A construção da profisionalidade do gestor escolar: concepções e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Elisangela André da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lima, Maria Socorro Lucena, Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58915
Resumo: Compreendendo o exercício da gestão escolar como uma atividade complexa, marcada por contradições que desafiam o gestor a rever permanentemente sua profisionalidade, o presente estudo objetiva investigar como o gestor escolar constrói os conhecimentos necessários ao exercício de sua função. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, a partir da qual se analisa uma entrevista realizada junto à gestora de uma escola pública cearense. Os resultados apontam que a profisionalidade do gestor se constrói continuamente a partir do exercício da reflxão sobre as práticas institucionais.
id UFRGS-22_ec020e2889b2f148384c526bf43aef0f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/58915
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A construção da profisionalidade do gestor escolar: concepções e práticasGestão escolarprofisionalidadeconcepções e práticas.Compreendendo o exercício da gestão escolar como uma atividade complexa, marcada por contradições que desafiam o gestor a rever permanentemente sua profisionalidade, o presente estudo objetiva investigar como o gestor escolar constrói os conhecimentos necessários ao exercício de sua função. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, a partir da qual se analisa uma entrevista realizada junto à gestora de uma escola pública cearense. Os resultados apontam que a profisionalidade do gestor se constrói continuamente a partir do exercício da reflxão sobre as práticas institucionais.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/5891510.21573/vol31n12015.58915REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 65-84Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 65-84Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 65-842447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58915/35195Costa, Elisangela André da SilvaLima, Maria Socorro LucenaLeite, Maria Cleide da Silva Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-29T11:49:17Zoai:seer.ufrgs.br:article/58915Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-03-29T11:49:17Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da profisionalidade do gestor escolar: concepções e práticas
title A construção da profisionalidade do gestor escolar: concepções e práticas
spellingShingle A construção da profisionalidade do gestor escolar: concepções e práticas
Costa, Elisangela André da Silva
Gestão escolar
profisionalidade
concepções e práticas.
title_short A construção da profisionalidade do gestor escolar: concepções e práticas
title_full A construção da profisionalidade do gestor escolar: concepções e práticas
title_fullStr A construção da profisionalidade do gestor escolar: concepções e práticas
title_full_unstemmed A construção da profisionalidade do gestor escolar: concepções e práticas
title_sort A construção da profisionalidade do gestor escolar: concepções e práticas
author Costa, Elisangela André da Silva
author_facet Costa, Elisangela André da Silva
Lima, Maria Socorro Lucena
Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro
author_role author
author2 Lima, Maria Socorro Lucena
Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Elisangela André da Silva
Lima, Maria Socorro Lucena
Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
profisionalidade
concepções e práticas.
topic Gestão escolar
profisionalidade
concepções e práticas.
description Compreendendo o exercício da gestão escolar como uma atividade complexa, marcada por contradições que desafiam o gestor a rever permanentemente sua profisionalidade, o presente estudo objetiva investigar como o gestor escolar constrói os conhecimentos necessários ao exercício de sua função. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, a partir da qual se analisa uma entrevista realizada junto à gestora de uma escola pública cearense. Os resultados apontam que a profisionalidade do gestor se constrói continuamente a partir do exercício da reflxão sobre as práticas institucionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58915
10.21573/vol31n12015.58915
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58915
identifier_str_mv 10.21573/vol31n12015.58915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58915/35195
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 65-84
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 65-84
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 65-84
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766371200925696