O PAPEL DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HUMANO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilherme, Mayara Marques
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Cruz, Ana Paula Capuano, Barbosa, Marco Aurélio Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ConTexto
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/88702
Resumo: A avaliação de desempenho humano é um instrumento de gestão que visa examinar se as atividades e comportamentos dos funcionários estão em consonância com os objetivos organizacionais. Sabe-se que o controle gerencial tem como intenção acompanhar as ações desenvolvidas institucionalmente para que os planos gerenciais sejam atingidos, além disso, é um processo que serve para influenciar o comportamento dos membros de uma organização. Desse modo, o artigo tem como objetivo verificar o papel que a avaliação de desempenho humano possui em uma instituição pública de ensino. Para isso, mapearam-se: como esses processos são realizados no órgão, a percepção dos gestores sobre essas avaliações e se essas ferramentas podem ser consideradas mecanismos de controle gerencial. A pesquisa tem como metodologia, quanto à abordagem do problema, ser um estudo qualitativo e, quanto aos fins, descritivo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com funcionários que possuem cargos de chefia na unidade e análise documental dos processos avaliativos, legislações e documentos institucionais vigentes. Os dados indicaram que, para a maioria dos gestores, o papel da avaliação de desempenho é ser um mecanismo que tem a função de orientação e suporte aos servidores. Como limitações do modelo de avaliação empregado na instituição estudada, os entrevistados destacam a necessidade de recorrentes alterações no planejamento da instituição, principalmente em relação à questão orçamentária, e restrições impostas por legislações e normativas internas. Por fim, sugere-se à organização sistemas informatizados de controle gerencial para melhor acompanhamento e feedback ao servidor servindo como instrumento de apoio aos gestores na execução dos processos.
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