L’action pédagogique des chefs d’établissements français: opportunités et tensions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79298 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar as representações e as convicções dos gestores principais de instituições francesas de ensino médio da região Norte da França e demarcar as principais tensões com as quais esses gestores se confrontam em suas novas missões pedagógicas. O estudo é resultado de pesquisa qualitativa sobre o trabalho dos gestores principais e a partir das experiências de colaboração da autora em vários mestrados profissionais destinados a estes profissionais. Conclui-se que na instituição escolar, apesar de progredir pouco a pouco, a autonomia dos docentes ainda é pouco discutida e, na França, ainda é forte o estabelecimento da burocracia nas relações entre os profissionais que nela atuam. Ainda existe a influência das configurações locais das instituições e diversos fatores envolvidos em favor das novas missões estabelecidas para os gestores principais, objeto de estudo deste artigo. |
id |
UFRGS-22_d08e14fb15d204a840fde1c583eb5ddc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/79298 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
L’action pédagogique des chefs d’établissements français: opportunités et tensionsgestores principaisação pedagógicainstituição escolar.Este artigo tem como objetivo apresentar as representações e as convicções dos gestores principais de instituições francesas de ensino médio da região Norte da França e demarcar as principais tensões com as quais esses gestores se confrontam em suas novas missões pedagógicas. O estudo é resultado de pesquisa qualitativa sobre o trabalho dos gestores principais e a partir das experiências de colaboração da autora em vários mestrados profissionais destinados a estes profissionais. Conclui-se que na instituição escolar, apesar de progredir pouco a pouco, a autonomia dos docentes ainda é pouco discutida e, na França, ainda é forte o estabelecimento da burocracia nas relações entre os profissionais que nela atuam. Ainda existe a influência das configurações locais das instituições e diversos fatores envolvidos em favor das novas missões estabelecidas para os gestores principais, objeto de estudo deste artigo.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/7929810.21573/vol33n32017.79298REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 627 - 644Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 627 - 644Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 627 - 6442447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79298/46234Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarrère, Anne2017-12-31T16:26:35Zoai:seer.ufrgs.br:article/79298Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2017-12-31T16:26:35Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
L’action pédagogique des chefs d’établissements français: opportunités et tensions |
title |
L’action pédagogique des chefs d’établissements français: opportunités et tensions |
spellingShingle |
L’action pédagogique des chefs d’établissements français: opportunités et tensions Barrère, Anne gestores principais ação pedagógica instituição escolar. |
title_short |
L’action pédagogique des chefs d’établissements français: opportunités et tensions |
title_full |
L’action pédagogique des chefs d’établissements français: opportunités et tensions |
title_fullStr |
L’action pédagogique des chefs d’établissements français: opportunités et tensions |
title_full_unstemmed |
L’action pédagogique des chefs d’établissements français: opportunités et tensions |
title_sort |
L’action pédagogique des chefs d’établissements français: opportunités et tensions |
author |
Barrère, Anne |
author_facet |
Barrère, Anne |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barrère, Anne |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gestores principais ação pedagógica instituição escolar. |
topic |
gestores principais ação pedagógica instituição escolar. |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar as representações e as convicções dos gestores principais de instituições francesas de ensino médio da região Norte da França e demarcar as principais tensões com as quais esses gestores se confrontam em suas novas missões pedagógicas. O estudo é resultado de pesquisa qualitativa sobre o trabalho dos gestores principais e a partir das experiências de colaboração da autora em vários mestrados profissionais destinados a estes profissionais. Conclui-se que na instituição escolar, apesar de progredir pouco a pouco, a autonomia dos docentes ainda é pouco discutida e, na França, ainda é forte o estabelecimento da burocracia nas relações entre os profissionais que nela atuam. Ainda existe a influência das configurações locais das instituições e diversos fatores envolvidos em favor das novas missões estabelecidas para os gestores principais, objeto de estudo deste artigo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79298 10.21573/vol33n32017.79298 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79298 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol33n32017.79298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79298/46234 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 627 - 644 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 627 - 644 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 627 - 644 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766371661250560 |