Gestão democrática e a participação dos alunos na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151687 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de um aprofundamento da análise das ações do Projeto Intervenção implementadas durante o ano de 2015, em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada no Município de Lajeado/RS, que tem como foco a participação dos alunos nas decisões e normas vigentes. Iniciei a pesquisa refletindo com o grupo gestor sobre os conflitos que vínhamos enfrentando e depois aplicando questionários para os alunos do 6º ano ao 9º ano, relacionado à participação e regras na escola. Para aprofundar o tema utilizei autores como Diaz Bordenave (1994) para entender o que é a participação. Apoiei-me, também em Paro (2011), o qual faz uma reflexão sobre a autonomia do educando, em uma pesquisa nas salas de aula, envolvendo alunos e professores. A pesquisa-ação foi uma forma de desenvolver o trabalho a fim de ouvir os alunos e aquilo que eles diziam, fazendo repensar as práticas utilizadas (de ter as regras concluídas, os alunos só ouvindo, sem poderem opinar), em que a participação nas decisões, na resolução de problemas e de conflitos passou a ter resultados mais significativos. Este trabalho já demonstrou uma dimensão do que pode ser feito com a participação dos alunos nas questões referentes às normas, aos conflitos entre alunos e professores, no entanto, é uma construção coletiva que deve ser feita de forma organizada e democrática. |
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