Itinerários da participação na gestão de escolas públicas de educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/59089 |
Resumo: | O trabalho tem por objetivo analisar opções normativo-institucionais relacionadas à gestão democrática do ensino público e ações delineadas por escolas de Educação Básica visando à participação. Com base no exame de documentos legais de um conjunto de sistemas municipais de ensino e do levantamento, por meio de questionários, de ações propostas e declaradas por escolas vinculadas a esses sistemas, conclui pela existência de um quadro instável de condições favoráveis à democratização da gestão escolar, embora as evidências sinalizem para o reconhecimento do valor político da participação. |
id |
UFRGS-22_c2e21bbc92b268bf6119ecc06454b35b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/59089 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Itinerários da participação na gestão de escolas públicas de educação básicaGestão democráticaescola públicaparticipaçãosistemas municipais de ensino.O trabalho tem por objetivo analisar opções normativo-institucionais relacionadas à gestão democrática do ensino público e ações delineadas por escolas de Educação Básica visando à participação. Com base no exame de documentos legais de um conjunto de sistemas municipais de ensino e do levantamento, por meio de questionários, de ações propostas e declaradas por escolas vinculadas a esses sistemas, conclui pela existência de um quadro instável de condições favoráveis à democratização da gestão escolar, embora as evidências sinalizem para o reconhecimento do valor político da participação.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/5908910.21573/vol31n32015.59089REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 649 - 666Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 649 - 666Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 649 - 6662447-41931678-166X10.21573/vol31n32015reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/59089/37025Nardi, Elton Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-22T16:38:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/59089Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-06-22T16:38:51Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Itinerários da participação na gestão de escolas públicas de educação básica |
title |
Itinerários da participação na gestão de escolas públicas de educação básica |
spellingShingle |
Itinerários da participação na gestão de escolas públicas de educação básica Nardi, Elton Luiz Gestão democrática escola pública participação sistemas municipais de ensino. |
title_short |
Itinerários da participação na gestão de escolas públicas de educação básica |
title_full |
Itinerários da participação na gestão de escolas públicas de educação básica |
title_fullStr |
Itinerários da participação na gestão de escolas públicas de educação básica |
title_full_unstemmed |
Itinerários da participação na gestão de escolas públicas de educação básica |
title_sort |
Itinerários da participação na gestão de escolas públicas de educação básica |
author |
Nardi, Elton Luiz |
author_facet |
Nardi, Elton Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nardi, Elton Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática escola pública participação sistemas municipais de ensino. |
topic |
Gestão democrática escola pública participação sistemas municipais de ensino. |
description |
O trabalho tem por objetivo analisar opções normativo-institucionais relacionadas à gestão democrática do ensino público e ações delineadas por escolas de Educação Básica visando à participação. Com base no exame de documentos legais de um conjunto de sistemas municipais de ensino e do levantamento, por meio de questionários, de ações propostas e declaradas por escolas vinculadas a esses sistemas, conclui pela existência de um quadro instável de condições favoráveis à democratização da gestão escolar, embora as evidências sinalizem para o reconhecimento do valor político da participação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/59089 10.21573/vol31n32015.59089 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/59089 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol31n32015.59089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/59089/37025 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 649 - 666 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 649 - 666 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 649 - 666 2447-4193 1678-166X 10.21573/vol31n32015 reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766371214557184 |