ÉTICA E MORAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: O CASO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ConTexto |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/71632 |
Resumo: | O grande número de escândalos envolvendo a área de Ciências Contábeis faz pensar a respeito da ética dos profissionais desde sua formação, visto que possuem grande importância nas corporações com o fornecimento de informações a um grande número de pessoas acerca da situação patrimonial e contábil da empresa. Portanto, é importante que se preze pelas atitudes e tomadas de decisões éticas e morais. Neste contexto, questionou-se os estudantes do curso de Ciências Contábeis sobre a ética e moral no processo de tomada de decisão. Para a coleta de dados, a amostra foi dividida aleatoriamente em três salas e todos foram submetidos a aplicação de um experimento e um questionário com quatro cenários de dilemas éticos, em que o respondente deveria indicar seu grau de concordância por meio de uma escala Likert. Foram obtidas 91 repostas válidas, em que as análises indicaram que não há diferença estatisticamente significativa entre as respostas dos cenários de acadêmicos de diferentes idades, gênero, ano que está cursando a graduação e ocupação. Foi possível identificar que todos os cenários foram considerados como dilemas éticos, porém o caso com relatório de despesas duvidosas foi considerado o dilema ético mais intenso. Com relação ao experimento, situação em que os mesmos poderiam trapacear, estes aparentemente agiram de forma ética. Assim, conclui-se que a amostra tem uma propensão de conseguir identificar, julgar e analisar situações que envolvem dilemas éticos, assim como averiguar as consequências que determinadas ações poderão ocasionar aos envolvidos. |
id |
UFRGS-23_3d9953eddaf3b847e9f02f688d09152e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/71632 |
network_acronym_str |
UFRGS-23 |
network_name_str |
ConTexto |
repository_id_str |
|
spelling |
ÉTICA E MORAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: O CASO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEISÉtica. Moral. Tomada de decisão. Experimento. Ciências Contábeis.O grande número de escândalos envolvendo a área de Ciências Contábeis faz pensar a respeito da ética dos profissionais desde sua formação, visto que possuem grande importância nas corporações com o fornecimento de informações a um grande número de pessoas acerca da situação patrimonial e contábil da empresa. Portanto, é importante que se preze pelas atitudes e tomadas de decisões éticas e morais. Neste contexto, questionou-se os estudantes do curso de Ciências Contábeis sobre a ética e moral no processo de tomada de decisão. Para a coleta de dados, a amostra foi dividida aleatoriamente em três salas e todos foram submetidos a aplicação de um experimento e um questionário com quatro cenários de dilemas éticos, em que o respondente deveria indicar seu grau de concordância por meio de uma escala Likert. Foram obtidas 91 repostas válidas, em que as análises indicaram que não há diferença estatisticamente significativa entre as respostas dos cenários de acadêmicos de diferentes idades, gênero, ano que está cursando a graduação e ocupação. Foi possível identificar que todos os cenários foram considerados como dilemas éticos, porém o caso com relatório de despesas duvidosas foi considerado o dilema ético mais intenso. Com relação ao experimento, situação em que os mesmos poderiam trapacear, estes aparentemente agiram de forma ética. Assim, conclui-se que a amostra tem uma propensão de conseguir identificar, julgar e analisar situações que envolvem dilemas éticos, assim como averiguar as consequências que determinadas ações poderão ocasionar aos envolvidos.UFRGS2020-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/71632ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 20 n. 44 (2020): jan./abr. 20202175-87511676-6016reponame:ConTextoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/71632/pdfCopyright (c) 2020 ConTextoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGilioli, Marcia da CostaSantos, Marcia Juliana da Cunha dosAntonelli, Ricardo AdrianoTonin, Joyce Menezes da Fonseca2020-02-21T12:59:09Zoai:seer.ufrgs.br:article/71632Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/indexPUBhttpw://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/oaifernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br2175-87511676-6016opendoar:2020-02-21T12:59:09ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ÉTICA E MORAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: O CASO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title |
ÉTICA E MORAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: O CASO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
spellingShingle |
ÉTICA E MORAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: O CASO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Gilioli, Marcia da Costa Ética. Moral. Tomada de decisão. Experimento. Ciências Contábeis. |
title_short |
ÉTICA E MORAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: O CASO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_full |
ÉTICA E MORAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: O CASO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_fullStr |
ÉTICA E MORAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: O CASO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_full_unstemmed |
ÉTICA E MORAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: O CASO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_sort |
ÉTICA E MORAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: O CASO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
author |
Gilioli, Marcia da Costa |
author_facet |
Gilioli, Marcia da Costa Santos, Marcia Juliana da Cunha dos Antonelli, Ricardo Adriano Tonin, Joyce Menezes da Fonseca |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Marcia Juliana da Cunha dos Antonelli, Ricardo Adriano Tonin, Joyce Menezes da Fonseca |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gilioli, Marcia da Costa Santos, Marcia Juliana da Cunha dos Antonelli, Ricardo Adriano Tonin, Joyce Menezes da Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética. Moral. Tomada de decisão. Experimento. Ciências Contábeis. |
topic |
Ética. Moral. Tomada de decisão. Experimento. Ciências Contábeis. |
description |
O grande número de escândalos envolvendo a área de Ciências Contábeis faz pensar a respeito da ética dos profissionais desde sua formação, visto que possuem grande importância nas corporações com o fornecimento de informações a um grande número de pessoas acerca da situação patrimonial e contábil da empresa. Portanto, é importante que se preze pelas atitudes e tomadas de decisões éticas e morais. Neste contexto, questionou-se os estudantes do curso de Ciências Contábeis sobre a ética e moral no processo de tomada de decisão. Para a coleta de dados, a amostra foi dividida aleatoriamente em três salas e todos foram submetidos a aplicação de um experimento e um questionário com quatro cenários de dilemas éticos, em que o respondente deveria indicar seu grau de concordância por meio de uma escala Likert. Foram obtidas 91 repostas válidas, em que as análises indicaram que não há diferença estatisticamente significativa entre as respostas dos cenários de acadêmicos de diferentes idades, gênero, ano que está cursando a graduação e ocupação. Foi possível identificar que todos os cenários foram considerados como dilemas éticos, porém o caso com relatório de despesas duvidosas foi considerado o dilema ético mais intenso. Com relação ao experimento, situação em que os mesmos poderiam trapacear, estes aparentemente agiram de forma ética. Assim, conclui-se que a amostra tem uma propensão de conseguir identificar, julgar e analisar situações que envolvem dilemas éticos, assim como averiguar as consequências que determinadas ações poderão ocasionar aos envolvidos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/71632 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/71632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/71632/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 ConTexto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 ConTexto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 20 n. 44 (2020): jan./abr. 2020 2175-8751 1676-6016 reponame:ConTexto instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
ConTexto |
collection |
ConTexto |
repository.name.fl_str_mv |
ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
fernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br |
_version_ |
1799766350241988608 |