Gestão escolar em instituições de ensino médio: entre a gestão democrática e a gerencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300008 |
Resumo: | A gestão democrática das escolas públicas encontra-se na agenda da política educacional do governo brasileiro, notadamente a partir das últimas décadas do Século XX, e se amplia nos anos iniciais do Século XXI. Essa mesma concepção tem se apresentado como uma demanda dos setores organizados dos educadores que, historicamente, pressionaram o poder público para criar MECanismos de gestão democrática para a administração das unidades escolares. Este artigo se debruça sobre essa temática, com base em resultados de uma pesquisa efetuada em escolas públicas estaduais, do ensino médio, do estado do Rio Grande do Norte, procurando destacar como a gestão escolar se organiza, considerando duas dimensões desse processo: o projeto político-pedagógico e os conselhos escolares. Os resultados do estudo evidenciam a implementação de MECanismos de gestão democrática nas escolas, mas também a presença de MECanismos gerenciais para conduzir as ações da escola. |
id |
CEDES-1_73ca926a20d3ecde27ad10d64c585820 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302011000300008 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão escolar em instituições de ensino médio: entre a gestão democrática e a gerencialEnsino médioParticipaçãoGestão democráticaGestão gerencialA gestão democrática das escolas públicas encontra-se na agenda da política educacional do governo brasileiro, notadamente a partir das últimas décadas do Século XX, e se amplia nos anos iniciais do Século XXI. Essa mesma concepção tem se apresentado como uma demanda dos setores organizados dos educadores que, historicamente, pressionaram o poder público para criar MECanismos de gestão democrática para a administração das unidades escolares. Este artigo se debruça sobre essa temática, com base em resultados de uma pesquisa efetuada em escolas públicas estaduais, do ensino médio, do estado do Rio Grande do Norte, procurando destacar como a gestão escolar se organiza, considerando duas dimensões desse processo: o projeto político-pedagógico e os conselhos escolares. Os resultados do estudo evidenciam a implementação de MECanismos de gestão democrática nas escolas, mas também a presença de MECanismos gerenciais para conduzir as ações da escola.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300008Educação & Sociedade v.32 n.116 2011reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302011000300008info:eu-repo/semantics/openAccessNeto,Antônio CabralCastro,Alda Maria Duarte Araújopor2011-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302011000300008Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2011-11-11T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão escolar em instituições de ensino médio: entre a gestão democrática e a gerencial |
title |
Gestão escolar em instituições de ensino médio: entre a gestão democrática e a gerencial |
spellingShingle |
Gestão escolar em instituições de ensino médio: entre a gestão democrática e a gerencial Neto,Antônio Cabral Ensino médio Participação Gestão democrática Gestão gerencial |
title_short |
Gestão escolar em instituições de ensino médio: entre a gestão democrática e a gerencial |
title_full |
Gestão escolar em instituições de ensino médio: entre a gestão democrática e a gerencial |
title_fullStr |
Gestão escolar em instituições de ensino médio: entre a gestão democrática e a gerencial |
title_full_unstemmed |
Gestão escolar em instituições de ensino médio: entre a gestão democrática e a gerencial |
title_sort |
Gestão escolar em instituições de ensino médio: entre a gestão democrática e a gerencial |
author |
Neto,Antônio Cabral |
author_facet |
Neto,Antônio Cabral Castro,Alda Maria Duarte Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Castro,Alda Maria Duarte Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto,Antônio Cabral Castro,Alda Maria Duarte Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Participação Gestão democrática Gestão gerencial |
topic |
Ensino médio Participação Gestão democrática Gestão gerencial |
description |
A gestão democrática das escolas públicas encontra-se na agenda da política educacional do governo brasileiro, notadamente a partir das últimas décadas do Século XX, e se amplia nos anos iniciais do Século XXI. Essa mesma concepção tem se apresentado como uma demanda dos setores organizados dos educadores que, historicamente, pressionaram o poder público para criar MECanismos de gestão democrática para a administração das unidades escolares. Este artigo se debruça sobre essa temática, com base em resultados de uma pesquisa efetuada em escolas públicas estaduais, do ensino médio, do estado do Rio Grande do Norte, procurando destacar como a gestão escolar se organiza, considerando duas dimensões desse processo: o projeto político-pedagógico e os conselhos escolares. Os resultados do estudo evidenciam a implementação de MECanismos de gestão democrática nas escolas, mas também a presença de MECanismos gerenciais para conduzir as ações da escola. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302011000300008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.32 n.116 2011 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122555168391168 |