Professores iniciantes/ingressantes na educação infantil : significados e sentidos do trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rosiris Pereira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34796
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
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spelling Professores iniciantes/ingressantes na educação infantil : significados e sentidos do trabalho docenteTrabalho docenteEducação infantilTrabalho pedagógicoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.Esta pesquisa vincula-se ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe). Tem por temática o estudo do trabalho docente na educação infantil. O objetivo geral foi identificar e analisar os significados e sentidos sobre o trabalho docente na educação infantil, apropriados e atribuídos por professoras iniciantes/ingressantes. As participantes da investigação são professoras da educação infantil, ingressantes na carreira docente na Rede pública de ensino do município de Goiânia. As questões norteadoras da tese foram: Quais são os significados e sentidos constituídos/elaborados pelas professoras no início da carreira acerca do trabalho docente na educação infantil? E, quais são as relações entre as especificidades do trabalho docente na primeira etapa da educação básica e a elaboração e atribuição de sentidos sobre esse trabalho a partir da apropriação dos significados sócio-históricos para esta atividade educativa? Para responder a essas questões, nos apoiamos no materialismo histórico-dialético como método de investigação, e como possibilidade de apreensão do objeto em suas múltiplas determinações, buscando revelar esse fenômeno para além da imediaticidade, tendo como referencial teórico-metodológico Marx (1983, 1989, 1993, 1997, 2008); Marx e Engels (1984); Kosik (1976); Kopnin (1978); Duarte (1999, 2004a); Frigotto (2001); Húngaro (2008, 2014). Para a aproximação das categorias teórico-metodológicas ‒ significados e sentidos ‒, nos pautamos em Vigotski (2000); Leontiev (1978); Aguiar e Ozella (2006, 2013); Soares (2006); Aguiar e Soares (2008). Nesta investigação, apresentamos o trabalho docente na educação infantil como uma categoria singular na relação com a universalidade da categoria trabalho, em sua dimensão ontológica e filosófica, destacando suas mediações e contradições. Identificamos sete núcleos de significação que articulam os significados e sentidos elaborados e atribuídos ao trabalho docente na educação infantil, no processo de inserção docente de professoras iniciantes/ingressantes (1. Trabalho tomado como diferenciado na educação infantil; 2. Sentido de docência - função com diversos papeis e atribuições; 3. Sobrevivência na e pela prática pedagógica; 4. Criança: retórica do conceito; 5. Desenvolvimento profissional docente – tornar-se professor: antecedentes e formação; 6. Contradição do trabalho na educação infantil ‒ entre a valorização e a desvalorização e; 7. Sentimento de realização/estranhamento no trabalho docente na educação infantil). As contradições observadas em relação aos significados e sentidos do trabalho docente na educação infantil das professoras iniciantes/ingressantes nos indicaram duas categorias fundamentais para sua compreensão: a alienação e a emancipação. A observação da presença dessas categorias nos significados e sentidos apropriados, elaborados e atribuídos ao trabalho docente nos possibilitou inferir que os significados e sentidos são mediados, simultaneamente, por processos de alienação (pelo fato do trabalho das professoras estar formalmente subsumido à lógica capitalista na relação entre capital e trabalho) e ao mesmo tempo por processos de emancipação (pelo fato do trabalho das professoras não se concretizar como trabalho material e não ser diretamente produtivo na esfera do valor de troca nas instituições públicas de ensino). A partir dos sentidos elaborados e atribuídos ao trabalho docente, observamos que as professoras iniciantes/ingressantes não se apropriam dos significados fixados historicamente sem também criticá-los (sem reagir a eles – resistências, descontentamento, oposição, confrontação). Isso nos mostrou que os significados fixados histórico e socialmente podem ser ressignificados, numa relação dialética, na qual, os sentidos são determinados pelos significados, podendo também determiná-los. Nas falas das professoras entrevistadas, foi possível captar que os significados constituídos sob o capitalismo ‒ para o trabalho docente na educação infantil ‒ não são imparciais ou neutros em relação aos interesses de classe e gênero, apesar dessa compreensão nem sempre estar completamente presente na elaboração e atribuição de sentidos pelas professoras iniciantes/ingressantes, visto que, as contradições são linhas de forças presentes no cotidiano do trabalho docente na educação infantil, cuja fragmentação, intensificação, desvalorização e precarização da atividade docente distanciam os sentidos pessoais dos significados socialmente referenciados para esse trabalho. Foi possível perceber que os sentidos, ora são configurados/conformados em consonância com os significados naturalizados ideologicamente e determinados por aspectos objetivos e subjetivos, ora são resistentes aos mesmos ‒ em movimento emancipador ‒, contradição que recapitula o movimento pendular do trabalho na sociedade capitalista, possuindo elementos universais do trabalho em sua dimensão ontológica, mas quando