A construção da profisionalidade do gestor escolar: concepções e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58915 |
Resumo: | Compreendendo o exercício da gestão escolar como uma atividade complexa, marcada por contradições que desafiam o gestor a rever permanentemente sua profisionalidade, o presente estudo objetiva investigar como o gestor escolar constrói os conhecimentos necessários ao exercício de sua função. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, a partir da qual se analisa uma entrevista realizada junto à gestora de uma escola pública cearense. Os resultados apontam que a profisionalidade do gestor se constrói continuamente a partir do exercício da reflxão sobre as práticas institucionais. |
id |
UFRGS-22_ec020e2889b2f148384c526bf43aef0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/58915 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção da profisionalidade do gestor escolar: concepções e práticasGestão escolarprofisionalidadeconcepções e práticas.Compreendendo o exercício da gestão escolar como uma atividade complexa, marcada por contradições que desafiam o gestor a rever permanentemente sua profisionalidade, o presente estudo objetiva investigar como o gestor escolar constrói os conhecimentos necessários ao exercício de sua função. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, a partir da qual se analisa uma entrevista realizada junto à gestora de uma escola pública cearense. Os resultados apontam que a profisionalidade do gestor se constrói continuamente a partir do exercício da reflxão sobre as práticas institucionais.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/5891510.21573/vol31n12015.58915REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 65-84Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 65-84Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 65-842447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58915/35195Costa, Elisangela André da SilvaLima, Maria Socorro LucenaLeite, Maria Cleide da Silva Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-29T11:49:17Zoai:seer.ufrgs.br:article/58915Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-03-29T11:49:17Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da profisionalidade do gestor escolar: concepções e práticas |
title |
A construção da profisionalidade do gestor escolar: concepções e práticas |
spellingShingle |
A construção da profisionalidade do gestor escolar: concepções e práticas Costa, Elisangela André da Silva Gestão escolar profisionalidade concepções e práticas. |
title_short |
A construção da profisionalidade do gestor escolar: concepções e práticas |
title_full |
A construção da profisionalidade do gestor escolar: concepções e práticas |
title_fullStr |
A construção da profisionalidade do gestor escolar: concepções e práticas |
title_full_unstemmed |
A construção da profisionalidade do gestor escolar: concepções e práticas |
title_sort |
A construção da profisionalidade do gestor escolar: concepções e práticas |
author |
Costa, Elisangela André da Silva |
author_facet |
Costa, Elisangela André da Silva Lima, Maria Socorro Lucena Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Maria Socorro Lucena Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Elisangela André da Silva Lima, Maria Socorro Lucena Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar profisionalidade concepções e práticas. |
topic |
Gestão escolar profisionalidade concepções e práticas. |
description |
Compreendendo o exercício da gestão escolar como uma atividade complexa, marcada por contradições que desafiam o gestor a rever permanentemente sua profisionalidade, o presente estudo objetiva investigar como o gestor escolar constrói os conhecimentos necessários ao exercício de sua função. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, a partir da qual se analisa uma entrevista realizada junto à gestora de uma escola pública cearense. Os resultados apontam que a profisionalidade do gestor se constrói continuamente a partir do exercício da reflxão sobre as práticas institucionais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58915 10.21573/vol31n12015.58915 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58915 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol31n12015.58915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58915/35195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 65-84 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 65-84 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 65-84 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766371200925696 |