Itinerários da participação na gestão de escolas públicas de educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nardi, Elton Luiz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/59089
Resumo: O trabalho tem por objetivo analisar opções normativo-institucionais relacionadas à gestão democrática do ensino público e ações delineadas por escolas de Educação Básica visando à participação. Com base no exame de documentos legais de um conjunto de sistemas municipais de ensino e do levantamento, por meio de questionários, de ações propostas e declaradas por escolas vinculadas a esses sistemas, conclui pela existência de um quadro instável de condições favoráveis à democratização da gestão escolar, embora as evidências sinalizem para o reconhecimento do valor político da participação.
id UFRGS-22_c2e21bbc92b268bf6119ecc06454b35b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/59089
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Itinerários da participação na gestão de escolas públicas de educação básicaGestão democráticaescola públicaparticipaçãosistemas municipais de ensino.O trabalho tem por objetivo analisar opções normativo-institucionais relacionadas à gestão democrática do ensino público e ações delineadas por escolas de Educação Básica visando à participação. Com base no exame de documentos legais de um conjunto de sistemas municipais de ensino e do levantamento, por meio de questionários, de ações propostas e declaradas por escolas vinculadas a esses sistemas, conclui pela existência de um quadro instável de condições favoráveis à democratização da gestão escolar, embora as evidências sinalizem para o reconhecimento do valor político da participação.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/5908910.21573/vol31n32015.59089REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 649 - 666Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 649 - 666Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 649 - 6662447-41931678-166X10.21573/vol31n32015reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/59089/37025Nardi, Elton Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-22T16:38:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/59089Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-06-22T16:38:51Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Itinerários da participação na gestão de escolas públicas de educação básica
title Itinerários da participação na gestão de escolas públicas de educação básica
spellingShingle Itinerários da participação na gestão de escolas públicas de educação básica
Nardi, Elton Luiz
Gestão democrática
escola pública
participação
sistemas municipais de ensino.
title_short Itinerários da participação na gestão de escolas públicas de educação básica
title_full Itinerários da participação na gestão de escolas públicas de educação básica
title_fullStr Itinerários da participação na gestão de escolas públicas de educação básica
title_full_unstemmed Itinerários da participação na gestão de escolas públicas de educação básica
title_sort Itinerários da participação na gestão de escolas públicas de educação básica
author Nardi, Elton Luiz
author_facet Nardi, Elton Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nardi, Elton Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
escola pública
participação
sistemas municipais de ensino.
topic Gestão democrática
escola pública
participação
sistemas municipais de ensino.
description O trabalho tem por objetivo analisar opções normativo-institucionais relacionadas à gestão democrática do ensino público e ações delineadas por escolas de Educação Básica visando à participação. Com base no exame de documentos legais de um conjunto de sistemas municipais de ensino e do levantamento, por meio de questionários, de ações propostas e declaradas por escolas vinculadas a esses sistemas, conclui pela existência de um quadro instável de condições favoráveis à democratização da gestão escolar, embora as evidências sinalizem para o reconhecimento do valor político da participação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/59089
10.21573/vol31n32015.59089
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/59089
identifier_str_mv 10.21573/vol31n32015.59089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/59089/37025
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 649 - 666
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 649 - 666
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 649 - 666
2447-4193
1678-166X
10.21573/vol31n32015
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766371214557184