Educação de adultos em disputa – da pedagogia emancipatória à concepção “evolucionária”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Emilia de Castro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Machado, Maria Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/53679
Resumo: O texto reflete sobre ações de educação de adultos que antecederam ao Golpe de 1964, empreendidas pelos movimentos populares e o projeto educacional do Regime Militar, representado pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) e pelo Ensino Supletivo. Trata-se de estudo bibliográfico e documental, priorizando nas análises: o conceito de Estado ampliado gramsciano, considerando o papel da sociedade civil e da sociedade política; o conceito de hegemonia na identificação do papel político e ideológico das ações implementadas; o conceito de educação massificadora, nas medidas tomadas pelo executivo federal no controle do Estado Brasileiro. As evidências corroboram a compreensão dos projetos educacionais em disputa e sua relação com os desafios presentes na educação de jovens e adultos.
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