O QUE MOTIVA OS ALUNOS E ALUNAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavão, Juliane Andressa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Borges, Iasmini Magnes Turci, Voese, Simone Bernardes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ConTexto
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/102943
Resumo: Esse estudo tem como objetivo avaliar a motivação intrínseca, a motivação extrínseca, a desmotivação e o desempenho acadêmico percebido dos estudantes de Ciências Contábeis de uma universidade pública o sob a perspectiva do gênero à luz da Teoria da Autodeterminação. Foi realizado um estudo descritivo, quantitativo, por meio de levantamento e coleta de dados com questionário. Obteve-se uma amostra de 168 respondentes que foram analisados com estatísticas descritivas e teste de diferença de médias de Mann-Whitney. Os resultados revelam que as estudantes do gênero feminino são mais motivadas de forma intrínseca voltada a provar a si mesma sua capacidade. Já os estudantes do gênero masculino têm sua motivação destacada de forma extrínseca direcionada a iniciar seu próprio negócio. Com relação ao desempenho percebido, não foi verificado nenhuma diferença estatisticamente significante. Esse estudo contribui de forma a evidenciar os diferentes tipos de motivação entre alunos e alunas do curso de Ciências Contábeis em uma universidade pública.
id UFRGS-23_8048e907edb415d5ec4ee9393d27c1f5
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/102943
network_acronym_str UFRGS-23
network_name_str ConTexto
repository_id_str
spelling O QUE MOTIVA OS ALUNOS E ALUNAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃOMotivação acadêmicaDesempenhoTeoria da autodeterminação.Esse estudo tem como objetivo avaliar a motivação intrínseca, a motivação extrínseca, a desmotivação e o desempenho acadêmico percebido dos estudantes de Ciências Contábeis de uma universidade pública o sob a perspectiva do gênero à luz da Teoria da Autodeterminação. Foi realizado um estudo descritivo, quantitativo, por meio de levantamento e coleta de dados com questionário. Obteve-se uma amostra de 168 respondentes que foram analisados com estatísticas descritivas e teste de diferença de médias de Mann-Whitney. Os resultados revelam que as estudantes do gênero feminino são mais motivadas de forma intrínseca voltada a provar a si mesma sua capacidade. Já os estudantes do gênero masculino têm sua motivação destacada de forma extrínseca direcionada a iniciar seu próprio negócio. Com relação ao desempenho percebido, não foi verificado nenhuma diferença estatisticamente significante. Esse estudo contribui de forma a evidenciar os diferentes tipos de motivação entre alunos e alunas do curso de Ciências Contábeis em uma universidade pública.UFRGS2020-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/102943ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 20 n. 46 (2020): set./dez. 20202175-87511676-6016reponame:ConTextoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/102943/pdfCopyright (c) 2020 ConTextoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPavão, Juliane AndressaBorges, Iasmini Magnes TurciVoese, Simone Bernardes2020-10-09T20:57:43Zoai:seer.ufrgs.br:article/102943Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/indexPUBhttpw://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/oaifernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br2175-87511676-6016opendoar:2020-10-09T20:57:43ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O QUE MOTIVA OS ALUNOS E ALUNAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
title O QUE MOTIVA OS ALUNOS E ALUNAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
spellingShingle O QUE MOTIVA OS ALUNOS E ALUNAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
Pavão, Juliane Andressa
Motivação acadêmica
Desempenho
Teoria da autodeterminação.
title_short O QUE MOTIVA OS ALUNOS E ALUNAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
title_full O QUE MOTIVA OS ALUNOS E ALUNAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
title_fullStr O QUE MOTIVA OS ALUNOS E ALUNAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
title_full_unstemmed O QUE MOTIVA OS ALUNOS E ALUNAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
title_sort O QUE MOTIVA OS ALUNOS E ALUNAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
author Pavão, Juliane Andressa
author_facet Pavão, Juliane Andressa
Borges, Iasmini Magnes Turci
Voese, Simone Bernardes
author_role author
author2 Borges, Iasmini Magnes Turci
Voese, Simone Bernardes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pavão, Juliane Andressa
Borges, Iasmini Magnes Turci
Voese, Simone Bernardes
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação acadêmica
Desempenho
Teoria da autodeterminação.
topic Motivação acadêmica
Desempenho
Teoria da autodeterminação.
description Esse estudo tem como objetivo avaliar a motivação intrínseca, a motivação extrínseca, a desmotivação e o desempenho acadêmico percebido dos estudantes de Ciências Contábeis de uma universidade pública o sob a perspectiva do gênero à luz da Teoria da Autodeterminação. Foi realizado um estudo descritivo, quantitativo, por meio de levantamento e coleta de dados com questionário. Obteve-se uma amostra de 168 respondentes que foram analisados com estatísticas descritivas e teste de diferença de médias de Mann-Whitney. Os resultados revelam que as estudantes do gênero feminino são mais motivadas de forma intrínseca voltada a provar a si mesma sua capacidade. Já os estudantes do gênero masculino têm sua motivação destacada de forma extrínseca direcionada a iniciar seu próprio negócio. Com relação ao desempenho percebido, não foi verificado nenhuma diferença estatisticamente significante. Esse estudo contribui de forma a evidenciar os diferentes tipos de motivação entre alunos e alunas do curso de Ciências Contábeis em uma universidade pública.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/102943
url https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/102943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/102943/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 ConTexto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 ConTexto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS
publisher.none.fl_str_mv UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 20 n. 46 (2020): set./dez. 2020
2175-8751
1676-6016
reponame:ConTexto
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str ConTexto
collection ConTexto
repository.name.fl_str_mv ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv fernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br
_version_ 1799766350339506176