Reuni e seus impactos nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES): uma análise da admissão de docentes de 2007 a 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles, Roberto Sousa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Faerstein, Eduardo, Dal Poz, Mario Roberto, Bispo dos Santos, Pablo Silva Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/101107
Resumo: O artigo analisa impactos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) na qualidade da educação superior brasileira, usando como principal indicador a admissão de docentes concursados nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Foram analisados os dados oficiais do censo da educação superior dos anos de duração do programa, traçando um paralelo com a literatura publicada sobre o tema. O estudo aborda instituições de todas as regiões do país, com um destaque a experiência da Universidade Federal Fluminense (UFF), a instituição de ensino superior referência no desenvolvimento das diretrizes do programa.
id UFRGS-22_d66de47c0d279c2c4891167f7ea3c105
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/101107
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Reuni e seus impactos nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES): uma análise da admissão de docentes de 2007 a 2017Educação Superior. Reuni. Análise de impacto. Docentes.O artigo analisa impactos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) na qualidade da educação superior brasileira, usando como principal indicador a admissão de docentes concursados nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Foram analisados os dados oficiais do censo da educação superior dos anos de duração do programa, traçando um paralelo com a literatura publicada sobre o tema. O estudo aborda instituições de todas as regiões do país, com um destaque a experiência da Universidade Federal Fluminense (UFF), a instituição de ensino superior referência no desenvolvimento das diretrizes do programa.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2020-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Quantitativa e Análise Documentalapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10110710.21573/vol36n12020.101107REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 1 (2020): RBPAE - REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 310-335Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 1 (2020): RBPAE - REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 310-335Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 1 (2020): RBPAE - REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 310-3352447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/101107/57020Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalles, Roberto SousaFaerstein, EduardoDal Poz, Mario RobertoBispo dos Santos, Pablo Silva Machado2020-08-04T22:00:47Zoai:seer.ufrgs.br:article/101107Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2020-08-04T22:00:47Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Reuni e seus impactos nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES): uma análise da admissão de docentes de 2007 a 2017
title Reuni e seus impactos nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES): uma análise da admissão de docentes de 2007 a 2017
spellingShingle Reuni e seus impactos nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES): uma análise da admissão de docentes de 2007 a 2017
Salles, Roberto Sousa
Educação Superior. Reuni. Análise de impacto. Docentes.
title_short Reuni e seus impactos nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES): uma análise da admissão de docentes de 2007 a 2017
title_full Reuni e seus impactos nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES): uma análise da admissão de docentes de 2007 a 2017
title_fullStr Reuni e seus impactos nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES): uma análise da admissão de docentes de 2007 a 2017
title_full_unstemmed Reuni e seus impactos nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES): uma análise da admissão de docentes de 2007 a 2017
title_sort Reuni e seus impactos nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES): uma análise da admissão de docentes de 2007 a 2017
author Salles, Roberto Sousa
author_facet Salles, Roberto Sousa
Faerstein, Eduardo
Dal Poz, Mario Roberto
Bispo dos Santos, Pablo Silva Machado
author_role author
author2 Faerstein, Eduardo
Dal Poz, Mario Roberto
Bispo dos Santos, Pablo Silva Machado
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salles, Roberto Sousa
Faerstein, Eduardo
Dal Poz, Mario Roberto
Bispo dos Santos, Pablo Silva Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior. Reuni. Análise de impacto. Docentes.
topic Educação Superior. Reuni. Análise de impacto. Docentes.
description O artigo analisa impactos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) na qualidade da educação superior brasileira, usando como principal indicador a admissão de docentes concursados nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Foram analisados os dados oficiais do censo da educação superior dos anos de duração do programa, traçando um paralelo com a literatura publicada sobre o tema. O estudo aborda instituições de todas as regiões do país, com um destaque a experiência da Universidade Federal Fluminense (UFF), a instituição de ensino superior referência no desenvolvimento das diretrizes do programa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Quantitativa e Análise Documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/101107
10.21573/vol36n12020.101107
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/101107
identifier_str_mv 10.21573/vol36n12020.101107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/101107/57020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 1 (2020): RBPAE - REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 310-335
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 1 (2020): RBPAE - REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 310-335
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 1 (2020): RBPAE - REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 310-335
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372145692672