A conquista do direito das crianças à educação: da proposição à materialização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Priscila Kelida Assis
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silveira, Telma Aparecida Teles Martins, Barbosa, Ivone Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104878
Resumo: O presente artigo analisa o processo histórico de consolidação do direito à Educação Infantil no Brasil, buscando perceber os condicionantes sociais e políticos na elaboração da Carta Magna de 1988. Utilizamos o materialismo histórico-dialético, apreendendo em sua concretude social e histórica os múltiplos condicionantes implicados no processo. Realizamos um levantamento bibliográfico e documental acerca do período da Constituinte 1985-1988. As evidências anunciam, a contradição dos diferentes grupos na constituição das políticas públicas e a busca de consolidação do direito à educação.
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