PERCEPÇÕES SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS NUMA POPULAÇÃO COM ORIGEM FAMILIAR RURAL E/OU URBANA: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PORTO ALEGRE/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Andréia Castiglia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oaigen, Edson Roberto, Fernandes, Alexandre Alves, Fernandes, Elisiane Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ConTexto
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/93841
Resumo: As contradições sobre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável estão em pauta em todo o planeta e, também, no Brasil que principia seu potencial econômico modificando sua estratificação social, como uma de suas primeiras medidas. Tem este artigo o problema de pesquisa questionado sobre como o conhecimento e importância das percepções destes acadêmicos de diferentes estratos sociais influem nas percepções sobre Impactos Ambientais. Desta forma, o objetivo da pesquisa foi de interpretar o conhecimento e a importância das percepções dos acadêmicos de diferentes estratos sociais em relação a necessidade de ruptura de paradigmas ambientais diante dos princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A metodologia caracterizou-se pela natureza qualitativa, evidenciada por utilizar o Método Hermenêutico aliado as Técnicas de Analise de Conteúdos e Nuvem de Palavras. As respostas permitem destacar que prevalecem as questões que impactam o ambiente, como decorrentes de ações antrópicas, bem como nota-se que os impactos ambientais se constituem na principal causa da degradação ambiental. Ao mesmo tempo, destaca-se também a ausência de informações efetivas ao homem da zona rural, como meio de colaborar mais com o uso adequado da natureza.Palavras-chave:. Educação. Desenvolvimento Sustentável.  Impactos Ambientais, População de Zonas Urbana e Rural.
id UFRGS-23_b47cab32f2fba98a8ac4749fdb7d2ed4
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/93841
network_acronym_str UFRGS-23
network_name_str ConTexto
repository_id_str
spelling PERCEPÇÕES SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS NUMA POPULAÇÃO COM ORIGEM FAMILIAR RURAL E/OU URBANA: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PORTO ALEGRE/RSEducação. Desenvolvimento Sustentável. Impactos AmbientaisPopulação de Zonas Urbana e Rural.As contradições sobre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável estão em pauta em todo o planeta e, também, no Brasil que principia seu potencial econômico modificando sua estratificação social, como uma de suas primeiras medidas. Tem este artigo o problema de pesquisa questionado sobre como o conhecimento e importância das percepções destes acadêmicos de diferentes estratos sociais influem nas percepções sobre Impactos Ambientais. Desta forma, o objetivo da pesquisa foi de interpretar o conhecimento e a importância das percepções dos acadêmicos de diferentes estratos sociais em relação a necessidade de ruptura de paradigmas ambientais diante dos princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A metodologia caracterizou-se pela natureza qualitativa, evidenciada por utilizar o Método Hermenêutico aliado as Técnicas de Analise de Conteúdos e Nuvem de Palavras. As respostas permitem destacar que prevalecem as questões que impactam o ambiente, como decorrentes de ações antrópicas, bem como nota-se que os impactos ambientais se constituem na principal causa da degradação ambiental. Ao mesmo tempo, destaca-se também a ausência de informações efetivas ao homem da zona rural, como meio de colaborar mais com o uso adequado da natureza.Palavras-chave:. Educação. Desenvolvimento Sustentável.  Impactos Ambientais, População de Zonas Urbana e Rural.UFRGS2019-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/93841ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 18 n. 39 (2018): maio/ago. 20182175-87511676-6016reponame:ConTextoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/93841/pdfCopyright (c) 2019 ConTextoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Andréia CastigliaOaigen, Edson RobertoFernandes, Alexandre AlvesFernandes, Elisiane Alves2019-07-11T19:36:23Zoai:seer.ufrgs.br:article/93841Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/indexPUBhttpw://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/oaifernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br2175-87511676-6016opendoar:2019-07-11T19:36:23ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÕES SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS NUMA POPULAÇÃO COM ORIGEM FAMILIAR RURAL E/OU URBANA: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PORTO ALEGRE/RS
title PERCEPÇÕES SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS NUMA POPULAÇÃO COM ORIGEM FAMILIAR RURAL E/OU URBANA: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PORTO ALEGRE/RS
spellingShingle PERCEPÇÕES SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS NUMA POPULAÇÃO COM ORIGEM FAMILIAR RURAL E/OU URBANA: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PORTO ALEGRE/RS
Fernandes, Andréia Castiglia
Educação. Desenvolvimento Sustentável. Impactos Ambientais
População de Zonas Urbana e Rural.
title_short PERCEPÇÕES SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS NUMA POPULAÇÃO COM ORIGEM FAMILIAR RURAL E/OU URBANA: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PORTO ALEGRE/RS
title_full PERCEPÇÕES SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS NUMA POPULAÇÃO COM ORIGEM FAMILIAR RURAL E/OU URBANA: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PORTO ALEGRE/RS
title_fullStr PERCEPÇÕES SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS NUMA POPULAÇÃO COM ORIGEM FAMILIAR RURAL E/OU URBANA: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PORTO ALEGRE/RS
title_full_unstemmed PERCEPÇÕES SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS NUMA POPULAÇÃO COM ORIGEM FAMILIAR RURAL E/OU URBANA: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PORTO ALEGRE/RS
title_sort PERCEPÇÕES SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS NUMA POPULAÇÃO COM ORIGEM FAMILIAR RURAL E/OU URBANA: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PORTO ALEGRE/RS
author Fernandes, Andréia Castiglia
author_facet Fernandes, Andréia Castiglia
Oaigen, Edson Roberto
Fernandes, Alexandre Alves
Fernandes, Elisiane Alves
author_role author
author2 Oaigen, Edson Roberto
Fernandes, Alexandre Alves
Fernandes, Elisiane Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Andréia Castiglia
Oaigen, Edson Roberto
Fernandes, Alexandre Alves
Fernandes, Elisiane Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Desenvolvimento Sustentável. Impactos Ambientais
População de Zonas Urbana e Rural.
topic Educação. Desenvolvimento Sustentável. Impactos Ambientais
População de Zonas Urbana e Rural.
description As contradições sobre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável estão em pauta em todo o planeta e, também, no Brasil que principia seu potencial econômico modificando sua estratificação social, como uma de suas primeiras medidas. Tem este artigo o problema de pesquisa questionado sobre como o conhecimento e importância das percepções destes acadêmicos de diferentes estratos sociais influem nas percepções sobre Impactos Ambientais. Desta forma, o objetivo da pesquisa foi de interpretar o conhecimento e a importância das percepções dos acadêmicos de diferentes estratos sociais em relação a necessidade de ruptura de paradigmas ambientais diante dos princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A metodologia caracterizou-se pela natureza qualitativa, evidenciada por utilizar o Método Hermenêutico aliado as Técnicas de Analise de Conteúdos e Nuvem de Palavras. As respostas permitem destacar que prevalecem as questões que impactam o ambiente, como decorrentes de ações antrópicas, bem como nota-se que os impactos ambientais se constituem na principal causa da degradação ambiental. Ao mesmo tempo, destaca-se também a ausência de informações efetivas ao homem da zona rural, como meio de colaborar mais com o uso adequado da natureza.Palavras-chave:. Educação. Desenvolvimento Sustentável.  Impactos Ambientais, População de Zonas Urbana e Rural.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/93841
url https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/93841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/93841/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 ConTexto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 ConTexto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS
publisher.none.fl_str_mv UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 18 n. 39 (2018): maio/ago. 2018
2175-8751
1676-6016
reponame:ConTexto
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str ConTexto
collection ConTexto
repository.name.fl_str_mv ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv fernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br
_version_ 1799766350291271680