LEARNING STYLES IN EMERGENCY REMOTE EDUCATION: A STUDY WITH STUDENTS OF THE ACADEMIC MASTER IN ACCOUNTING AT UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira da Silva, Annandy Raquel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barbosa de Sousa, José Matheus, Silva de Lima, Diogo Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ConTexto
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/129310
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar quais as características e os estilos de aprendizagem dos discentes do Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis da UFRN, considerando a necessidade do isolamento social em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19 e a consequente adaptação das atividades presenciais para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A pesquisa classifica-se como qualitativa e se utilizou da aplicação de entrevistas individuais, com roteiro semiestruturado, dividido em 3 blocos de perguntas. Para codificação e análise dos dados utilizou-se o software ATLAS.ti®. Os resultados do estudo apontaram para a predominância de dois estilos de aprendizagem entres os discentes, o Perfil Convergente, caracterizado como os que absorvem a informação por meio de conceituação abstrata e as processam de forma ativa e o Perfil Assimilador, que se caracteriza por adquirir conhecimento por meio da compreensão intelectual e processar a informação de forma reflexiva. Atrelado a esses aspectos, o estudo apontou para a aceitação e avaliação positiva do Ensino Remoto Emergencial por parte dos discentes, destacando aspectos positivos e negativos nessa modalidade de ensino. Quanto ao processo de aprendizagem, os entrevistados disseram não ter impactos sobre o ensino e que as metodologias propostas, as ementas das disciplinas e os métodos e posturas já adotados no ensino presencial permaneceram os mesmos, apesar das adaptações necessárias.The present study aims to investigate the characteristics and learning styles of students of the Academic Master in Accounting Sciences at UFRN, considering the need for social isolation due to the pandemic caused by COVID-19 and the consequent adaptation of face-to-face activities to the Emergency Remote Teaching (ERE). The research is classified as qualitative and used the application of individual interviews, with a semi-structured script, divided into 3 blocks of questions. For coding and data analysis, the ATLAS.ti® software was used. The results of the study pointed to the predominance of two learning styles among the students, the Convergent Profile, characterized as those who absorb information through abstract conceptualization and process it actively, and the Assimilating Profile, which is characterized by acquiring knowledge through intellectual understanding and process information reflectively. Linked to these aspects, the study pointed to the acceptance and positive evaluation of Emergency Remote Teaching by the students, highlighting positive and negative aspects of this type of education. As for the learning process, the interviewees said they had no impact on teaching and that the proposed methodologies, the syllabus of the subjects and the methods and postures already adopted in face-to-face teaching remained the same, despite the necessary adaptations.
id UFRGS-23_ea1146b87cc582776f9541108fefcaf3
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/129310
network_acronym_str UFRGS-23
network_name_str ConTexto
repository_id_str
spelling LEARNING STYLES IN EMERGENCY REMOTE EDUCATION: A STUDY WITH STUDENTS OF THE ACADEMIC MASTER IN ACCOUNTING AT UFRNESTILOS DE APRENDIZAJE EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIA DE EMERGENCIA: UN ESTUDIO CON ESTUDIANTES DE LA MAESTRÍA ACADÉMICA EN CONTABILIDAD DE LA UFRNESTILOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM ESTUDO COM OS DISCENTES DO MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRNEnsino Remoto EmergencialPerfil de AprendizagemKolbO presente estudo tem como objetivo investigar quais as características e os estilos de aprendizagem dos discentes do Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis da UFRN, considerando a necessidade do isolamento social em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19 e a consequente adaptação das atividades presenciais para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A pesquisa classifica-se como qualitativa e se utilizou da aplicação de entrevistas individuais, com roteiro semiestruturado, dividido em 3 blocos de perguntas. Para codificação e análise dos dados utilizou-se o software ATLAS.ti®. Os resultados do estudo apontaram para a predominância de dois estilos de aprendizagem entres os discentes, o Perfil Convergente, caracterizado como os que absorvem a informação por meio de conceituação abstrata e as processam de forma ativa e o Perfil Assimilador, que se caracteriza por adquirir conhecimento por meio da compreensão intelectual e processar a informação de forma reflexiva. Atrelado a esses aspectos, o estudo apontou para a aceitação e avaliação positiva do Ensino Remoto Emergencial por parte dos discentes, destacando aspectos positivos e negativos nessa modalidade de ensino. Quanto ao processo de aprendizagem, os entrevistados disseram não ter impactos sobre o ensino e que as metodologias propostas, as ementas das disciplinas e os métodos e posturas já adotados no ensino presencial permaneceram os mesmos, apesar