Redefinições no papel do estado : Parcerias público-privadas e a democratização da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peroni, Vera Maria Vidal
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220556
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a relação público-privada e as consequências para a gestão democrática das escolas no Brasil. Apresenta o contexto atual, pois entende a inserção da lógica privada nas escolas públicas como parte de mudanças ocorridas nesse período particular do capitalismo, que redefinem o papel do Estado e as políticas sociais. E expõe o exemplo de uma parceria entre o setor público e o terceiro setor, que foi objeto de pesquisa concluída recentemente. O referencial teórico que respaldou a pesquisa baseou-se em autores que analisam o período atual, como David Harvey e Istvan Mészáros, e o conceito de democracia baseado em Ellen Wood. Os dados, predominantemente qualitativos, foram coletados por meio de entrevistas com os gestores da política, análise de documentos, observações na escola e entrevistas com professores, diretores e equipe pedagógica. Em termos gerais, concluiu-se que as relações entre o público e o privado manifestam-se no período atual, tanto no que se refere à alteração da propriedade (público nãoestatal), quanto em relação ao que permanece na propriedade estatal, mas reorganiza os processos educacionais na lógica do mercado.
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Em termos gerais, concluiu-se que as relações entre o público e o privado manifestam-se no período atual, tanto no que se refere à alteração da propriedade (público nãoestatal), quanto em relação ao que permanece na propriedade estatal, mas reorganiza os processos educacionais na lógica do mercado.The aim of this article is to analyze the public-private relation and its consequences for the democratic management of schools in Brazil. It displays the current context, because it comprehends the inclusion of private logic in public schools as part of changes in this particular period of capitalism, which redefine the role of social policies, and presents an example of a partnership between the public schools and third sector, which was the subject of research recently completed. The theoretical framework, which supported the research was based on authors who analyze the current period, David Harvey and Istvan Meszaros, and the concept of democracy based on Ellen Wood. The data, mostly qualitative, were collected through interviews with managers of the policy document analysis, observations and interviews with school teachers, principals and teaching staff. Overall, it was concluded that the relationship between public and private are manifested in the current period both in terms of change of ownership (public non-state), and in relation to what remains in state ownership, but rearranges educational processes in the logic of the market.El objetivo de este artículo es analizar la relación público-privada y las consecuencias para la gestión democrática de las escuelas en el Brasil. Presenta el contexto actual, pues entiende que el ingreso de la lógica privada en las escuelas públicas como parte de los cambios que ocurrieron en este período particular del capitalismo, redefinen el papel del Estado y las políticas sociales. Expone el ejemplo de una alianza entre el sector público y el tercer sector, que fue objeto de la investigación concluida recientemente. El referencial teórico que respaldó el trabajo está basado en autores que analizan el período actual, como David Harvey e Istvan Mészáros, el concepto de democracia utilizado es el mismo de Ellem Wood. Los datos, predominantemente cualitativos, fueron recogidos mediante entrevistas con gestores de la política, analizando documentos, haciendo observaciones en la escuela, así como entrevistando profesores, directores y equipos pedagógicos. En términos generales, se concluye que las relaciones entre lo público y lo privado se manifiestan en el período actual, tanto en lo que se refiere a las alteraciones de la propiedad (público no-estatal), cuanto en relación a lo que permanece en la propiedad estatal, pero reorganiza los procesos educacionales dentro de la lógica del mercado.application/pdfporArquivos Analíticos de Políticas Educativas. Arizona. Vol. 21, n. 22 (mar. 2013), p. 1-17Política educacionalDemocratização do ensinoPublic / private partnership in educationBrazilian educational policyDemocratic managementGestión democráticaAlianza público-privada en la educaciónPolíticas educacional brasileraRedefinições no papel do estado : Parcerias público-privadas e a democratização da educaçãoRedefinitions of the role of the state : Public / private partnerships and the democratization of educationRedefiniciones en el papel del Estado : Alianzas público-privadas y la democratización de la educaciónEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000881700.pdf.txt000881700.pdf.txtExtracted Texttext/plain56304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220556/2/000881700.pdf.txt5f4d5786f7ab9389b29dfbf03c1a9fe5MD52ORIGINAL000881700.pdfTexto completoapplication/pdf1285992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220556/1/000881700.pdf139c8bbd713e03ff5b8bb543472b1345MD5110183/2205562021-05-07 05:06:32.717884oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220556Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:06:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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