Motivação sob a perspectiva da autodeterminação: um estudo realizado com os alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41392 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo identificar, com base na Teoria da Autodeterminação, qual o nível de motivação de acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Foi empregado um questionário para o respectivo levantamento dos dados. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a Escala de Motivação Acadêmica – EMA, idealizado por Vallerand e Cols (1992). Os resultados mostram níveis relevantes de motivação dos alunos. Existe muita coerência quando comparamos a real motivação dos alunos em concluir a graduação, pois é possível notar, através das análises da Motivação Extrínseca, ou seja, motivação que advém de fatores externos, que seus maiores objetivos estão no período “pós-universidade”, no prestígio e na carreira que seus conhecimentos adquiridos na graduação podem proporcionar, como visto especificamente na Motivação Extrínseca – Controle Externo. É possível notar que os alunos não estão tão preocupados em simplesmente serem desafiados e cumprir os objetivos que a faculdade propõe, como sugere a Motivação Externa Regulação por Introjeção, tampouco motivam-se ao realizar atividades acadêmicas consideradas difíceis e se envolverem em debates, como mostra a Motivação Extrínseca por Identificação. Através da análise das motivações Intrínsecas, ou seja, motivações internas do indivíduo, também foi possível perceber que os alunos não possuem uma forte motivação para ir à Universidade, apesar disso, possuem uma forte motivação para concluir o curso. Em síntese, o fator que mais motiva os alunos, semelhante ao que foi visto nas Motivações Extrínsecas, é a Motivação Intrínseca para Realização, ou seja, o quanto o aluno vai receber de recompensa profissional por estudar, contudo, surge uma preocupação ao perceber que o aluno não se motiva a aprender com o objetivo de adquirir conhecimentos, melhorar sua capacidade intelectual e tornar-se especialista em sua área, o que pode acarretar em falhas no momento de exercer sua atividade profissional. Os resultados dessa pesquisa fornecem importantes informações para pesquisas futuras, pois existe a necessidade de entender melhor o aluno em relação à sua motivação para aprender, afinal, é interessante que o estudante desenvolva a vontade de aprender, reter e utilizar bem o conhecimento para que este não seja perdido e isso não prejudique seu futuro no mercado de trabalho. |
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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41392Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilCiências ContábeisAutodeterminaçãoAprendizagemEducaçãoMotivaçãoEnsino superiorAlunos de Ciências ContábeisMotivação sob a perspectiva da autodeterminação: um estudo realizado com os alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO presente estudo tem como objetivo identificar, com base na Teoria da Autodeterminação, qual o nível de motivação de acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Foi empregado um questionário para o respectivo levantamento dos dados. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a Escala de Motivação Acadêmica – EMA, idealizado por Vallerand e Cols (1992). Os resultados mostram níveis relevantes de motivação dos alunos. Existe muita coerência quando comparamos a real motivação dos alunos em concluir a graduação, pois é possível notar, através das análises da Motivação Extrínseca, ou seja, motivação que advém de fatores externos, que seus maiores objetivos estão no período “pós-universidade”, no prestígio e na carreira que seus conhecimentos adquiridos na graduação podem proporcionar, como visto especificamente na Motivação Extrínseca – Controle Externo. É possível notar que os alunos não estão tão preocupados em simplesmente serem desafiados e cumprir os objetivos que a faculdade propõe, como sugere a Motivação Externa Regulação por Introjeção, tampouco motivam-se ao realizar atividades acadêmicas consideradas difíceis e se envolverem em debates, como mostra a Motivação Extrínseca por Identificação. Através da análise das motivações Intrínsecas, ou seja, motivações internas do indivíduo, também foi possível perceber que os alunos não possuem uma forte motivação para ir à Universidade, apesar disso, possuem uma forte motivação para concluir o curso. Em síntese, o fator que mais motiva os alunos, semelhante ao que foi visto nas Motivações Extrínsecas, é a Motivação Intrínseca para Realização, ou seja, o quanto o aluno vai receber de recompensa profissional por estudar, contudo, surge uma preocupação ao perceber que o aluno não se motiva a aprender com o objetivo de adquirir conhecimentos, melhorar sua capacidade intelectual e tornar-se especialista em sua área, o que pode acarretar em falhas no momento de exercer sua atividade profissional. 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