Learning Analytics no Ensino de Custos: desempenho dos alunos baseado nos registros do Moodle e no uso de diferentes artefatos de comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ConTexto |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/136028 |
Resumo: | Considerando a abordagem de Learning Analytics, este estudo tem por objetivo analisar o desempenho dos alunos considerando diferentes registros do Moodle e o uso de diferentes artefatos de comunicação. Para tanto, realizou-se um quase-experimento em uma disciplina de Metodologia Básica de Custos na modalidade à distância, de uma instituição pública da região sul do país. O método consistiu no envio de mensagens adicionais aos alunos por meio de diferentes artefatos de comunicação (e-mail e WhatsApp) e em frequências distintas. Dos resultados, destacam-se que os logs relacionados ao Envio de Tarefas, em especial do Grupo E-mail, mostraram-se influenciadores no desempenho dos alunos. Tais análises são relevantes ao considerar o uso crescente de ambientes de ensino on-line e a gama de dados gerados nos mesmos que pode servir de suporte aos educadores para compreensão do ensino, especialmente no ensino de custos. Ademais, destaca-se o papel desempenhado pelos dispositivos móveis no contexto do ensino à distância. |
id |
UFRGS-23_ad3b1ce36ff583a0c16803ee46d288cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/136028 |
network_acronym_str |
UFRGS-23 |
network_name_str |
ConTexto |
repository_id_str |
|
spelling |
Learning Analytics no Ensino de Custos: desempenho dos alunos baseado nos registros do Moodle e no uso de diferentes artefatos de comunicaçãoLearning AnalyticsEnsino de CustosDesempenhoMoodleConsiderando a abordagem de Learning Analytics, este estudo tem por objetivo analisar o desempenho dos alunos considerando diferentes registros do Moodle e o uso de diferentes artefatos de comunicação. Para tanto, realizou-se um quase-experimento em uma disciplina de Metodologia Básica de Custos na modalidade à distância, de uma instituição pública da região sul do país. O método consistiu no envio de mensagens adicionais aos alunos por meio de diferentes artefatos de comunicação (e-mail e WhatsApp) e em frequências distintas. Dos resultados, destacam-se que os logs relacionados ao Envio de Tarefas, em especial do Grupo E-mail, mostraram-se influenciadores no desempenho dos alunos. Tais análises são relevantes ao considerar o uso crescente de ambientes de ensino on-line e a gama de dados gerados nos mesmos que pode servir de suporte aos educadores para compreensão do ensino, especialmente no ensino de custos. Ademais, destaca-se o papel desempenhado pelos dispositivos móveis no contexto do ensino à distância.UFRGS2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/136028ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 24 n. 57 (2024): jan/abr. 2024; 83-952175-87511676-6016reponame:ConTextoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/136028/91929Copyright (c) 2024 ConTexto - Contabilidade em Textoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBehr, ArielOliveira, CamilaMarx Welter, LarissaBonato Marcolin, CarlaBeatriz Witt Haddad Carraro, Wendy2024-04-29T23:53:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/136028Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/indexPUBhttpw://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/oaifernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br2175-87511676-6016opendoar:2024-04-29T23:53:34ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Learning Analytics no Ensino de Custos: desempenho dos alunos baseado nos registros do Moodle e no uso de diferentes artefatos de comunicação |
title |
Learning Analytics no Ensino de Custos: desempenho dos alunos baseado nos registros do Moodle e no uso de diferentes artefatos de comunicação |
spellingShingle |
Learning Analytics no Ensino de Custos: desempenho dos alunos baseado nos registros do Moodle e no uso de diferentes artefatos de comunicação Behr, Ariel Learning Analytics Ensino de Custos Desempenho Moodle |
title_short |
Learning Analytics no Ensino de Custos: desempenho dos alunos baseado nos registros do Moodle e no uso de diferentes artefatos de comunicação |
title_full |
Learning Analytics no Ensino de Custos: desempenho dos alunos baseado nos registros do Moodle e no uso de diferentes artefatos de comunicação |
title_fullStr |
Learning Analytics no Ensino de Custos: desempenho dos alunos baseado nos registros do Moodle e no uso de diferentes artefatos de comunicação |
title_full_unstemmed |
Learning Analytics no Ensino de Custos: desempenho dos alunos baseado nos registros do Moodle e no uso de diferentes artefatos de comunicação |
title_sort |
Learning Analytics no Ensino de Custos: desempenho dos alunos baseado nos registros do Moodle e no uso de diferentes artefatos de comunicação |
author |
Behr, Ariel |
author_facet |
Behr, Ariel Oliveira, Camila Marx Welter, Larissa Bonato Marcolin, Carla Beatriz Witt Haddad Carraro, Wendy |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Camila Marx Welter, Larissa Bonato Marcolin, Carla Beatriz Witt Haddad Carraro, Wendy |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Behr, Ariel Oliveira, Camila Marx Welter, Larissa Bonato Marcolin, Carla Beatriz Witt Haddad Carraro, Wendy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Learning Analytics Ensino de Custos Desempenho Moodle |
topic |
Learning Analytics Ensino de Custos Desempenho Moodle |
description |
Considerando a abordagem de Learning Analytics, este estudo tem por objetivo analisar o desempenho dos alunos considerando diferentes registros do Moodle e o uso de diferentes artefatos de comunicação. Para tanto, realizou-se um quase-experimento em uma disciplina de Metodologia Básica de Custos na modalidade à distância, de uma instituição pública da região sul do país. O método consistiu no envio de mensagens adicionais aos alunos por meio de diferentes artefatos de comunicação (e-mail e WhatsApp) e em frequências distintas. Dos resultados, destacam-se que os logs relacionados ao Envio de Tarefas, em especial do Grupo E-mail, mostraram-se influenciadores no desempenho dos alunos. Tais análises são relevantes ao considerar o uso crescente de ambientes de ensino on-line e a gama de dados gerados nos mesmos que pode servir de suporte aos educadores para compreensão do ensino, especialmente no ensino de custos. Ademais, destaca-se o papel desempenhado pelos dispositivos móveis no contexto do ensino à distância. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/136028 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/136028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/136028/91929 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 ConTexto - Contabilidade em Texto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 ConTexto - Contabilidade em Texto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 24 n. 57 (2024): jan/abr. 2024; 83-95 2175-8751 1676-6016 reponame:ConTexto instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
ConTexto |
collection |
ConTexto |
repository.name.fl_str_mv |
ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
fernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br |
_version_ |
1799766348702679040 |