Concepções subjacentes à prática pedagógica em uma pré-escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722001000200012 |
Resumo: | Existem várias maneiras de se conceberem os objetivos da pré-escola e a forma como o professor deve conduzir as atividades. Como tais concepções se articulam na prática? Durante o ano letivo de 1996, observamos as atividades de uma turma de 22 pré-escolares (4 a 6 anos) da rede particular de ensino, registrando os procedimentos, os conteúdos e a duração de cada uma delas. Atividades estruturadas ocuparam cerca de metade do tempo em todos os meses. Dentre estas, as de cópia; pintura, recorte e colagem, desenho livre e dirigido foram as que ocuparam mais tempo. Conteúdos relacionados à escrita e à sociedade foram enfatizados, em detrimento daqueles relacionados à Matemática e, especialmente, à Natureza. Inferimos destas práticas uma concepção de pré-escola cujo objetivo é preparar para a alfabetização, concebida como a transmissão de um código de transcrição. A ênfase nos aspectos gráficos, no ensino das letras e números dificulta a inclusão desses aspectos em contextos de comunicação real. |
id |
PUC_RIO-24_abd8282c26e3e1b8e4e126a34136e9f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722001000200012 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções subjacentes à prática pedagógica em uma pré-escolaprática pedagógicapré-escolaconcepções subjacentesExistem várias maneiras de se conceberem os objetivos da pré-escola e a forma como o professor deve conduzir as atividades. Como tais concepções se articulam na prática? Durante o ano letivo de 1996, observamos as atividades de uma turma de 22 pré-escolares (4 a 6 anos) da rede particular de ensino, registrando os procedimentos, os conteúdos e a duração de cada uma delas. Atividades estruturadas ocuparam cerca de metade do tempo em todos os meses. Dentre estas, as de cópia; pintura, recorte e colagem, desenho livre e dirigido foram as que ocuparam mais tempo. Conteúdos relacionados à escrita e à sociedade foram enfatizados, em detrimento daqueles relacionados à Matemática e, especialmente, à Natureza. Inferimos destas práticas uma concepção de pré-escola cujo objetivo é preparar para a alfabetização, concebida como a transmissão de um código de transcrição. A ênfase nos aspectos gráficos, no ensino das letras e números dificulta a inclusão desses aspectos em contextos de comunicação real.Universidade Estadual de Maringá2001-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722001000200012Psicologia em Estudo v.6 n.2 2001reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722001000200012info:eu-repo/semantics/openAccessAlves,José MoysésMaués,Aldenise de SouzaSantAna,Izabella MendesAlves Júnior,Miguel Henrique RibeiroDuarte,Líliam de Fátima MirandaSantos,José Guilherme WadySouza,Christianne Thatiana Ramos depor2005-01-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722001000200012Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2005-01-10T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções subjacentes à prática pedagógica em uma pré-escola |
title |
Concepções subjacentes à prática pedagógica em uma pré-escola |
spellingShingle |
Concepções subjacentes à prática pedagógica em uma pré-escola Alves,José Moysés prática pedagógica pré-escola concepções subjacentes |
title_short |
Concepções subjacentes à prática pedagógica em uma pré-escola |
title_full |
Concepções subjacentes à prática pedagógica em uma pré-escola |
title_fullStr |
Concepções subjacentes à prática pedagógica em uma pré-escola |
title_full_unstemmed |
Concepções subjacentes à prática pedagógica em uma pré-escola |
title_sort |
Concepções subjacentes à prática pedagógica em uma pré-escola |
author |
Alves,José Moysés |
author_facet |
Alves,José Moysés Maués,Aldenise de Souza SantAna,Izabella Mendes Alves Júnior,Miguel Henrique Ribeiro Duarte,Líliam de Fátima Miranda Santos,José Guilherme Wady Souza,Christianne Thatiana Ramos de |
author_role |
author |
author2 |
Maués,Aldenise de Souza SantAna,Izabella Mendes Alves Júnior,Miguel Henrique Ribeiro Duarte,Líliam de Fátima Miranda Santos,José Guilherme Wady Souza,Christianne Thatiana Ramos de |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves,José Moysés Maués,Aldenise de Souza SantAna,Izabella Mendes Alves Júnior,Miguel Henrique Ribeiro Duarte,Líliam de Fátima Miranda Santos,José Guilherme Wady Souza,Christianne Thatiana Ramos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
prática pedagógica pré-escola concepções subjacentes |
topic |
prática pedagógica pré-escola concepções subjacentes |
description |
Existem várias maneiras de se conceberem os objetivos da pré-escola e a forma como o professor deve conduzir as atividades. Como tais concepções se articulam na prática? Durante o ano letivo de 1996, observamos as atividades de uma turma de 22 pré-escolares (4 a 6 anos) da rede particular de ensino, registrando os procedimentos, os conteúdos e a duração de cada uma delas. Atividades estruturadas ocuparam cerca de metade do tempo em todos os meses. Dentre estas, as de cópia; pintura, recorte e colagem, desenho livre e dirigido foram as que ocuparam mais tempo. Conteúdos relacionados à escrita e à sociedade foram enfatizados, em detrimento daqueles relacionados à Matemática e, especialmente, à Natureza. Inferimos destas práticas uma concepção de pré-escola cujo objetivo é preparar para a alfabetização, concebida como a transmissão de um código de transcrição. A ênfase nos aspectos gráficos, no ensino das letras e números dificulta a inclusão desses aspectos em contextos de comunicação real. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722001000200012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722001000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722001000200012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.6 n.2 2001 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127903003312128 |