Nova Gestão Pública e Gestão Democrática da Escola: as experiências da primeira fase de implementação do Programa Ensino Médio Inovador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Körbes, Clecí
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, Monica Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108056
Resumo: O artigo analisa as implicações das abordagens de gestão democrática e de gestão gerencial na experiência de implementação do Programa Ensino Médio Inovador em sua primeira fase. Os dados foram obtidos por meio de questionário junto a 2006 escolas utilizando-se da técnica de análise de conteúdo. O estudo evidenciou que as experiências mais próximas das intenções do Programa estiveram associadas a vivências participativas. Detectou que o principal entrave à formação integral foi a adoção de práticas inspiradas na abordagem de gestão gerencial focadas na padronização, na adaptação e no controle.
id UFRGS-22_d2e0d5c9455457014a5fb4dbea9a9188
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/108056
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Nova Gestão Pública e Gestão Democrática da Escola: as experiências da primeira fase de implementação do Programa Ensino Médio InovadorEnsino MédioPrograma Ensino Médio InovadorGestão DemocráticaNova Gestão Pública.O artigo analisa as implicações das abordagens de gestão democrática e de gestão gerencial na experiência de implementação do Programa Ensino Médio Inovador em sua primeira fase. Os dados foram obtidos por meio de questionário junto a 2006 escolas utilizando-se da técnica de análise de conteúdo. O estudo evidenciou que as experiências mais próximas das intenções do Programa estiveram associadas a vivências participativas. Detectou que o principal entrave à formação integral foi a adoção de práticas inspiradas na abordagem de gestão gerencial focadas na padronização, na adaptação e no controle.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10805610.21573/vol37n12021.108056REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 466-485Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 466-485Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 466-4852447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108056/61628https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108056/61672Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessKörbes, Clecída Silva, Monica Ribeiro2021-05-17T22:33:14Zoai:seer.ufrgs.br:article/108056Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2021-05-17T22:33:14Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Nova Gestão Pública e Gestão Democrática da Escola: as experiências da primeira fase de implementação do Programa Ensino Médio Inovador
title Nova Gestão Pública e Gestão Democrática da Escola: as experiências da primeira fase de implementação do Programa Ensino Médio Inovador
spellingShingle Nova Gestão Pública e Gestão Democrática da Escola: as experiências da primeira fase de implementação do Programa Ensino Médio Inovador
Körbes, Clecí
Ensino Médio
Programa Ensino Médio Inovador
Gestão Democrática
Nova Gestão Pública.
title_short Nova Gestão Pública e Gestão Democrática da Escola: as experiências da primeira fase de implementação do Programa Ensino Médio Inovador
title_full Nova Gestão Pública e Gestão Democrática da Escola: as experiências da primeira fase de implementação do Programa Ensino Médio Inovador
title_fullStr Nova Gestão Pública e Gestão Democrática da Escola: as experiências da primeira fase de implementação do Programa Ensino Médio Inovador
title_full_unstemmed Nova Gestão Pública e Gestão Democrática da Escola: as experiências da primeira fase de implementação do Programa Ensino Médio Inovador
title_sort Nova Gestão Pública e Gestão Democrática da Escola: as experiências da primeira fase de implementação do Programa Ensino Médio Inovador
author Körbes, Clecí
author_facet Körbes, Clecí
da Silva, Monica Ribeiro
author_role author
author2 da Silva, Monica Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Körbes, Clecí
da Silva, Monica Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
Programa Ensino Médio Inovador
Gestão Democrática
Nova Gestão Pública.
topic Ensino Médio
Programa Ensino Médio Inovador
Gestão Democrática
Nova Gestão Pública.
description O artigo analisa as implicações das abordagens de gestão democrática e de gestão gerencial na experiência de implementação do Programa Ensino Médio Inovador em sua primeira fase. Os dados foram obtidos por meio de questionário junto a 2006 escolas utilizando-se da técnica de análise de conteúdo. O estudo evidenciou que as experiências mais próximas das intenções do Programa estiveram associadas a vivências participativas. Detectou que o principal entrave à formação integral foi a adoção de práticas inspiradas na abordagem de gestão gerencial focadas na padronização, na adaptação e no controle.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108056
10.21573/vol37n12021.108056
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108056
identifier_str_mv 10.21573/vol37n12021.108056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108056/61628
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108056/61672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 466-485
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 466-485
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 466-485
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372628037632