PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA: O CASO DE UMA ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celegatti, Nathan
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sousa, Rayane Camila da Silva, Zepeda Toro, Pavel Elias, Colauto, Romualdo Douglas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ConTexto
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/115455
Resumo: O objetivo deste trabalho é medir a adoção de práticas de Governança Corporativa em uma entidade do terceiro setor. A amostra analisada nesta pesquisa compreendeu uma associação corporativa sem fins lucrativos, em 2019. Este estudo é de cunho descritivo com enfoque quantitativo. Para medir a adoção de práticas de Governança Corporativa nesta entidade foram elaboradas métricas subdivididas em cinco Dimensões, sendo elas a Estrutura do Conselho, Remuneração, Auditoria, Transparência Estratégica e Investidores. A partir destas dimensões, obteve-se o Índice de Adoção de Práticas de Governança Corporativa - IAPGC, capaz de indicar se a empresa possui práticas de Governança Corporativa. Os resultados mostram por meio do IAPGC que a entidade do terceiro setor analisada possui poucos princípios de Governança Corporativa, isso porque numa escala de 0 a 1, a entidade possui um nível de adoção de práticas de 0,20 pontos. Mesmo com o índice baixo, a referida entidade adota algumas práticas de Governança Corporativa, por exemplo, possuir um Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Auditoria Independente, disponibilizar um relatório anual com dados quantitativos e qualitativos a todos os usuários e garante a todos os associados a participação na assembleia geral.
id UFRGS-23_40519aec1c2e10f6268af713e6f77447
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/115455
network_acronym_str UFRGS-23
network_name_str ConTexto
repository_id_str
spelling PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA: O CASO DE UMA ENTIDADE DO TERCEIRO SETORTerceiro SetorIAPGCGovernança Corporativa.O objetivo deste trabalho é medir a adoção de práticas de Governança Corporativa em uma entidade do terceiro setor. A amostra analisada nesta pesquisa compreendeu uma associação corporativa sem fins lucrativos, em 2019. Este estudo é de cunho descritivo com enfoque quantitativo. Para medir a adoção de práticas de Governança Corporativa nesta entidade foram elaboradas métricas subdivididas em cinco Dimensões, sendo elas a Estrutura do Conselho, Remuneração, Auditoria, Transparência Estratégica e Investidores. A partir destas dimensões, obteve-se o Índice de Adoção de Práticas de Governança Corporativa - IAPGC, capaz de indicar se a empresa possui práticas de Governança Corporativa. Os resultados mostram por meio do IAPGC que a entidade do terceiro setor analisada possui poucos princípios de Governança Corporativa, isso porque numa escala de 0 a 1, a entidade possui um nível de adoção de práticas de 0,20 pontos. Mesmo com o índice baixo, a referida entidade adota algumas práticas de Governança Corporativa, por exemplo, possuir um Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Auditoria Independente, disponibilizar um relatório anual com dados quantitativos e qualitativos a todos os usuários e garante a todos os associados a participação na assembleia geral.UFRGS2021-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/115455ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 21 n. 49 (2021): set./dez. 2021; 73-852175-87511676-6016reponame:ConTextoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/115455/pdfCopyright (c) 2021 ConTextoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCelegatti, NathanSousa, Rayane Camila da SilvaZepeda Toro, Pavel EliasColauto, Romualdo Douglas2021-10-18T20:40:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/115455Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/indexPUBhttpw://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/oaifernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br2175-87511676-6016opendoar:2021-10-18T20:40:30ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA: O CASO DE UMA ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR
title PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA: O CASO DE UMA ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR
spellingShingle PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA: O CASO DE UMA ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR
Celegatti, Nathan
Terceiro Setor
IAPGC
Governança Corporativa.
title_short PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA: O CASO DE UMA ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR
title_full PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA: O CASO DE UMA ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR
title_fullStr PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA: O CASO DE UMA ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR
title_full_unstemmed PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA: O CASO DE UMA ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR
title_sort PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA: O CASO DE UMA ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR
author Celegatti, Nathan
author_facet Celegatti, Nathan
Sousa, Rayane Camila da Silva
Zepeda Toro, Pavel Elias
Colauto, Romualdo Douglas
author_role author
author2 Sousa, Rayane Camila da Silva
Zepeda Toro, Pavel Elias
Colauto, Romualdo Douglas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Celegatti, Nathan
Sousa, Rayane Camila da Silva
Zepeda Toro, Pavel Elias
Colauto, Romualdo Douglas
dc.subject.por.fl_str_mv Terceiro Setor
IAPGC
Governança Corporativa.
topic Terceiro Setor
IAPGC
Governança Corporativa.
description O objetivo deste trabalho é medir a adoção de práticas de Governança Corporativa em uma entidade do terceiro setor. A amostra analisada nesta pesquisa compreendeu uma associação corporativa sem fins lucrativos, em 2019. Este estudo é de cunho descritivo com enfoque quantitativo. Para medir a adoção de práticas de Governança Corporativa nesta entidade foram elaboradas métricas subdivididas em cinco Dimensões, sendo elas a Estrutura do Conselho, Remuneração, Auditoria, Transparência Estratégica e Investidores. A partir destas dimensões, obteve-se o Índice de Adoção de Práticas de Governança Corporativa - IAPGC, capaz de indicar se a empresa possui práticas de Governança Corporativa. Os resultados mostram por meio do IAPGC que a entidade do terceiro setor analisada possui poucos princípios de Governança Corporativa, isso porque numa escala de 0 a 1, a entidade possui um nível de adoção de práticas de 0,20 pontos. Mesmo com o índice baixo, a referida entidade adota algumas práticas de Governança Corporativa, por exemplo, possuir um Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Auditoria Independente, disponibilizar um relatório anual com dados quantitativos e qualitativos a todos os usuários e garante a todos os associados a participação na assembleia geral.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/115455
url https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/115455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/115455/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 ConTexto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 ConTexto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS
publisher.none.fl_str_mv UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 21 n. 49 (2021): set./dez. 2021; 73-85
2175-8751
1676-6016
reponame:ConTexto
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str ConTexto
collection ConTexto
repository.name.fl_str_mv ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv fernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br
_version_ 1799766350549221376