Território rural e a Covid-19 no Brasil: impactos da pandemia na educação do campo e implicações para a Terapia Ocupacional/ Rural territory and covid-19 in Brazil: impacts of the pandemic on rural education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revisbrato |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57176 |
Resumo: | Introdução: Historicamente, a população rural vivencia o difícil acesso a direitos sociais que foram agravados pela pandemia da Covid-19. Objetivo: Refletir sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na população rural em relação à educação do campo a partir da Terapia Ocupacional. Método: Estudo teórico-reflexivo a partir da análise de publicações sobre os acontecimentos. Resultados e Discussão: A ausência de ferramentas para acompanhar as aulas on-line trouxeram insegurança sobre o futuro. Discute-se sobre as possibilidades da Terapia Ocupacional frente a esses desafios. Conclusão: A reflexão contribui para o debate sobre o acesso à educação da população rural.Palavras-chave: Zona Rural. COVID-19. Terapia Ocupacional. Educação da PopulaçãoAbstractIntroduction: Historically, the rural population experiences difficult access to social rights that were aggravated by the Covid-19 pandemic. Objective: Reflect on the impacts of the Covid-19 pandemic on the rural population in relation to rural education based on Occupational Therapy. Method: Theoretical-reflective study based on the analysis of publications about the events. Results and Discussion: The absence of tools to follow online classes brought insecurity about the future. It discusses the possibilities of Occupational Therapy in the face of these challenges. Conclusion: The reflection contributes to the debate on access to education for the rural population.Keywords: Rural Areas. COVID-19. Occupational Therapy. Population EducationResumenIntroducción: Históricamente, la población rural vive un difícil acceso a los derechos sociales que se vieron agravados por la pandemia del Covid-19. Objetivo: Reflexionar sobre los impactos de la pandemia del Covid-19 en la población rural en relación a la educación rural basada en Terapia Ocupacional. Método: Estudio teórico-reflexivo basado en el análisis de publicaciones sobre los hechos. Resultados y Discusión: La ausencia de herramientas para seguir clases en línea trajo inseguridad sobre el futuro. Discute las posibilidades de la Terapia Ocupacional frente a estos desafíos. Conclusión: La reflexión contribuye al debate sobre el acceso a la educación de la población rural.Palabras clave: Medio Rural. COVID-19. Terapia Ocupacional. Educación de la Población |
id |
UFRJ-14_d63f0ff069f9defe14a285524e1e1a7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/57176 |
network_acronym_str |
UFRJ-14 |
network_name_str |
Revisbrato |
repository_id_str |
|
spelling |
Território rural e a Covid-19 no Brasil: impactos da pandemia na educação do campo e implicações para a Terapia Ocupacional/ Rural territory and covid-19 in Brazil: impacts of the pandemic on rural educationZona Rural. COVID-19. Terapia Ocupacional. Educação da População.Zona RuralIntrodução: Historicamente, a população rural vivencia o difícil acesso a direitos sociais que foram agravados pela pandemia da Covid-19. Objetivo: Refletir sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na população rural em relação à educação do campo a partir da Terapia Ocupacional. Método: Estudo teórico-reflexivo a partir da análise de publicações sobre os acontecimentos. Resultados e Discussão: A ausência de ferramentas para acompanhar as aulas on-line trouxeram insegurança sobre o futuro. Discute-se sobre as possibilidades da Terapia Ocupacional frente a esses desafios. Conclusão: A reflexão contribui para o debate sobre o acesso à educação da população rural.Palavras-chave: Zona Rural. COVID-19. Terapia Ocupacional. Educação da PopulaçãoAbstractIntroduction: Historically, the rural population experiences difficult access to social rights that were aggravated by the Covid-19 pandemic. Objective: Reflect on the impacts of the Covid-19 pandemic on the rural population in relation to rural education based on Occupational Therapy. Method: Theoretical-reflective study based on the analysis of publications about the events. Results and Discussion: The absence of tools to follow online classes brought insecurity about the future. It discusses the possibilities of Occupational Therapy in the face of these challenges. Conclusion: The reflection contributes to the debate on access to education for the rural population.Keywords: Rural Areas. COVID-19. Occupational Therapy. Population EducationResumenIntroducción: Históricamente, la población rural vive un difícil acceso a los derechos sociales que se vieron agravados por la pandemia del Covid-19. Objetivo: Reflexionar sobre los impactos de la pandemia del Covid-19 en la población rural en relación a la educación rural basada en Terapia Ocupacional. Método: Estudio teórico-reflexivo basado en el análisis de publicaciones sobre los hechos. Resultados y Discusión: La ausencia de herramientas para seguir clases en línea trajo inseguridad sobre el futuro. Discute las posibilidades de la Terapia Ocupacional frente a estos desafíos. Conclusión: La reflexión contribuye al debate sobre el acceso a la educación de la población rural.Palabras clave: Medio Rural. COVID-19. Terapia Ocupacional. Educación de la PoblaciónUniversidade Federal do Rio de Janeiro2023-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/5717610.47222/2526-3544.rbto57176Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 7 n. 3 (2023): Dossiê Temático - AÇÕES TERRITORIAIS NA TERAPIA OCUPACIONAL; 2011-20212526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57176/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57176/39207https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57176/39208Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCedro, Amanda AmaroFarias, Magno NunesLins, Sarah Raquel Almeida2023-08-15T20:31:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/57176Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2023-08-15T20:31:36Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Território rural e a Covid-19 no Brasil: impactos da pandemia na educação do campo e implicações para a Terapia Ocupacional/ Rural territory and covid-19 in Brazil: impacts of the pandemic on rural education |
