Financiamento da escola à luz do novo papel do Estado: o papel do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peroni, Vera Maria Vidal
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18892
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a relação entre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o novo papel do Estado neoliberal na educação. Analisa os resultados do Programa na rede estadual do Rio Grande do Sul e em Porto Alegre. Ao descentralizar recursos diretamente para as escolas, mas centralizando as definições políticas sobre sua gestão, incluindo a criação de unidades executoras de direito privado, o Programa se pauta por novas relações intergovernamentais e entre o Estado e a sociedade.
id UFRGS-22_d57ebac5121a27eec2be4b5990b4c485
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/18892
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Financiamento da escola à luz do novo papel do Estado: o papel do Rio Grande do SulEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a relação entre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o novo papel do Estado neoliberal na educação. Analisa os resultados do Programa na rede estadual do Rio Grande do Sul e em Porto Alegre. Ao descentralizar recursos diretamente para as escolas, mas centralizando as definições políticas sobre sua gestão, incluindo a criação de unidades executoras de direito privado, o Programa se pauta por novas relações intergovernamentais e entre o Estado e a sociedade.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1889210.21573/vol22n22006.18892REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 22 No. 2 (2006)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2006)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 22 n. 2 (2006)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18892/11002Peroni, Vera Maria Vidalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-03-05T08:31:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/18892Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2011-03-05T08:31:30Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Financiamento da escola à luz do novo papel do Estado: o papel do Rio Grande do Sul
title Financiamento da escola à luz do novo papel do Estado: o papel do Rio Grande do Sul
spellingShingle Financiamento da escola à luz do novo papel do Estado: o papel do Rio Grande do Sul
Peroni, Vera Maria Vidal
title_short Financiamento da escola à luz do novo papel do Estado: o papel do Rio Grande do Sul
title_full Financiamento da escola à luz do novo papel do Estado: o papel do Rio Grande do Sul
title_fullStr Financiamento da escola à luz do novo papel do Estado: o papel do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Financiamento da escola à luz do novo papel do Estado: o papel do Rio Grande do Sul
title_sort Financiamento da escola à luz do novo papel do Estado: o papel do Rio Grande do Sul
author Peroni, Vera Maria Vidal
author_facet Peroni, Vera Maria Vidal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peroni, Vera Maria Vidal
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a relação entre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o novo papel do Estado neoliberal na educação. Analisa os resultados do Programa na rede estadual do Rio Grande do Sul e em Porto Alegre. Ao descentralizar recursos diretamente para as escolas, mas centralizando as definições políticas sobre sua gestão, incluindo a criação de unidades executoras de direito privado, o Programa se pauta por novas relações intergovernamentais e entre o Estado e a sociedade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18892
10.21573/vol22n22006.18892
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18892
identifier_str_mv 10.21573/vol22n22006.18892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18892/11002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 22 No. 2 (2006)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2006)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 22 n. 2 (2006)
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766369678393344