Percepção dos docentes da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre sobre a implementação de uma estrutura organizacional com foco em colegiados de cursos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Josiléia Curty de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Andrade, Larice Nogueira de, Anastácio, Simone Aparecida Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
DOI: 10.21573/vol38n002022.111599
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111599
Resumo: Este estudo analisou a percepção dos docentes sobre a implementação da estrutura organizacional sem departamentos de ensino nas unidades acadêmicas da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre por meio de um estudo de caso, de abordagem quantitativa, com a aplicação de métodos multivariados. Os resultados apresentaram-se significativos e indicaram a necessidade de mudança da estrutura organizacional atual e aceitação dos docentes para uma reestruturação organizacional com foco nos Colegiados de Cursos, o que confirma uma mudança de padrão da cultura institucional.
id UFRGS-22_e1658f3149dab8024d6ac0c458537bc5
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/111599
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
spelling Percepção dos docentes da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre sobre a implementação de uma estrutura organizacional com foco em colegiados de cursos.Educação SuperiorEstrutura OrganizacionalMétodos Multivariados.Este estudo analisou a percepção dos docentes sobre a implementação da estrutura organizacional sem departamentos de ensino nas unidades acadêmicas da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre por meio de um estudo de caso, de abordagem quantitativa, com a aplicação de métodos multivariados. Os resultados apresentaram-se significativos e indicaram a necessidade de mudança da estrutura organizacional atual e aceitação dos docentes para uma reestruturação organizacional com foco nos Colegiados de Cursos, o que confirma uma mudança de padrão da cultura institucional.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2022-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de caso, pesquisa quanti-qualitativa.application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/11159910.21573/vol38n002022.111599REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111599/84919Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Josiléia Curty deAndrade, Larice Nogueira deAnastácio, Simone Aparecida Fernandes2023-05-15T11:03:31Zoai:seer.ufrgs.br:article/111599Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-05-15T11:03:31Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos docentes da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre sobre a implementação de uma estrutura organizacional com foco em colegiados de cursos.
title Percepção dos docentes da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre sobre a implementação de uma estrutura organizacional com foco em colegiados de cursos.
spellingShingle Percepção dos docentes da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre sobre a implementação de uma estrutura organizacional com foco em colegiados de cursos.
Percepção dos docentes da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre sobre a implementação de uma estrutura organizacional com foco em colegiados de cursos.
Oliveira, Josiléia Curty de
Educação Superior
Estrutura Organizacional
Métodos Multivariados.
Oliveira, Josiléia Curty de
Educação Superior
Estrutura Organizacional
Métodos Multivariados.
title_short Percepção dos docentes da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre sobre a implementação de uma estrutura organizacional com foco em colegiados de cursos.
title_full Percepção dos docentes da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre sobre a implementação de uma estrutura organizacional com foco em colegiados de cursos.
title_fullStr Percepção dos docentes da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre sobre a implementação de uma estrutura organizacional com foco em colegiados de cursos.
Percepção dos docentes da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre sobre a implementação de uma estrutura organizacional com foco em colegiados de cursos.
title_full_unstemmed Percepção dos docentes da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre sobre a implementação de uma estrutura organizacional com foco em colegiados de cursos.
Percepção dos docentes da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre sobre a implementação de uma estrutura organizacional com foco em colegiados de cursos.
title_sort Percepção dos docentes da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre sobre a implementação de uma estrutura organizacional com foco em colegiados de cursos.
author Oliveira, Josiléia Curty de
author_facet Oliveira, Josiléia Curty de
Oliveira, Josiléia Curty de
Andrade, Larice Nogueira de
Anastácio, Simone Aparecida Fernandes
Andrade, Larice Nogueira de
Anastácio, Simone Aparecida Fernandes
author_role author
author2 Andrade, Larice Nogueira de
Anastácio, Simone Aparecida Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Josiléia Curty de
Andrade, Larice Nogueira de
Anastácio, Simone Aparecida Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Estrutura Organizacional
Métodos Multivariados.
topic Educação Superior
Estrutura Organizacional
Métodos Multivariados.
description Este estudo analisou a percepção dos docentes sobre a implementação da estrutura organizacional sem departamentos de ensino nas unidades acadêmicas da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre por meio de um estudo de caso, de abordagem quantitativa, com a aplicação de métodos multivariados. Os resultados apresentaram-se significativos e indicaram a necessidade de mudança da estrutura organizacional atual e aceitação dos docentes para uma reestruturação organizacional com foco nos Colegiados de Cursos, o que confirma uma mudança de padrão da cultura institucional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo de caso, pesquisa quanti-qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111599
10.21573/vol38n002022.111599
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111599
identifier_str_mv 10.21573/vol38n002022.111599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111599/84919
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1822182797173850112
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.21573/vol38n002022.111599