Learning Analytics no Ensino de Custos: desempenho dos alunos baseado nos registros do Moodle e no uso de diferentes artefatos de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Behr, Ariel
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Oliveira, Camila, Marx Welter, Larissa, Bonato Marcolin, Carla, Beatriz Witt Haddad Carraro, Wendy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ConTexto
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/136028
Resumo: Considerando a abordagem de Learning Analytics, este estudo tem por objetivo analisar o desempenho dos alunos considerando diferentes registros do Moodle e o uso de diferentes artefatos de comunicação. Para tanto, realizou-se um quase-experimento em uma disciplina de Metodologia Básica de Custos na modalidade à distância, de uma instituição pública da região sul do país. O método consistiu no envio de mensagens adicionais aos alunos por meio de diferentes artefatos de comunicação (e-mail e WhatsApp) e em frequências distintas. Dos resultados, destacam-se que os logs relacionados ao Envio de Tarefas, em especial do Grupo E-mail, mostraram-se influenciadores no desempenho dos alunos. Tais análises são relevantes ao considerar o uso crescente de ambientes de ensino on-line e a gama de dados gerados nos mesmos que pode servir de suporte aos educadores para compreensão do ensino, especialmente no ensino de custos. Ademais, destaca-se o papel desempenhado pelos dispositivos móveis no contexto do ensino à distância.
id UFRGS-23_ad3b1ce36ff583a0c16803ee46d288cb
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/136028
network_acronym_str UFRGS-23
network_name_str ConTexto
repository_id_str
spelling Learning Analytics no Ensino de Custos: desempenho dos alunos baseado nos registros do Moodle e no uso de diferentes artefatos de comunicaçãoLearning AnalyticsEnsino de CustosDesempenhoMoodleConsiderando a abordagem de Learning Analytics, este estudo tem por objetivo analisar o desempenho dos alunos considerando diferentes registros do Moodle e o uso de diferentes artefatos de comunicação. Para tanto, realizou-se um quase-experimento em uma disciplina de Metodologia Básica de Custos na modalidade à distância, de uma instituição pública da região sul do país. O método consistiu no envio de mensagens adicionais aos alunos por meio de diferentes artefatos de comunicação (e-mail e WhatsApp) e em frequências distintas. Dos resultados, destacam-se que os logs relacionados ao Envio de Tarefas, em especial do Grupo E-mail, mostraram-se influenciadores no desempenho dos alunos. Tais análises são relevantes ao considerar o uso crescente de ambientes de ensino on-line e a gama de dados gerados nos mesmos que pode servir de suporte aos educadores para compreensão do ensino, especialmente no ensino de custos. Ademais, destaca-se o papel desempenhado pelos dispositivos móveis no contexto do ensino à distância.UFRGS2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/136028ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 24 n. 57 (2024): jan/abr. 2024; 83-952175-87511676-6016reponame:ConTextoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/136028/91929Copyright (c) 2024 ConTexto - Contabilidade em Textoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBehr, ArielOliveira, CamilaMarx Welter, LarissaBonato Marcolin, CarlaBeatriz Witt Haddad Carraro, Wendy2024-04-29T23:53:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/136028Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/indexPUBhttpw://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/oaifernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br2175-87511676-6016opendoar:2024-04-29T23:53:34ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Learning Analytics no Ensino de Custos: desempenho dos alunos baseado nos registros do Moodle e no uso de diferentes artefatos de comunicação
title Learning Analytics no Ensino de Custos: desempenho dos alunos baseado nos registros do Moodle e no uso de diferentes artefatos de comunicação
spellingShingle Learning Analytics no Ensino de Custos: desempenho dos alunos baseado nos registros do Moodle e no uso de diferentes artefatos de comunicação
Behr, Ariel
Learning Analytics
Ensino de Custos
Desempenho
Moodle
title_short Learning Analytics no Ensino de Custos: desempenho dos alunos baseado nos registros do Moodle e no uso de diferentes artefatos de comunicação
title_full Learning Analytics no Ensino de Custos: desempenho dos alunos baseado nos registros do Moodle e no uso de diferentes artefatos de comunicação
title_fullStr Learning Analytics no Ensino de Custos: desempenho dos alunos baseado nos registros do Moodle e no uso de diferentes artefatos de comunicação
title_full_unstemmed Learning Analytics no Ensino de Custos: desempenho dos alunos baseado nos registros do Moodle e no uso de diferentes artefatos de comunicação
title_sort Learning Analytics no Ensino de Custos: desempenho dos alunos baseado nos registros do Moodle e no uso de diferentes artefatos de comunicação
author Behr, Ariel
author_facet Behr, Ariel
Oliveira, Camila
Marx Welter, Larissa
Bonato Marcolin, Carla
Beatriz Witt Haddad Carraro, Wendy
author_role author
author2 Oliveira, Camila
Marx Welter, Larissa
Bonato Marcolin, Carla
Beatriz Witt Haddad Carraro, Wendy
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Behr, Ariel
Oliveira, Camila
Marx Welter, Larissa
Bonato Marcolin, Carla
Beatriz Witt Haddad Carraro, Wendy
dc.subject.por.fl_str_mv Learning Analytics
Ensino de Custos
Desempenho
Moodle
topic Learning Analytics
Ensino de Custos
Desempenho
Moodle
description Considerando a abordagem de Learning Analytics, este estudo tem por objetivo analisar o desempenho dos alunos considerando diferentes registros do Moodle e o uso de diferentes artefatos de comunicação. Para tanto, realizou-se um quase-experimento em uma disciplina de Metodologia Básica de Custos na modalidade à distância, de uma instituição pública da região sul do país. O método consistiu no envio de mensagens adicionais aos alunos por meio de diferentes artefatos de comunicação (e-mail e WhatsApp) e em frequências distintas. Dos resultados, destacam-se que os logs relacionados ao Envio de Tarefas, em especial do Grupo E-mail, mostraram-se influenciadores no desempenho dos alunos. Tais análises são relevantes ao considerar o uso crescente de ambientes de ensino on-line e a gama de dados gerados nos mesmos que pode servir de suporte aos educadores para compreensão do ensino, especialmente no ensino de custos. Ademais, destaca-se o papel desempenhado pelos dispositivos móveis no contexto do ensino à distância.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/136028
url https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/136028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/136028/91929
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 ConTexto - Contabilidade em Texto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 ConTexto - Contabilidade em Texto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS
publisher.none.fl_str_mv UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 24 n. 57 (2024): jan/abr. 2024; 83-95
2175-8751
1676-6016
reponame:ConTexto
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str ConTexto
collection ConTexto
repository.name.fl_str_mv ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv fernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br
_version_ 1799766348702679040