submetidos a determinadas circunstâncias, carregam elementos alienados e alienantes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This research is linked to the Group of Studies and Research on Training and Performance of Teachers/Pedagogues. Its theme is the study of teaching work in children's education. The general objective was to identify and analyze the meanings and senses about the teaching work in children 's education, appropriated and attributed by beginner teachers. The research participants are pre-school teachers who are entering the teaching career in the public school network of the municipality of Goiânia. The guiding questions of the thesis were: What are the meanings and senses constituted/elaborated by the teachers at the beginning of the career about the teaching work in the child education? And, what are the relations between the specificities of the teaching work in the first stage of basic education and the elaboration and attribution of senses about this work from the appropriation of the socio-historical meanings for this educational activity? In order to answer these questions, we rely on historical-dialectical materialism as a method of investigation, and as a possibility of apprehending the object in its multiple determinations, seeking to reveal this phenomenon beyond its immediacy, having as theoretical-methodological reference Marx (1983, 1989, 1993, 1997, 2008); Marx and Engels (1984); Kosik (1976); Kopnin (1978); Duarte (1999, 2004a); Frigotto (2001); Hungarian (2008, 2014). For the approximation of the theoretical-methodological categories ‒ meanings and senses ‒, we are in Vigotski (2000); Leontiev (1978); Aguiar and Ozella (2006, 2013); Soares (2006); Aguiar and Soares (2008). In this research, we present the teaching work in children's education as a singular category in relation to the universality of the work category, in its ontological and philosophical dimension, highlighting its mediations and contradictions. We identify seven nuclei of signification about meanings and senses elaborated and attributed to the teaching work in the children's education, in the process of insertion of teachers of beginners/newcomers (1. Work taken as differentiated in the education of children; 2. Sense of teaching ‒ function with several roles and assignments; 3. Survival in and through pedagogical practice; 4. Child: concept rhetoric; 5. Professional teacher development ‒ become teacher: background and training; 6. Contradiction of work in early childhood education ‒ between valuation and devaluation; 7. Feeling of realization/estrangement in teaching work in early childhood education). The contradictions observed in relation to the meanings and senses of the teaching work in the early childhood education of the beginning/ newcomer teachers indicated two fundamental categories for their understanding: alienation and emancipation. The observation of the presence of these categories in the appropriate meanings and senses elaborated and attributed to the teaching work enabled us to infer that meanings and senses are simultaneously mediated by alienation processes (because the work of the teachers is formally subsumed to the capitalist logic in the relation between capital and labor) and at the same time through processes of emancipation (because the work of teachers does not materialize as material labor and is not directly productive in the sphere of exchange value in public educational institutions). From the senses elaborated and attributed to the teaching work, we observe that the beginner/newcomer teachers do not take hold of the meanings set historically without also criticizing them. This has shown us that historically and socially fixed meanings can be redefined in a two-way relation in which the senses are determined by meanings and can be determined. In the statements of the interviewed teachers, it was possible to understand that the meanings constituted under capitalism ‒ for teaching work in early childhood education ‒ are not impartial or neutral in relation to class and gender interests, although this understanding is not always fully present in the elaboration and attribution of meanings by beginner/newcomer teachers. For contradictions are lines of forces present in the daily work of teachers in early childhood education, whose fragmentation, intensification, devaluation and precariousness of teaching activity distances the personal senses from the socially referenced meanings for this work. It was possible to perceive that the senses are now configured in accordance with ideologically naturalized meanings and determined by objective and subjective aspects, or are resistant to them ‒ in an emancipatory movement ‒, a contradiction that repeats the pendular movement of labor in capitalist society, universals of labor in their ontological dimension, which, when subjected to certain circumstances, carry alienated and alienating elements.Esta investigación se vincula al Grupo de Estudios e Investigaciones sobre Formación y Actuación de Profesores/Pedagogos (GEPFAPe). Tiene por temática el estudio del trabajo docente en la educación infantil. El objetivo general fue identificar y analizar los significados y sentidos sobre el trabajo docente en la educación infantil, apropiados y atribuidos por profesoras principiantes/ingresantes. Las participantes de la investigación son profesoras de la educación infantil, ingresantes en la carrera