e o governo descentralizado
title A modernização do sistema educacional na França: a Nova Gestão Pública entre a afirmação do Estado e o governo descentralizado
spellingShingle A modernização do sistema educacional na França: a Nova Gestão Pública entre a afirmação do Estado e o governo descentralizado
Derouet, Jean-Louis
modernização
sistema educacional francês
descentralização.
title_short A modernização do sistema educacional na França: a Nova Gestão Pública entre a afirmação do Estado e o governo descentralizado
title_full A modernização do sistema educacional na França: a Nova Gestão Pública entre a afirmação do Estado e o governo descentralizado
title_fullStr A modernização do sistema educacional na França: a Nova Gestão Pública entre a afirmação do Estado e o governo descentralizado
title_full_unstemmed A modernização do sistema educacional na França: a Nova Gestão Pública entre a afirmação do Estado e o governo descentralizado
title_sort A modernização do sistema educacional na França: a Nova Gestão Pública entre a afirmação do Estado e o governo descentralizado
author Derouet, Jean-Louis
author_facet Derouet, Jean-Louis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Derouet, Jean-Louis
dc.subject.por.fl_str_mv modernização
sistema educacional francês
descentralização.
topic modernização
sistema educacional francês
descentralização.
description O texto examina o processo de modernização do Sistema Educacional na França, buscando compreender a afirmação do Estado e o governo descentralizado no contexto de discussão da Nova Gestão Pública. Examinam-se os legados, narrativas e políticas de modernização, bem como os paradoxos da nova administração pública francesa na educação. Questiona-se se a Nova Gestão Pública foi, de fato, implementada no sistema educacional francês. Afirma-se que, na educação, apenas a responsabilidade administrativa e financeira adentrou nas instituições sem ter acarretado muitas consequências no trabalho dos professores. Os principais professores e fiscais estão desenvolvendo avaliações e auditorias, e assinando contratos, mas a estrutura burocrática predomina. Entende-se, todavia, que vem sendo buscada uma terceira via entre o Estado e o mercado, especialmente no tocante à descentralização, com ênfase nas responsabilidades locais mais compartilhadas e na possível mudança do estatuto dos funcionários públicos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79295
10.21573/vol33n32017.79295
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79295
identifier_str_mv 10.21573/vol33n32017.79295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79295/46231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 541 - 559
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 541 - 559
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 541 - 559
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766371656007680