LEARNING STYLES IN EMERGENCY REMOTE EDUCATION: A STUDY WITH STUDENTS OF THE ACADEMIC MASTER IN ACCOUNTING AT UFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ConTexto |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/129310 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo investigar quais as características e os estilos de aprendizagem dos discentes do Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis da UFRN, considerando a necessidade do isolamento social em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19 e a consequente adaptação das atividades presenciais para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A pesquisa classifica-se como qualitativa e se utilizou da aplicação de entrevistas individuais, com roteiro semiestruturado, dividido em 3 blocos de perguntas. Para codificação e análise dos dados utilizou-se o software ATLAS.ti®. Os resultados do estudo apontaram para a predominância de dois estilos de aprendizagem entres os discentes, o Perfil Convergente, caracterizado como os que absorvem a informação por meio de conceituação abstrata e as processam de forma ativa e o Perfil Assimilador, que se caracteriza por adquirir conhecimento por meio da compreensão intelectual e processar a informação de forma reflexiva. Atrelado a esses aspectos, o estudo apontou para a aceitação e avaliação positiva do Ensino Remoto Emergencial por parte dos discentes, destacando aspectos positivos e negativos nessa modalidade de ensino. Quanto ao processo de aprendizagem, os entrevistados disseram não ter impactos sobre o ensino e que as metodologias propostas, as ementas das disciplinas e os métodos e posturas já adotados no ensino presencial permaneceram os mesmos, apesar das adaptações necessárias.The present study aims to investigate the characteristics and learning styles of students of the Academic Master in Accounting Sciences at UFRN, considering the need for social isolation due to the pandemic caused by COVID-19 and the consequent adaptation of face-to-face activities to the Emergency Remote Teaching (ERE). The research is classified as qualitative and used the application of individual interviews, with a semi-structured script, divided into 3 blocks of questions. For coding and data analysis, the ATLAS.ti® software was used. The results of the study pointed to the predominance of two learning styles among the students, the Convergent Profile, characterized as those who absorb information through abstract conceptualization and process it actively, and the Assimilating Profile, which is characterized by acquiring knowledge through intellectual understanding and process information reflectively. Linked to these aspects, the study pointed to the acceptance and positive evaluation of Emergency Remote Teaching by the students, highlighting positive and negative aspects of this type of education. As for the learning process, the interviewees said they had no impact on teaching and that the proposed methodologies, the syllabus of the subjects and the methods and postures already adopted in face-to-face teaching remained the same, despite the necessary adaptations. |
id |
UFRGS-23_ea1146b87cc582776f9541108fefcaf3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/129310 |
network_acronym_str |
UFRGS-23 |
network_name_str |
ConTexto |
repository_id_str |
|
spelling |
LEARNING STYLES IN EMERGENCY REMOTE EDUCATION: A STUDY WITH STUDENTS OF THE ACADEMIC MASTER IN ACCOUNTING AT UFRNESTILOS DE APRENDIZAJE EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIA DE EMERGENCIA: UN ESTUDIO CON ESTUDIANTES DE LA MAESTRÍA ACADÉMICA EN CONTABILIDAD DE LA UFRNESTILOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM ESTUDO COM OS DISCENTES DO MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRNEnsino Remoto EmergencialPerfil de AprendizagemKolbO presente estudo tem como objetivo investigar quais as características e os estilos de aprendizagem dos discentes do Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis da UFRN, considerando a necessidade do isolamento social em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19 e a consequente adaptação das atividades presenciais para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A pesquisa classifica-se como qualitativa e se utilizou da aplicação de entrevistas individuais, com roteiro semiestruturado, dividido em 3 blocos de perguntas. Para codificação e análise dos dados utilizou-se o software ATLAS.ti®. Os resultados do estudo apontaram para a predominância de dois estilos de aprendizagem entres os discentes, o Perfil Convergente, caracterizado como os que absorvem a informação por meio de conceituação abstrata e as processam de forma ativa e o Perfil Assimilador, que se caracteriza por adquirir conhecimento por meio da compreensão intelectual e processar a informação de forma reflexiva. Atrelado a esses aspectos, o estudo apontou para a aceitação e avaliação positiva do Ensino Remoto Emergencial por parte dos discentes, destacando aspectos positivos e negativos nessa modalidade de ensino. Quanto ao processo de aprendizagem, os entrevistados disseram não ter impactos sobre o ensino e que as metodologias propostas, as ementas das disciplinas e os métodos e posturas já adotados no ensino presencial permaneceram os mesmos, apesar das adaptações necessárias.The present study aims to investigate the characteristics and