docente en la Red pública de enseñanza del Municipio de Goiânia. Las cuestiones orientadoras de la tesis fueron: ¿Qué significados y sentidos son constituidos / elaborados por las maestras, cuando inician su carrera, acerca del trabajo docente en la educación infantil? ¿Cuáles son las relaciones entre las especificidades del trabajo docente en la primera etapa de la educación básica y la elaboración y atribución de sentidos sobre ese trabajo a partir de la apropiación de los significados socio-históricos para esta actividad educativa? Para responder a estas cuestiones, nos apoyamos en el materialismo histórico-dialéctico como método de investigación, y como posibilidad de aprehensión del objeto en sus múltiples determinaciones, buscando revelar ese fenómeno más allá de la inmediatez, teniendo como referencial teórico-metodológico Marx (1983, 1989 , 1993, 1997 y 2008); Marx y Engels (1984); Kosik (1976); Kopnin (1978); Duarte (1999, 2004a); Frigotto (2001); Húngaro (2008, 2014). Para la aproximación de las categorías teórico-metodológicas - significados y sentidos -, nos fijamos en Vigotski (2000); Leontiev (1978); Aguiar y Ozella (2006, 2013); Soares (2006); Aguiar y Soares (2008). En esta investigación, presentamos el trabajo docente en la educación infantil como una categoría singular en la relación con la universalidad de la categoría trabajo, en su dimensión ontológica y filosófica, destacando sus mediaciones y contradicciones. Identificamos siete núcleos de significación que articulan los significados y sentidos elaborados y atribuidos al trabajo docente en la educación infantil en el proceso de inserción docente de profesoras principiantes/ingressantes (1. Trabajo tomado como diferenciado en la educación infantil; 2. Sentido de docencia - función con diversos papeles y atribuciones; 3. Supervivencia en la práctica pedagógica; 4. Niño: retórica del concepto; 5. Desarrollo profesional docente - convertirse en profesor - antecedentes y formación; 6. Contradicción del trabajo en la educación infantil entre la valorización y la devaluación; 7. Sentimiento de realización / extrañamiento en el trabajo docente en la educación infantil). Las contradicciones observadas en relación a los significados y sentidos del trabajo docente en la educación infantil de las profesoras principiantes/ingresantes nos indicaron dos categorías fundamentales para su comprensión: la alienación y la emancipación. La observación de la presencia de esas categorías en los significados y sentidos apropiados, elaborados y atribuidos al trabajo docente nos posibilitó inferir que los significados y sentidos son mediados simultáneamente por procesos de alienación (por el hecho del trabajo de las profesoras estar formalmente subsumido a la lógica capitalista en la relación entre capital y el trabajo) y al mismo tiempo por procesos de emancipación (por el hecho del trabajo de las profesoras no concretarse como trabajo material y no ser directamente productivo en la esfera del valor de cambio en las instituciones públicas de enseñanza). A partir de los sentidos elaborados y atribuidos al trabajo docente, observamos que las profesoras principiantes/ingresantes no se apropian de los significados fijados históricamente sin también criticarlos (sin reaccionar ante ellos - resistencias, descontento, oposición, confrontación). Esto nos mostró que los significados fijados histórico y socialmente pueden ser resignificados, en una relación dialéctica en la cual los sentidos son determinados por los significados, pero también pueden determinarlos. Es posible captar en las palabras de las profesoras entrevistadas que los significados constituidos bajo el capitalismo para el trabajo docente en la educación infantil no son imparciales o neutros en relación a los intereses de clase y género, a pesar de que esta comprensión no siempre está completamente presente en la elaboración y atribución de sentidos por las profesoras principiantes / ingresantes, ya que las contradicciones son líneas de fuerzas presentes en el cotidiano del trabajo docente en la educación infantil en que la fragmentación, intensificación, devaluación y precarización de la actividad docente distancian los sentidos personales de los significados socialmente referenciados para este trabajo. Es posible percibir que los sentidos ora son configurados/conformados en consonancia con los significados naturalizados ideológicamente y determinados por aspectos objetivos y subjetivos, ora son resistentes a los mismos - en movimiento emancipador-, contradicción que recapitula el movimiento pendular del trabajo en la sociedad capitalista, que posee elementos universales del trabajo en su dimensión ontológica y que, cuando sometidos a determinadas circunstancias, cargam elementos alienados y alienantes.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro daSouza, Rosiris Pereira de2019-06-13T19:21:03Z2019-06-13T19:21:03Z2019-06-132018-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUZA, Rosiris Pereira de. Professores iniciantes/ingressantes na educação infantil: significados e sentidos do trabalho docente. 2018. 470 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34796A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T17:22:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/34796Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T17:22:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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