O trabalho dos gestores nas instituições de Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galdino, Luciana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Côco, Valdete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/75993
Resumo: Resumo: Nos desafios conexos à gestão educacional, este artigo sintetiza dados de pesquisa qualitativa, abordando o trabalho dos gestores das instituições de Educação Infantil, com procedimentos de aplicação de questionário e de desenvolvimento de entrevista. Com ancoragem teórica-metodológica bakhtiniana, evidencia-se um trabalho instado pelas bases legais e demandas – por vezes, conflitantes – dos órgãos gestores, pares de trabalho, estudantes e comunidade. Nesse movimento, o compartilhamento coletivo das ações reúne exigências, implicando responsabilização, que informam novas imposições à gestão educacional.Palavras-Chave: Educação Infantil. Gestão. Trabalho docente. Abstract: In the challenges related to educational management, this article synthesizes qualitative research data, addressing the work of the managers of the institutions of Early Childhood Education, with procedures for application of questionnaire and interview development. With Bakhtin's theoretical and methodological anchorage, it puts in evidence a work by the legal bases and demands - sometimes conflicting - of the management organs, work pairs, students, and community. In this movement, the collective sharing of actions brings together demands, implying accountability, which inform new impositions to educational management.Keywords: childhood education; management; teaching work. Resumen: En los desafíos relacionados con la gestión educativa, este artículo sintetiza datos de investigación cualitativa, abordando el trabajo de los gestores de las instituciones de Educación Infantil, con procedimientos de aplicación de cuestionario y de desarrollo de entrevista. Con anclaje teórico-metodológico bakhtiniano, se evidencia un trabajo instado por las bases legales y demandas – a veces conflictivas – de los órganos gestores, parejas de trabajo, estudiantes y comunidad. En ese movimiento, el compartir colectivo de las acciones reúne exigencias, implicando responsabilización, que informan nuevas imposiciones a la gestión educativa.Palabras Clave: Educación Infantil. Gestión. Trabajo docente.
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