das adaptações necessárias.The present study aims to investigate the characteristics and learning styles of students of the Academic Master in Accounting Sciences at UFRN, considering the need for social isolation due to the pandemic caused by COVID-19 and the consequent adaptation of face-to-face activities to the Emergency Remote Teaching (ERE). The research is classified as qualitative and used the application of individual interviews, with a semi-structured script, divided into 3 blocks of questions. For coding and data analysis, the ATLAS.ti® software was used. The results of the study pointed to the predominance of two learning styles among the students, the Convergent Profile, characterized as those who absorb information through abstract conceptualization and process it actively, and the Assimilating Profile, which is characterized by acquiring knowledge through intellectual understanding and process information reflectively. Linked to these aspects, the study pointed to the acceptance and positive evaluation of Emergency Remote Teaching by the students, highlighting positive and negative aspects of this type of education. As for the learning process, the interviewees said they had no impact on teaching and that the proposed methodologies, the syllabus of the subjects and the methods and postures already adopted in face-to-face teaching remained the same, despite the necessary adaptations.El presente estudio tiene como objetivo investigar las características y estilos de aprendizaje de los estudiantes de la Maestría Académica en Contabilidad de la UFRN, considerando la necesidad del aislamiento social debido a la pandemia provocada por el COVID-19 y la consecuente adaptación de las actividades presenciales a la Enseñanza a Distancia de Emergencia (ERE). La investigación se clasifica como cualitativa y utilizó la aplicación de entrevistas individuales, con guión semiestructurado, divididas en 3 bloques de preguntas. Para la codificación y el análisis de los datos se utilizó el software ATLAS.ti®. Los resultados del estudio apuntaron al predominio de dos estilos de aprendizaje entre los estudiantes, el Perfil Convergente, que se caracteriza por absorber información a través de la conceptualización abstracta y procesarla activamente, y el Perfil Asimilador, que se caracteriza por adquirir conocimientos a través de la comprensión intelectual y Procesar reflexivamente la información. Vinculado a estos aspectos, el estudio apuntó para la aceptación y evaluación positiva de la Enseñanza a Distancia de Emergencia por parte de los estudiantes, destacando aspectos positivos y negativos en esta modalidad de enseñanza. En cuanto al proceso de aprendizaje, los entrevistados dijeron que no tuvo impacto en la enseñanza y que las metodologías propuestas, los programas de las asignaturas y los métodos y posturas ya adoptadas en la enseñanza presencial se mantuvieron, a pesar de las adaptaciones necesarias.O presente estudo tem como objetivo investigar quais as características e os estilos de aprendizagem dos discentes do Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis da UFRN, considerando a necessidade do isolamento social em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19 e a consequente adaptação das atividades presenciais para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A pesquisa classifica-se como qualitativa e se utilizou da aplicação de entrevistas individuais, com roteiro semiestruturado, dividido em 3 blocos de perguntas. Para codificação e análise dos dados utilizou-se o software ATLAS.ti®. Os resultados do estudo apontaram para a predominância de dois estilos de aprendizagem entres os discentes, o Perfil Convergente, caracterizado como os que absorvem a informação por meio de conceituação abstrata e as processam de forma ativa e o Perfil Assimilador, que se caracteriza por adquirir conhecimento por meio da compreensão intelectual e processar a informação de forma reflexiva. Atrelado a esses aspectos, o estudo apontou para a aceitação e avaliação positiva do Ensino Remoto Emergencial por parte dos discentes, destacando aspectos positivos e negativos nessa modalidade de ensino. Quanto ao processo de aprendizagem, os entrevistados disseram não ter impactos sobre o ensino e que as metodologias propostas, as ementas das disciplinas e os métodos e posturas já adotados no ensino presencial permaneceram os mesmos, apesar das adaptações necessárias.UFRGS2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/129310ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 23 n. 56 (2023): set/dez. 2023; 2-182175-87511676-6016reponame:ConTextoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/129310/90958Copyright (c) 2023 ConTexto - Contabilidade em Textoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira da Silva, Annandy RaquelBarbosa de Sousa, José MatheusSilva de Lima, Diogo Henrique2023-12-30T19:48:33Zoai:seer.ufrgs.br:article/129310Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/indexPUBhttpw://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/oaifernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br2175-87511676-6016opendoar:2023-12-30T19:48:33ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv LEARNING STYLES IN EMERGENCY REMOTE EDUCATION: A STUDY WITH STUDENTS OF THE ACADEMIC MASTER IN ACCOUNTING AT UFRN
ESTILOS DE APRENDIZAJE EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIA DE EMERGENCIA: UN ESTUDIO CON ESTUDIANTES DE LA MAESTRÍA ACADÉMICA EN CONTABILIDAD DE LA UFRN
ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM ESTUDO COM OS DISCENTES DO MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRN
title LEARNING STYLES IN EMERGENCY REMOTE EDUCATION: A STUDY WITH STUDENTS OF THE ACADEMIC MASTER IN ACCOUNTING AT UFRN
spellingShingle LEARNING STYLES IN EMERGENCY REMOTE EDUCATION: A STUDY WITH STUDENTS OF THE ACADEMIC MASTER IN ACCOUNTING AT UFRN
Pereira da Silva, Annandy Raquel
Ensino Remoto Emergencial
Perfil de Aprendizagem
Kolb
title_short LEARNING STYLES IN EMERGENCY REMOTE EDUCATION: A STUDY WITH STUDENTS OF THE ACADEMIC MASTER IN ACCOUNTING AT UFRN
title_full LEARNING STYLES IN EMERGENCY REMOTE EDUCATION: A STUDY WITH STUDENTS OF THE ACADEMIC MASTER IN ACCOUNTING AT UFRN
title_fullStr LEARNING STYLES IN EMERGENCY REMOTE EDUCATION: A STUDY WITH STUDENTS OF THE ACADEMIC MASTER IN ACCOUNTING AT UFRN
title_full_unstemmed LEARNING STYLES IN EMERGENCY REMOTE EDUCATION: A STUDY WITH STUDENTS OF THE ACADEMIC MASTER IN ACCOUNTING AT UFRN
title_sort LEARNING STYLES IN EMERGENCY REMOTE EDUCATION: A STUDY WITH STUDENTS OF THE ACADEMIC MASTER IN ACCOUNTING AT UFRN
author Pereira da Silva, Annandy Raquel
author_facet Pereira da Silva, Annandy Raquel
Barbosa de Sousa, José Matheus
Silva de Lima, Diogo Henrique
author_role author
author2 Barbosa de Sousa, José Matheus
Silva de Lima, Diogo Henrique
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira da Silva, Annandy Raquel
Barbosa de Sousa, José Matheus
Silva de Lima, Diogo Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto Emergencial
Perfil de Aprendizagem
Kolb
topic Ensino Remoto Emergencial
Perfil de Aprendizagem
Kolb
description O presente estudo tem como objetivo investigar quais as características e os estilos de aprendizagem dos discentes do Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis da UFRN, considerando a necessidade do isolamento social em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19 e a consequente adaptação das atividades presenciais para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A pesquisa classifica-se como qualitativa e se utilizou da aplicação de entrevistas individuais, com roteiro semiestruturado, dividido em 3 blocos de perguntas. Para codificação e análise dos dados utilizou-se o software ATLAS.ti®. Os resultados do estudo apontaram para a predominância de dois estilos de aprendizagem entres os discentes, o Perfil Convergente, caracterizado como os que absorvem a informação por meio de conceituação abstrata e as processam de forma ativa e o Perfil Assimilador, que se caracteriza por adquirir conhecimento por meio da compreensão intelectual e processar a informação de forma reflexiva. Atrelado a esses aspectos, o estudo apontou para a aceitação e avaliação positiva do Ensino Remoto Emergencial por parte dos discentes, destacando aspectos positivos e negativos nessa modalidade de ensino. Quanto ao processo de aprendizagem, os entrevistados disseram não ter impactos sobre o ensino e que as metodologias propostas, as ementas das disciplinas e os métodos e posturas já adotados no ensino presencial permaneceram os mesmos, apesar das adaptações necessárias.The present study aims to investigate the characteristics and learning styles of students of the Academic Master in Accounting Sciences at UFRN, considering the need for social isolation due to the pandemic caused by COVID-19 and the consequent adaptation of face-to-face activities to the Emergency Remote Teaching (ERE). The research is classified as qualitative and used the application of individual interviews, with a semi-structured script, divided into 3 blocks of questions. For coding and data analysis, the ATLAS.ti® software was used. The results of the study pointed to the predominance of two learning styles among the students, the Convergent Profile, characterized as those who absorb information through abstract conceptualization and process it actively, and the Assimilating Profile, which is characterized by acquiring knowledge through intellectual understanding and process information reflectively. Linked to these aspects, the study pointed to the acceptance and positive evaluation of Emergency Remote Teaching by the students, highlighting positive and negative aspects of this type of education. As for the learning process, the interviewees said they had no impact on teaching and that the proposed methodologies, the syllabus of the subjects and the methods and postures already adopted in face-to-face teaching remained the same, despite the necessary adaptations.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/129310
url https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/129310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/129310/90958
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 ConTexto - Contabilidade em Texto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 ConTexto - Contabilidade em Texto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS
publisher.none.fl_str_mv UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 23 n. 56 (2023): set/dez. 2023; 2-18
2175-8751
1676-6016
reponame:ConTexto
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str ConTexto
collection ConTexto
repository.name.fl_str_mv ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv fernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br
_version_ 1799766350615281664