title |
Território rural e a Covid-19 no Brasil: impactos da pandemia na educação do campo e implicações para a Terapia Ocupacional/ Rural territory and covid-19 in Brazil: impacts of the pandemic on rural education |
spellingShingle |
Território rural e a Covid-19 no Brasil: impactos da pandemia na educação do campo e implicações para a Terapia Ocupacional/ Rural territory and covid-19 in Brazil: impacts of the pandemic on rural education Cedro, Amanda Amaro Zona Rural. COVID-19. Terapia Ocupacional. Educação da População. Zona Rural |
title_short |
Território rural e a Covid-19 no Brasil: impactos da pandemia na educação do campo e implicações para a Terapia Ocupacional/ Rural territory and covid-19 in Brazil: impacts of the pandemic on rural education |
title_full |
Território rural e a Covid-19 no Brasil: impactos da pandemia na educação do campo e implicações para a Terapia Ocupacional/ Rural territory and covid-19 in Brazil: impacts of the pandemic on rural education |
title_fullStr |
Território rural e a Covid-19 no Brasil: impactos da pandemia na educação do campo e implicações para a Terapia Ocupacional/ Rural territory and covid-19 in Brazil: impacts of the pandemic on rural education |
title_full_unstemmed |
Território rural e a Covid-19 no Brasil: impactos da pandemia na educação do campo e implicações para a Terapia Ocupacional/ Rural territory and covid-19 in Brazil: impacts of the pandemic on rural education |
title_sort |
Território rural e a Covid-19 no Brasil: impactos da pandemia na educação do campo e implicações para a Terapia Ocupacional/ Rural territory and covid-19 in Brazil: impacts of the pandemic on rural education |
author |
Cedro, Amanda Amaro |
author_facet |
Cedro, Amanda Amaro Farias, Magno Nunes Lins, Sarah Raquel Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Magno Nunes Lins, Sarah Raquel Almeida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cedro, Amanda Amaro Farias, Magno Nunes Lins, Sarah Raquel Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Zona Rural. COVID-19. Terapia Ocupacional. Educação da População. Zona Rural |
topic |
Zona Rural. COVID-19. Terapia Ocupacional. Educação da População. Zona Rural |
description |
Introdução: Historicamente, a população rural vivencia o difícil acesso a direitos sociais que foram agravados pela pandemia da Covid-19. Objetivo: Refletir sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na população rural em relação à educação do campo a partir da Terapia Ocupacional. Método: Estudo teórico-reflexivo a partir da análise de publicações sobre os acontecimentos. Resultados e Discussão: A ausência de ferramentas para acompanhar as aulas on-line trouxeram insegurança sobre o futuro. Discute-se sobre as possibilidades da Terapia Ocupacional frente a esses desafios. Conclusão: A reflexão contribui para o debate sobre o acesso à educação da população rural.Palavras-chave: Zona Rural. COVID-19. Terapia Ocupacional. Educação da PopulaçãoAbstractIntroduction: Historically, the rural population experiences difficult access to social rights that were aggravated by the Covid-19 pandemic. Objective: Reflect on the impacts of the Covid-19 pandemic on the rural population in relation to rural education based on Occupational Therapy. Method: Theoretical-reflective study based on the analysis of publications about the events. Results and Discussion: The absence of tools to follow online classes brought insecurity about the future. It discusses the possibilities of Occupational Therapy in the face of these challenges. Conclusion: The reflection contributes to the debate on access to education for the rural population.Keywords: Rural Areas. COVID-19. Occupational Therapy. Population EducationResumenIntroducción: Históricamente, la población rural vive un difícil acceso a los derechos sociales que se vieron agravados por la pandemia del Covid-19. Objetivo: Reflexionar sobre los impactos de la pandemia del Covid-19 en la población rural en relación a la educación rural basada en Terapia Ocupacional. Método: Estudio teórico-reflexivo basado en el análisis de publicaciones sobre los hechos. Resultados y Discusión: La ausencia de herramientas para seguir clases en línea trajo inseguridad sobre el futuro. Discute las posibilidades de la Terapia Ocupacional frente a estos desafíos. Conclusión: La reflexión contribuye al debate sobre el acceso a la educación de la población rural.Palabras clave: Medio Rural. COVID-19. Terapia Ocupacional. Educación de la Población |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57176 10.47222/2526-3544.rbto57176 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57176 |
identifier_str_mv |
10.47222/2526-3544.rbto57176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57176/pdf https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57176/39207 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57176/39208 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 7 n. 3 (2023): Dossiê Temático - AÇÕES TERRITORIAIS NA TERAPIA OCUPACIONAL; 2011-2021 2526-3544 reponame:Revisbrato instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Revisbrato |
collection |
Revisbrato |
repository.name.fl_str_mv |
Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revisbrato@gmail.com |
_version_ |
1798321180360310784 |