SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NA PERCEPÇÃO DE ATITUDE ÉTICA PROFISSIONAL ENTRE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CONTADORES NAS NBC PG 100, 200 e 300

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rissatti Cleto, Barbara
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva Oliveira Lacerda, Debora, Fontes de Souza Vasconcelos, Ana Lucia, Vasconcelos de Andrade, Gabriela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ConTexto
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/106423
Resumo: Este estudo tem por objetivo evidenciar as semelhanças e diferenças na percepção de atitude ética profissional entre estudantes de ciências contábeis e profissionais contadores, com base nas NBC PG 100, 200 e 300. A abordagem é quantitativa e descritiva e o método utilizado foi aplicação de questionário, sendo este adaptado do estudo de Feil, Diehl e Schuck (2017). A unidade amostral conta com 81 estudantes de uma Universidade Privada em São Paulo e 90 profissionais associados ao SESCON-SP, sendo os dados analisados por técnica descritiva e técnicas estatísticas não paramétricas de correlação de Spearman e o teste Kruskal-Wallis. Os resultados sugerem que: a disciplina de ética contribui e pode influenciar as atitudes tanto dos estudantes como dos profissionais contadores; existem diferenças nas atitudes éticas quanto maior a experiência profissional; e que os profissionais já presenciaram alguma situação ou atitude que contraria o CEPC, diferentemente dos estudantes, dentre outros resultados.             
id UFRGS-23_9edf17f8f2cf1afd50a2264152503242
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/106423
network_acronym_str UFRGS-23
network_name_str ConTexto
repository_id_str
spelling SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NA PERCEPÇÃO DE ATITUDE ÉTICA PROFISSIONAL ENTRE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CONTADORES NAS NBC PG 100, 200 e 300ContabilidadeÉtica profissionalPercepçãoEste estudo tem por objetivo evidenciar as semelhanças e diferenças na percepção de atitude ética profissional entre estudantes de ciências contábeis e profissionais contadores, com base nas NBC PG 100, 200 e 300. A abordagem é quantitativa e descritiva e o método utilizado foi aplicação de questionário, sendo este adaptado do estudo de Feil, Diehl e Schuck (2017). A unidade amostral conta com 81 estudantes de uma Universidade Privada em São Paulo e 90 profissionais associados ao SESCON-SP, sendo os dados analisados por técnica descritiva e técnicas estatísticas não paramétricas de correlação de Spearman e o teste Kruskal-Wallis. Os resultados sugerem que: a disciplina de ética contribui e pode influenciar as atitudes tanto dos estudantes como dos profissionais contadores; existem diferenças nas atitudes éticas quanto maior a experiência profissional; e que os profissionais já presenciaram alguma situação ou atitude que contraria o CEPC, diferentemente dos estudantes, dentre outros resultados.             UFRGS2021-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/106423ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 21 n. 47 (2021): jan./abr. 20212175-87511676-6016reponame:ConTextoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/106423/pdfCopyright (c) 2021 ConTextoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRissatti Cleto, Barbarada Silva Oliveira Lacerda, DeboraFontes de Souza Vasconcelos, Ana LuciaVasconcelos de Andrade, Gabriela2021-03-23T21:24:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/106423Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/indexPUBhttpw://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/oaifernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br2175-87511676-6016opendoar:2021-03-23T21:24:53ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NA PERCEPÇÃO DE ATITUDE ÉTICA PROFISSIONAL ENTRE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CONTADORES NAS NBC PG 100, 200 e 300
title SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NA PERCEPÇÃO DE ATITUDE ÉTICA PROFISSIONAL ENTRE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CONTADORES NAS NBC PG 100, 200 e 300
spellingShingle SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NA PERCEPÇÃO DE ATITUDE ÉTICA PROFISSIONAL ENTRE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CONTADORES NAS NBC PG 100, 200 e 300
Rissatti Cleto, Barbara
Contabilidade
Ética profissional
Percepção
title_short SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NA PERCEPÇÃO DE ATITUDE ÉTICA PROFISSIONAL ENTRE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CONTADORES NAS NBC PG 100, 200 e 300
title_full SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NA PERCEPÇÃO DE ATITUDE ÉTICA PROFISSIONAL ENTRE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CONTADORES NAS NBC PG 100, 200 e 300
title_fullStr SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NA PERCEPÇÃO DE ATITUDE ÉTICA PROFISSIONAL ENTRE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CONTADORES NAS NBC PG 100, 200 e 300
title_full_unstemmed SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NA PERCEPÇÃO DE ATITUDE ÉTICA PROFISSIONAL ENTRE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CONTADORES NAS NBC PG 100, 200 e 300
title_sort SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NA PERCEPÇÃO DE ATITUDE ÉTICA PROFISSIONAL ENTRE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CONTADORES NAS NBC PG 100, 200 e 300
author Rissatti Cleto, Barbara
author_facet Rissatti Cleto, Barbara
da Silva Oliveira Lacerda, Debora
Fontes de Souza Vasconcelos, Ana Lucia
Vasconcelos de Andrade, Gabriela
author_role author
author2 da Silva Oliveira Lacerda, Debora
Fontes de Souza Vasconcelos, Ana Lucia
Vasconcelos de Andrade, Gabriela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rissatti Cleto, Barbara
da Silva Oliveira Lacerda, Debora
Fontes de Souza Vasconcelos, Ana Lucia
Vasconcelos de Andrade, Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
Ética profissional
Percepção
topic Contabilidade
Ética profissional
Percepção
description Este estudo tem por objetivo evidenciar as semelhanças e diferenças na percepção de atitude ética profissional entre estudantes de ciências contábeis e profissionais contadores, com base nas NBC PG 100, 200 e 300. A abordagem é quantitativa e descritiva e o método utilizado foi aplicação de questionário, sendo este adaptado do estudo de Feil, Diehl e Schuck (2017). A unidade amostral conta com 81 estudantes de uma Universidade Privada em São Paulo e 90 profissionais associados ao SESCON-SP, sendo os dados analisados por técnica descritiva e técnicas estatísticas não paramétricas de correlação de Spearman e o teste Kruskal-Wallis. Os resultados sugerem que: a disciplina de ética contribui e pode influenciar as atitudes tanto dos estudantes como dos profissionais contadores; existem diferenças nas atitudes éticas quanto maior a experiência profissional; e que os profissionais já presenciaram alguma situação ou atitude que contraria o CEPC, diferentemente dos estudantes, dentre outros resultados.             
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/106423
url https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/106423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/106423/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 ConTexto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 ConTexto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS
publisher.none.fl_str_mv UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 21 n. 47 (2021): jan./abr. 2021
2175-8751
1676-6016
reponame:ConTexto
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str ConTexto
collection ConTexto
repository.name.fl_str_mv ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv fernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br
_version_ 1799766350345797632