ÉTICA E MORAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: O CASO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gilioli, Marcia da Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Marcia Juliana da Cunha dos, Antonelli, Ricardo Adriano, Tonin, Joyce Menezes da Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ConTexto
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/71632
Resumo: O grande número de escândalos envolvendo a área de Ciências Contábeis faz pensar a respeito da ética dos profissionais desde sua formação, visto que possuem grande importância nas corporações com o fornecimento de informações a um grande número de pessoas acerca da situação patrimonial e contábil da empresa. Portanto, é importante que se preze pelas atitudes e tomadas de decisões éticas e morais. Neste contexto, questionou-se os estudantes do curso de Ciências Contábeis sobre a ética e moral no processo de tomada de decisão. Para a coleta de dados, a amostra foi dividida aleatoriamente em três salas e todos foram submetidos a aplicação de um experimento e um questionário com quatro cenários de dilemas éticos, em que o respondente deveria indicar seu grau de concordância por meio de uma escala Likert. Foram obtidas 91 repostas válidas, em que as análises indicaram que não há diferença estatisticamente significativa entre as respostas dos cenários de acadêmicos de diferentes idades, gênero, ano que está cursando a graduação e ocupação. Foi possível identificar que todos os cenários foram considerados como dilemas éticos, porém o caso com relatório de despesas duvidosas foi considerado o dilema ético mais intenso. Com relação ao experimento, situação em que os mesmos poderiam trapacear, estes aparentemente agiram de forma ética. Assim, conclui-se que a amostra tem uma propensão de conseguir identificar, julgar e analisar situações que envolvem dilemas éticos, assim como averiguar as consequências que determinadas ações poderão ocasionar aos envolvidos.
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