learning styles of students of the Academic Master in Accounting Sciences at UFRN, considering the need for social isolation due to the pandemic caused by COVID-19 and the consequent adaptation of face-to-face activities to the Emergency Remote Teaching (ERE). The research is classified as qualitative and used the application of individual interviews, with a semi-structured script, divided into 3 blocks of questions. For coding and data analysis, the ATLAS.ti® software was used. The results of the study pointed to the predominance of two learning styles among the students, the Convergent Profile, characterized as those who absorb information through abstract conceptualization and process it actively, and the Assimilating Profile, which is characterized by acquiring knowledge through intellectual understanding and process information reflectively. Linked to these aspects, the study pointed to the acceptance and positive evaluation of Emergency Remote Teaching by the students, highlighting positive and negative aspects of this type of education. As for the learning process, the interviewees said they had no impact on teaching and that the proposed methodologies, the syllabus of the subjects and the methods and postures already adopted in face-to-face teaching remained the same, despite the necessary adaptations.El presente estudio tiene como objetivo investigar las características y estilos de aprendizaje de los estudiantes de la Maestría Académica en Contabilidad de la UFRN, considerando la necesidad del aislamiento social debido a la pandemia provocada por el COVID-19 y la consecuente adaptación de las actividades presenciales a la Enseñanza a Distancia de Emergencia (ERE). La investigación se clasifica como cualitativa y utilizó la aplicación de entrevistas individuales, con guión semiestructurado, divididas en 3 bloques de preguntas. Para la codificación y el análisis de los datos se utilizó el software ATLAS.ti®. Los resultados del estudio apuntaron al predominio de dos estilos de aprendizaje entre los estudiantes, el Perfil Convergente, que se caracteriza por absorber información a través de la conceptualización abstracta y procesarla activamente, y el Perfil Asimilador, que se caracteriza por adquirir conocimientos a través de la comprensión intelectual y Procesar reflexivamente la información. Vinculado a estos aspectos, el estudio apuntó para la aceptación y evaluación positiva de la Enseñanza a Distancia de Emergencia por parte de los estudiantes, destacando aspectos positivos y negativos en esta modalidad de enseñanza. En cuanto al proceso de aprendizaje, los entrevistados dijeron que no tuvo impacto en la enseñanza y que las metodologías propuestas, los programas de las asignaturas y los métodos y posturas ya adoptadas en la enseñanza presencial se mantuvieron, a pesar de las adaptaciones necesarias.O presente estudo tem como objetivo investigar quais as características e os estilos de aprendizagem dos discentes do Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis da UFRN, considerando a necessidade do isolamento social em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19 e a consequente adaptação das atividades presenciais para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A pesquisa classifica-se como qualitativa e se utilizou da aplicação de entrevistas individuais, com roteiro semiestruturado, dividido em 3 blocos de perguntas. Para codificação e análise dos dados utilizou-se o software ATLAS.ti®. Os resultados do estudo apontaram para a predominância de dois estilos de aprendizagem entres os discentes, o Perfil Convergente, caracterizado como os que absorvem a informação por meio de conceituação abstrata e as processam de forma ativa e o Perfil Assimilador, que se caracteriza por adquirir conhecimento por meio da compreensão intelectual e processar a informação de forma reflexiva. Atrelado a esses aspectos, o estudo apontou para a aceitação e avaliação positiva do Ensino Remoto Emergencial por parte dos discentes, destacando aspectos positivos e negativos nessa modalidade de ensino. Quanto ao processo de aprendizagem, os entrevistados disseram não ter impactos sobre o ensino e que as metodologias propostas, as ementas das disciplinas e os métodos e posturas já adotados no ensino presencial permaneceram os mesmos, apesar das adaptações necessárias.UFRGS2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/129310ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 23 n. 56 (2023): set/dez. 2023; 2-182175-87511676-6016reponame:ConTextoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/129310/90958Copyright (c) 2023 ConTexto - Contabilidade em Textoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira da Silva, Annandy RaquelBarbosa de Sousa, José MatheusSilva de Lima, Diogo Henrique2023-12-30T19:48:33Zoai:seer.ufrgs.br:article/129310Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/indexPUBhttpw://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/oaifernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br2175-87511676-6016opendoar:2023-12-30T19:48:33ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEARNING STYLES IN EMERGENCY REMOTE EDUCATION: A STUDY WITH STUDENTS OF THE ACADEMIC MASTER IN ACCOUNTING AT UFRN ESTILOS DE APRENDIZAJE EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIA DE EMERGENCIA: UN ESTUDIO CON ESTUDIANTES DE LA MAESTRÍA ACADÉMICA EN CONTABILIDAD DE LA UFRN ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM ESTUDO COM OS DISCENTES DO MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRN |
title |
LEARNING STYLES IN EMERGENCY REMOTE EDUCATION: A STUDY WITH STUDENTS OF THE ACADEMIC MASTER IN ACCOUNTING AT UFRN |
spellingShingle |
LEARNING STYLES IN EMERGENCY REMOTE EDUCATION: A STUDY WITH STUDENTS OF THE ACADEMIC MASTER IN ACCOUNTING AT UFRN Pereira da Silva, Annandy Raquel Ensino Remoto Emergencial Perfil de Aprendizagem Kolb |
title_short |
LEARNING STYLES IN EMERGENCY REMOTE EDUCATION: A STUDY WITH STUDENTS OF THE ACADEMIC MASTER IN ACCOUNTING AT UFRN |
title_full |
LEARNING STYLES IN EMERGENCY REMOTE EDUCATION: A STUDY WITH STUDENTS OF THE ACADEMIC MASTER IN ACCOUNTING AT UFRN |
title_fullStr |
LEARNING STYLES IN EMERGENCY REMOTE EDUCATION: A STUDY WITH STUDENTS OF THE ACADEMIC MASTER IN ACCOUNTING AT UFRN |
title_full_unstemmed |
LEARNING STYLES IN EMERGENCY REMOTE EDUCATION: A STUDY WITH STUDENTS OF THE ACADEMIC MASTER IN ACCOUNTING AT UFRN |
title_sort |
LEARNING STYLES IN EMERGENCY REMOTE EDUCATION: A STUDY WITH STUDENTS OF THE ACADEMIC MASTER IN ACCOUNTING AT UFRN |
author |
Pereira da Silva, Annandy Raquel |
author_facet |
Pereira da Silva, Annandy Raquel Barbosa de Sousa, José Matheus Silva de Lima, Diogo Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa de Sousa, José Matheus Silva de Lima, Diogo Henrique |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira da Silva, Annandy Raquel Barbosa de Sousa, José Matheus Silva de Lima, Diogo Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Remoto Emergencial Perfil de Aprendizagem Kolb |
topic |
Ensino Remoto Emergencial Perfil de Aprendizagem Kolb |
description |
O presente estudo tem como objetivo investigar quais as características e os estilos de aprendizagem dos discentes do Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis da UFRN, considerando a necessidade do isolamento social em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19 e a consequente adaptação das atividades presenciais para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A pesquisa classifica-se como qualitativa e se utilizou da aplicação de entrevistas individuais, com roteiro semiestruturado, dividido em 3 blocos de perguntas. Para codificação e análise dos dados utilizou-se o software ATLAS.ti®. Os resultados do estudo apontaram para a predominância de dois estilos de aprendizagem entres os discentes, o Perfil Convergente, caracterizado como os que absorvem a informação por meio de conceituação abstrata e as processam de forma ativa e o Perfil Assimilador, que se caracteriza por adquirir conhecimento por meio da compreensão intelectual e processar a informação de forma reflexiva. Atrelado a esses aspectos, o estudo apontou para a aceitação e avaliação positiva do Ensino Remoto Emergencial por parte dos discentes, destacando aspectos positivos e negativos nessa modalidade de ensino. Quanto ao processo de aprendizagem, os entrevistados disseram não ter impactos sobre o ensino e que as metodologias propostas, as ementas das disciplinas e os métodos e posturas já adotados no ensino presencial permaneceram os mesmos, apesar das adaptações necessárias.The present study aims to investigate the characteristics and learning styles of students of the Academic Master in Accounting Sciences at UFRN, considering the need for social isolation due to the pandemic caused by COVID-19 and the consequent adaptation of face-to-face activities to the Emergency Remote Teaching (ERE). The research is classified as qualitative and used the application of individual interviews, with a semi-structured script, divided into 3 blocks of questions. For coding and data analysis, the ATLAS.ti® software was used. The results of the study pointed to the predominance of two learning styles among the students, the Convergent Profile, characterized as those who absorb information through abstract conceptualization and process it actively, and the Assimilating Profile, which is characterized by acquiring knowledge through intellectual understanding and process information reflectively. Linked to these aspects, the study pointed to the acceptance and positive evaluation of Emergency Remote Teaching by the students, highlighting positive and negative aspects of this type of education. As for the learning process, the interviewees said they had no impact on teaching and that the proposed methodologies, the syllabus of the subjects and the methods and postures already adopted in face-to-face teaching remained the same, despite the necessary adaptations. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/129310 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/129310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/129310/90958 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 ConTexto - Contabilidade em Texto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 ConTexto - Contabilidade em Texto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 23 n. 56 (2023): set/dez. 2023; 2-18 2175-8751 1676-6016 reponame:ConTexto instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
ConTexto |
collection |
ConTexto |
repository.name.fl_str_mv |
ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
fernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br |
_version_ |
1799766350615281664 |